segunda-feira, abril 04, 2011

A 4 de Março de 2006 início deste Blog, Fazemos hoje 5 anos! - Pela Causa e pelo Direito ao autocaravanismo

Foi esta a primeira fotografia publicada há cinco anos atrás!
(Na Quarteira, praia do Forte Novo)

Foi este o primeiro texto publicado! Segue um extracto e o link, para leitura da totalidade:

....Domingo...o cantar de galo, logo, o bom dia do sol. Pelas oito a descida da capucine, o cafézinho, as torradas nos bicos no fogão, e o planeamento da volta de três dias. Para tanto, na mesa sempre posta, o desdobrar do documentos de consulta obrigatórios: Mapa Michelin da Península Ibérica nº 990, e os Guias Verdes Michelin de Portugal, e de Espanha, ou o Guia da Andaluzia.



O plano é simples, primeiro voltar atrás, para ocidente, a Portimão para almoçar com amigos, depois regressar ao oriente, rumo a ilha Antilla para a segunda pernoita, para no dia seguinte ainda descer até Punta Umbria, antes de retomar o Norte, direcção Huelva e Rio Tinto, depois Jerez de los Caballeros, passar ao largo de Almendral e Olivenza, cruzar Badajoz, abastecer de gazóleo no Carrefour (o litro, quase menos 10 centimos que em Portugal) e seguir para Mora ou Montargil, para pernoita no Camping da Orbitur.

Ora bem, com um dia de sol a decisão foi a de baixar o travão, ligar o motor, e devagar guiar até Portimão, pela velha 125, a estrada dorsal do Algarve, hoje transformada quase em rua de bairro. Mas com tempo, e em busca de um supermercado para abastecimentos, interessava entrar em Albufeira, frente ao Makro sem ser pela via, scut, ou auto estrada do Infante.......
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2006/03/autocaravanismo-em-3-dias-de-carnaval.html

Ao longo destes cinco anos muitos foram as mensagens e fotos editadas no Blog, de notícias de viagens, cá dentro e lá fora, de novidades sobre o autocaravanismo, de referências diversas sobre turismo. Porém, a marca caracteristica deste blog foi a sua inovação, não só no estilo, mas principalmente de conteúdos, o que permite caracterizá-lo como um blog de assinatura pela Causa e pelo Direito ao Autocaravanismo.

Na realidade, a Newsletter Autocaravanismo representou um novo estilo, e uma nova oferta e partilha aberta de informação, desde o relato de viagens ao patrocinio de iniciativas nunca até então disponiveis aos nosso leitores autocaravanistas, mais interessados no Movimento do Autocaravanismo, muito em especial no que respeita às questões legais, administrativas e institucionais deste sector.

Abriram-se pois, novos horizontes a quem se interessa pelo tema, construiu-se um paradigma próprio, constituiu-se uma atitude, teorizou uma intervenção própria, e contribuiu-se com valor acrescentado, também com varios posts iniciados depois do arranque do Blog, e colocados no forum do CPA, e do CCP (entre outros) num total de 2005 no seu conjunto. Apoiou-se a criação de novos clubes, e incentivou-se ainda e sempre a divulgação e criação de novos blogues, ou web sites realativos ao Autocaravanismo!

Porém, esta coloboração externa terminou, no forum CPA em 2010, quando passou a ser necessario pagar para escrever, e nos foi revogado, retroactivamente, o direito de escrever nesse blog como convidado. No forum CPP, suspendeu-se recentemente a coloboração, perante a degradação de comentários de ataques pessoais publicados, que violaram os mais elementares princípios de civilidade, e afrontaram os limites da liberdade de imprensa.
ficaram assim publicadas:
  1.106 mensagens no forum CPA
      897 mensagens no forum CCP
      947 mensagens no Blog Newsletter

somam-se: 2.950 mensagens públicas, no total...com mais outras privadas ou públicas, em outros blogues, e no facebook, ultrapassam bem as 3.000 mensagens, em 5 anos, sobre autocaravanismo.

Quanto à audiência, indicador da representividade da aceitação dos leitores, actualmente  por semana, temos registado já cerca de 3.300 visitas, e segundo o ranking internacional da Alexa, dos 30.000 web sites e blogues mais lidos, temos à data de hoje (3 de Abril de 2011):

lugar portal Campingcar Portugal.................................. 1.784.769     (1830 utilizadores)
lugar portal Clube Português de Autocaravanas.......... 3.752.448     (   958 membros)
lugar Blog Newsletter Autocaravanismo........................ 3.918.297   (        ------------------)

Nota: O Blog Newsletter atingiu o seu record em 13 de Setembro de 2010, final de período de férias de verão,  com o ranking cifrado em 2.616.157º lugar mundial

Porém, o Blog ao fim de 947 textos, mantém-se com persistência, pois atingiu uma posição cimeira nos critérios de audição da Alexa, suplantado é certo, pelo web site do forum do camping car (com 17 centenas de colaboradores) e também do CPA, mas aqui, seguido de muito perto pelas estatísticas do Blog Newsletter. Por outro lado, o numero de 84 seguidores do Blog é também honroso, quando comparado com os seus concorrentes, e o número total de visitas ou leituras nos ultimos 5 anos, decerto que ultrapassa o número de 300.000 .... o que é relevante, quer a nivel nacional, quer mesmo a nivel internacional.

Enumeram-se agora para a História destes cinco anos (os futuros estudiosos do Autocaravanismo um dia o dirão) os factos, e iniciativas mais relevantes, de que o Blog foi divulgador ou agente dinamizador, com isso arrostando por vezes, a ira despeitada dos incapazes de fazerem o mesmo, ou melhor. De facto, ser pioneiro e ter razão antes de tempo, é motivo para ser castigado em Portugal! E para quem desconhece os valores e deveres de cidadania activa, de participação, de solidariedade social, de responsabilidade civica, de afirmação de autonomia e identidade individual, assumir a oferta privada e desinteressada de um serviço publico de informaçao, não é intelegível.

Como dizia um filósofo e analista social: 

- Há quem esteja ainda na fase do EU (egoista, ao espelho a olhar o umbigo)
- Há quem atinja a fase do TU (interesse só do casal, ou comum ao vizinho)
- Há quem nunca ascenda à fase do NÓS (intervenção de responsabilidade social)

Ora,  a Newsletter Autocaravanismo e o seu editor, escrevem, intervêm e respondem perante quem esteja no patamar do Nós, e que reconhecem que aqui não há objectivos de carreira, de projecção, ou de protagonismo que não seja o da Causa dos Autocaravanistas e do Desenvolvimento do Autocaravanismo.

 ***

Aqui ficam por ordem cronógica de antiguidade, alguns dos post seleccionados:

16 de Abril de 2006- participação no encontro Franco-Luso-Espanhol com Jean Pierre Rossi

28 de Abril de 2006 -divulgaçao de propostas de socialistas espanhois para desenvolvimento do autocaravanismo

8 de Junho de 2006- divulgação de propostas do Partido Socialista da Galiza em favor do Autocaravanismo.
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2006/06/partido-socialista-da-galiza-defende-o.html

6/7 de Julho de 2006 - Divulgação de informação inédita entre os autocaravanistas, clubes e foruns, de documentação da Assembleia da Republica sobre a entrevista da FCMP e deputados relativamente a autocaravanismo.
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2006/07/subcomissao-parlamentar-de-turismo-e.html
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2006/07/assembleia-da-republica-interessa-se.html
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2008/06/politica-legislativa-de-apoio-ao.html

 
26 de Julho de 2006- Divulgação do estudo do Parlamento Europeu para estender a habilitaçao de cartas de condução para conduzir autocaravanas até 4.250 Kg

18 de Agosto de 2006- Difusão do memorandum espanhol sobre estacionamento de Autocaravanas.

1 de Novembro de 2006- Texto de opinião e intervenção: Carta ao Pai Natal dos Autocaravanistas

5 de Novembro de 2006- Noticia sobre o estudo do Senado Espanhol sobre o Autocaravanismo

28 de Janeiro de 2007- Apoio ao 17º Aniversário do CPA e ao 1º protocolo de criação de uma estação de serviço para autocaravanas, certificada, num parque de campismo privado em Portugal, em Alenquer e com o apoio da respectiva CM.

 7 de Abril de 2007- Início inovador de publicação de entrevistas imaginárias com personagens inventadas sobre temas e problemas do autocaravanismo, no caso com Mr. Bogus.

20 de Abril de 2007- Divulgação do 1º Inquerito da CCRA sobre Autocaravanismo

16 de Junho de 2007- Conselhos aos principiantes de Autocaravanismo

3 de julho de 2007- Noticia sobre o livro barnco do autocaravanismo da Federação Espanhola de Autocaravanismo.

6 de Julho de 2007- Divulgação do projecto Pan Europeu da Federação Espanhola de Autocaravanismo

1 de Agosto de 2007 -Divulgação do Guia Francês pedagógico de boas práticas do autocravanista- Saber Viver

11 de outubro de 2007- texto de opinião e intervenção contra o registo pela FCMP dos logotipos e pictogramas de autocaravanas para sinalização.

6 de Janeiro de 2008- Destaque e saudação para o forum Campingcar Portugal se ter passado a dedicar em exclusivo ao tema autocaravanismo

10 de Janeiro de 2008 - Check list dos cuidados a ter na condução de uma autocaravana.

23 de Janeiro de 2008 - Noticia sobre o 1º inquerito do ACP  aos seus sócios sobre autocaravanismo

22 de Fevereiro de 2008- Divulgação da Directiva espanhola sobre circulação e  estacionamento de autocaravanas.

27 de Fevereiro de 2008- Entrevista com Ruy Figueiredo, reeleito Presidente do CPA

 4 de Março de 2008 -Mensagem de Odete Cabral (Triganinha) de repúdio, revolta e protesto pela anónima difamaçao de autocaravanistas.

21 de Março de 2008 - Inovação com uma I mesa redonda critica sobre a situação do Autocaravanismo com personagens imaginárias de critica social

6 de Abril de 2008- Nota sobre a necessidade do lobbying sério a favor do autocaravanismo

10 de Abril de 2008 - II mesa redonda critica sobre Autocravanismo (estacionamento)
 14 de Abril/23 de Agosto de 2008 -Inovação com a criação e parecer do Gabinete de Estudos do Blog sobre um projecto de portaria sobre paqrues de campismo exclusivos para autocaravanas

18 de Abril de 2008 - Divulgaçao da directiva favoravel do 1º Ministro Villepin aos maires franceses sobre Autocaravanismo

23 de Abril de 2008 - Nota sobre a polémica em França entre o Presidente da Federação de Campismo eo Presidente da Federação de Autocaravanismo

29 de Abril de 2008 - Inovação do lançamento do I concurso de relatos de viagens de autocaravana com prémios a atribuir por um juri independnte do Blog.

1 de Junho de 2008 - Divulgação de um documento espanhol de desenvolvimento estratégico do autocaravanismo

22 de Junho de 2008 - Sugetões de politicas de apoio aos autocaravanistas por parte dos Muncipios

 30 de junho de 2008 -Programa de Actividades da AECAMP 2008-2010
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2008/06/programa-de-actividades-da-aecamp-2008.html

18/21 de Agosto de 2008 -Apoio a dignificaçao do Autocaravanismo e à criação do MIDAP- Movimento Independente para Desenvolvimento do Autocaravanismo em Portugal.
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2008/06/apelo-nossa-comunidade-autocaravanista.html
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2008/08/reuniao-de-constituio-do-midap-agendada.html
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2008/08/fundaao-do-midap-movimento-independente.html

9/24 de Setembro de 2008- Divulgação do relatório da CCRDA sobre Autocaravanismo no Algarve e parecer do gabinete de estudos do Blog.
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2008/09/documento-da-ccr-algarve-sobre.html
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2008/09/simmas-parecer-do-gabeiente-de-estudos.html

22 de Setembro de 2008 -Nota sobre atitudes desaconselháveis aos autocaravanistas conscientes.
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2008/09/observatrio-atitudes-desenconselhaveis.html

1 de Novembro de 2008 -Manual  espanhol de turismo para acolhimento de autocaravanas
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2008/11/espanha-avana-com-manual-de-acolhimento.html

6 de Novembro de 2008 -texto de opinião e intervenção de apoio a regulamentação do estacionamento de autocaravanas
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2008/11/pelo-estacionamento-permitido-e.html

15/24 de Novembro de 2008 -Apoio e dinamização do I Encontro de autocaravanistas bloguistas em Alenquer, que deu origem ao CAB.
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2008/10/i-encontro-de-cyber-autocaravanistas.html
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2008/11/vivam-os-autocaravanistas-de-boa.html

18 de Novembro de 2008 - Opinião sobre a recem publicada portaria 1320/08 sobre parques de campismo especiais e exclusivos para autocaravanas
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2008/11/portaria-do-regualemnto-de-partques-de.html

19 de Novembro de 2008 -Começo de reuniões do MIDAP com varios interlocutores de interesse para o Autocaravanismo,com início no encontro com o ACP,depois com Turismo de Portugal
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2008/11/comunicado-do-midap-sobre-reuniao-de.html
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2008/12/midap-cumpre-programa-e-reune-com.html
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2009/01/movimento-autocaravanista-itinerante.html
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2009/02/midap-prossegue-os-eu-diaologo-com.html

26 de Dezembro de 2008- Estado da Nação do Autocaravanismo no ano de 2008- balanço
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2008/12/o-estado-da-nao-do-autocaravanismo.html


5 de Janeiro de 2009 - Presente de dia de Reis aos autocaravanistas, Direito ao Autocaravanismo em power point do Prof. Doutor Nandin de Carvalho
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2009/01/presente-para-o-dia-de-reis-aos.html

11 de Janeiro de 2009 - Noticia da criação da secção de Autocaravanismo no ACP.
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2009/01/mais-1-importante-interlocutor-para-os.html
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2009/02/revista-do-acp-criacao-da-secccao-de.html

13 de Janeiro de 2009 - iniciativa de almoço de trabalho na AR, com o Deputado Mendes Bota, Presidente da Subcomisão parlamentar de turismo, e com varios membros do Movimento Autocaravanista.
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2009/01/almoo-de-trablaho-na-ar-com-o-deputdao.html

20 de Janeiro de 2009- Movimento dos Autocaravanistas entra na Historia da AR ao ser recebido em audição na Subcomissão Parlamentar de Turismo
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2009/01/audio-na-ar-escreve-se-historia-do.html

8 de Fevereiro de 2009- Partidos politicos da Galiza apoiam o autocaravanismo.
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2009/02/partidos-politicos-espanhois-na-galiza.html

22 de Abril de 2009 - Nota do projecto lei do Partido Comunista Português, com parques de campismo para autocaravanas
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2009/04/projecto-de-lei-do-partido-comunista.html


28 de Abril de 2009 - Pergunta sobre autocaravanismo no Parlamento Europeu
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2009/04/pergunta-e-resposta-parlamentar-no.html


15 de Maio de 2009 - Deputado Mendes Bota apresenta o 1º projecto de Lei sobre Autocaravanismo na AR, na sequencia do almoço de trabalho e audição parlamentar na AR.
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2009/05/deputado-mendes-boat-cumpre-midap.html
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2006/07/projecto-de-diploma-legal-pr.html
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2006/07/subcomissao-parlamentar-de-turismo-e.html
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2006/07/assembleia-da-republica-interessa-se.html

20 de Maio de 2009 - texto de opinião e intervenção: Ousar pensar e ousar desenvolver o autocaravanismo
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2009/05/ousar-pensar-o-autocaravanismo-ousar.html

21 de Maio de 2009 - Defesa da criação do ONGA- Onservatório Não Governamental para o Autocaravanismo
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2009/05/importancia-e-necessidade-de-um.html

22 de Maio de 2009 - Noticia do1º livro português sobre Autocaravanismo. Viagens e Ideias.
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2009/05/vem-ai-o-primeiro-livro-portugues-sobre.html
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2009/06/apresentacao-do-livro-autocaravanismo.html

25/26/27 de Maio de 2009 - I seminário Nacional de Autocaravanismo em Cascais.
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2009/05/relato-do-dia-1-do-i-seminario-nacional.html
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2009/05/relato-do-dia-2-do-i-seminario-nacional.html
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2009/05/relato-do-dia-3-do-i-seminario-nacional.html

4 de Junho de 2009 - Divulgação do Codigo da Estrada aplicavel a circulação e estacionamento de autocaravanas
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2009/06/estacionamento-paragem-parqueamento-de.html

5 de Junho de 2009 - Acta da Subcomissão parlamentar de Turismo sobre o projecto de lei de Autocaravanismo para ser agendado no plenario da AR, e da Comissão de Economia.
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2009/06/acta-da-subcimissao-paralamentar-de.html
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2009/06/apresentacao-do-livro-autocaravanismo.html

25 de Junho de 2009 -Analise da votação da AR que rejeitou na generalidade o projecto de lei para o autocaravanismo em vésperas de fim de mandato e novas eleições.
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2009/06/resulatdos-da-deliberacao-da-assembleia.html
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2009/06/para-historia-do-autocaravanismo.html
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2009/06/intervencao-do-deputado-nuno-camara.html
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2009/07/declaracao-de-voto-do-deputado-mendes.html
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2009/07/declaracao-do-deputado-abel-baptista.html
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2009/07/o-autocaravanismo-nas-actas-da.html

 24 de julho de 2009 -Posição da FCMP sobre a iniciativa legislativa do projecto de lei para o autocaravanismo.
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2009/07/federacao-de-campism0o-paoia-o-projecto.html

18/19 de Maio de 2009 - parecer adoptado pelo Gabinete de Estudos do Blog sobre a inconstitucionalidade das discriminação anti-autocaravanas dos POOC e queixa ao Provedor
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2009/05/proibicoes-inconstitucionais-dos-pooc.html
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2009/05/proibicoes-inconstitucionais-dos-pooc.html

31 de outubro de 2009 - Duas posições sobre a organizaçao do autocaravanismo
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2009/10/duas-opinioes-sobre-questao.html

25 de Dezembro de 2009 - Prémios e taças do ano de 2009 dadas pelo Blog ao Autocaravanismo
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2009/12/tacas-e-premios-best-of-2009-para-o.html

17 de Fevereiro de 2010- Respostas do autor do Blog a entrevista da TVI preparatória de programa de televisão.
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2010/02/respostas-dadas-ao-inqueritoentrevista.html

17 de Março de 2010 - Noticia da condenação por tribunais administrativos franceses de Munícipios que discriminam autocaravanistas
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2010/03/tribunais-administrativos-franceses.html

4 de Abril de 2010 - Reflexões sobre posts e textos de opinião publicados no exterior, nos foruns do CPA e do CCP
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2010/04/reflexoes-e-textos-sobre-politica-de.html

10 de Abril de 2010 - Noticia da accção do Provedor de Justiça face à queixa sobre omissão de legislação de sinalização para autocaravanas.
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2010/04/provedor-de-justica-analisa-sugestao-de.html

6 de Maio de 2010 - Nota da 1ª reunião trimestral do ONGA- Observatorio Não Governamental para o aAutocaravanismo realizada no ACP, a que seguiram outras.
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2010/05/parabens-acp1-reuniao-do-onga-107-anos.html
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2010/07/importante-viragem-positiva-para-o.html
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2010/10/resultados-da-reuniao-do-onga.html
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2011/02/onga-observatorio-nao-governamental.html

12 de Maio de 2010 - Divulgação do nº 2, da única publicaçao portuguesa do genero, VIAJAR de AUTOCARAVANA que o BLog tem apoiado.
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2010/05/finalmente-n-2-da-revista-portuguesa.html

9 de Junho de 2010 - Adesão do Blog e divulgação da Declaraçao de Fiolosofia, Doutrina e Ética do Autocaravanismo, assumida por varias entidades do sector, e que no essencial corresponde ás regras de ouro, cartilha do autocaravanista, declaraçao de Respeito do CAB e da teoria do Direito ao Autocaravanismo ja assumida pelo Blog.
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2010/06/nos-aderimos-e-divulgamos-declaracao-de.html

 24 de Junho de 2010 -Apoio ao Presidente da CM de Portimão para supender, rever e reflectir sobre o regulamento de estacionamento muncipal, de modo a  não discriminar negativamente as autocaravanas
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2010/06/apoio-e-incentivo-ao-presidente-da-cm.html

 5 de outubro de 2010 - Apoio a Divulgação dos resulatados da I Mesa Redonda Franco Iberica do Autocravanismo com Jean Pierre Rossi
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2010/10/resultados-muito-positivos-da-i-mesa.html


18 de Outubro de 2010- Comunicado conjunto MIDAP e CAB sobre Autocaravanismo.
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2010/10/relevante-comunicado-conjunto-do-cab-e.html

13 de Novembro de 2010 - Presença do tema Autocaravanismo na 1ª rede virtual social portuguesa de turismo, lazer e cultura MYGUIDE
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2010/11/o-autocaravanismo-esta-presente-no.html

24 de Dezembro de 2010 - Votos de boas festas do Blog com esperança num futuro favoravel ao Autocaravanismo
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2010/12/que-estrela-que-vem-iluminando-o.html

18 de Janeiro de 2011 - Inciativa inovadora e inédita do BLOG no apoio à criação ao grupo autocaravanista do facebook, 1 café e 1 Autocaravana, com reuniões também presenciais.
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2011/01/incio-de-actividades-da-tertulia-um.html
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2011/01/bem-sucedida-i-reuniao-da-tertulia-1.html
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2011/03/como-decorreu-ii-tertulia-1-cafe-e-1.html
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2011/03/conclusoes-da-iii-tertulia-1-cafe-e-1.html

5 de Fevereiro de 2011 - Nota sobre o colóquio do Dia do Autocaravanista na Nauticampo
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2011/01/bem-sucedida-i-reuniao-da-tertulia-1.html

10 de Fevereiro de 2011 - Noticia sobre as soluções normativas consagradas no POOC do Sudoeste Alentejano em consonancia com as teses defendidas no Blog
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2011/02/grande-vitoria-do-movimento.html

30 de Março de 2011 - Texto de opinião e intervenção crítica sobre os desmandos de alguns (poucos)autocaravanistas praticados em contravenção com as regras de civilidade em autocampismo,ou em intervenções em foruns  que atentam contra a boa imagem do sector.
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2011/03/o-que-tem-ver-o-comportamento-dos.html

Terminamos com a saudação semovente com que normalmente assinámos as publicações nos foruns: Boas voltas e reviravoltas, principalmente de neurónios!
Decarvalho, simplesmente.

1 comentário:

Abelha Rainha disse...

Muitos Parabéns!
Que Autocaravanismo Newsletter se mantenha por muitos anos em prol do Autocaravanismo!