sexta-feira, outubro 29, 2010

Resultados positivos da Reunião do ONGA- Observatório Não Governamental para o Autocaravanismo, IV trimestre de 2010

A Reunião do ONGA relativa ao IV e ultimo trimestre de 2010, teve lugar na Sala de Biblioteca do ACP- Automovel Clube de Portugal, decorada com a fotografia do Principe Afonso, conhecido popularmente pelo "Arreda".no dia 27 de Outubro de 2010, pelas 15h as 18h tendo estado presentes:  O Director Geral do ACP, que presidiu em nome do Dr. Carlos Barbosa, Presidente do Observatório, o Presidente da FCMP, a respectiva Secretária da FCMP, o Presidente da AECAMP, o Secretário-geral do MIDAP, o secretário- geral do CAB, o Secretário- geral do Observatório, e ainda a Secretaria da secção de autocaravanismo do ACP. O Sr. Eng Trigoso representante da PRP justificou a impossibilidade da sua presença.


(Dr. Manuel Dias da AECAMP e João Firminino do CAB)


(Eng. Filipe Seco Santos do MIDAP, Dr. Luis Figueiredo DG do ACP,
e Rosa Fernandes secretária da Seccção de Autocaravanismo)

O Dr. Luis Figueiredo abriu os trabalhos em representação do Sr. Presidente do Automóvel Clube de Portugal, para saudar os presentes e introduzir os principais temas objecto de analise e reflexão do ONGA, como segue, como adopção por consenso unânime das seguintes deliberações:

1) O ONGA congratula-se pela presença e a efectiva participação activa nos seus trabalhos do Dr. Manuel Dias em Representação da AECAMP- Associação Portuguesa dos Empresarios de Camping e Hotelaria de Ar Livre.

2) Ao avaliar a evolução do sector do autocaravanismo em Portugal o ONGA reconheceu e anotou o esforço positivo desenvolvido por varias entidades, particularmente Municípios, que têm vindo a tomar medidas concretas para o aumento de áreas de acolhimento para Autocaravanas, incluindo de estacionamento e pernoita, e também a criação de estações de serviços. O Observatório registou com agrado a disponibilidade crescente de alguns parques de campismo em praticarem preços especiais mais reduzidos, atendendo à especificidade dos autocaravanistas itinerantes, contribuindo assim para a rede nacional de infra-estruturas de acolhimento destes turistas rodoviários .

3) O ONGA Tomou conhecimento dos recentes desenvolvimentos e tomadas de posição pública por parte do Movimento dos Autocaravanistas, em especial o Manifesto aprovado pela I Mesa Redonda Franco-Ibérica em 2 de Outubro em Alenquer, o Comunicado final do I Seminário MIDAP e CAB realizado no Alambre a 16 de Outubro, e ainda o I Passeio de Autocaravanistas promovido pelo ACP de 8/10 de Outubro, iniciativas que decorreram da melhor maneira e que nos dois últimos eventos permitiram a também a inauguração de novas áreas para Autocaravanas respectivamente, na Serra da Arrábida e nas Minas do Lousal


(Dr. Cipriano presidente da FPCM e respectiva secretária Alexandra, e
Dr. Luis Nandin de Carvalho secretário geral do ONGA)

4) Foi também distribuída uma comunicação do Provedor de Justiça relativa a falta de sinalização do RST relativamente às autocaravanas registado o agrado por este tema que está em estudo na ANSR -Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, com vários contributos dados pelos autocaravanistas e já encaminhados também pelo Sr. Provedor de Justiça.

5) Trocaram-se extensas opiniões com a participação activa de todos os presentes, sobre a necessidade do lançamento de campanhas pedagógicas entre os autocaravanistas, para divulgação e adopção de comportamentos correspondentes às regras de ética e autodisciplina, bem como as relativas à Economia deste sector da actividade turística, e foi deliberado prosseguir o seu estudo na próxima reunião.

6) O ONGA tomou conhecimento de estar agendado para o dia 5 de Fevereiro de 2011 o DIA do AUTOCARAVANISTA, por ocasião da NAUTICAMPO, na FIL, e em preparação o respectivo programa de actividades, tendo o ONGA deliberado associar-se a estas iniciativas.

7) Ficou agendado para dia 16 de Fevereiro de 2011 a I reunião trimestral deste ano, onde serão abordados desde já os seguintes temas:

- Adopção de um logótipo do ONGA
- Apreciação dos desenvolvimentos da sinalização relativa a autocaravanas
- Análise de medidas de divulgação pedagógica do Autocaravanismo responsável


Sem comentários: