(Eng. Filipe Seco Santos do MIDAP, Dr. Luis Figueiredo DG do ACP,
e Rosa Fernandes secretária da Seccção de Autocaravanismo)
O Dr. Luis Figueiredo abriu os trabalhos em representação do Sr. Presidente do Automóvel Clube de Portugal, para saudar os presentes e introduzir os principais temas objecto de analise e reflexão do ONGA, como segue, como adopção por consenso unânime das seguintes deliberações:
1) O ONGA congratula-se pela presença e a efectiva participação activa nos seus trabalhos do Dr. Manuel Dias em Representação da AECAMP- Associação Portuguesa dos Empresarios de Camping e Hotelaria de Ar Livre.
2) Ao avaliar a evolução do sector do autocaravanismo em Portugal o ONGA reconheceu e anotou o esforço positivo desenvolvido por varias entidades, particularmente Municípios, que têm vindo a tomar medidas concretas para o aumento de áreas de acolhimento para Autocaravanas, incluindo de estacionamento e pernoita, e também a criação de estações de serviços. O Observatório registou com agrado a disponibilidade crescente de alguns parques de campismo em praticarem preços especiais mais reduzidos, atendendo à especificidade dos autocaravanistas itinerantes, contribuindo assim para a rede nacional de infra-estruturas de acolhimento destes turistas rodoviários .
3) O ONGA Tomou conhecimento dos recentes desenvolvimentos e tomadas de posição pública por parte do Movimento dos Autocaravanistas, em especial o Manifesto aprovado pela I Mesa Redonda Franco-Ibérica em 2 de Outubro em Alenquer, o Comunicado final do I Seminário MIDAP e CAB realizado no Alambre a 16 de Outubro, e ainda o I Passeio de Autocaravanistas promovido pelo ACP de 8/10 de Outubro, iniciativas que decorreram da melhor maneira e que nos dois últimos eventos permitiram a também a inauguração de novas áreas para Autocaravanas respectivamente, na Serra da Arrábida e nas Minas do Lousal
(Dr. Cipriano presidente da FPCM e respectiva secretária Alexandra, e
Dr. Luis Nandin de Carvalho secretário geral do ONGA)
4) Foi também distribuída uma comunicação do Provedor de Justiça relativa a falta de sinalização do RST relativamente às autocaravanas registado o agrado por este tema que está em estudo na ANSR -Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, com vários contributos dados pelos autocaravanistas e já encaminhados também pelo Sr. Provedor de Justiça.
5) Trocaram-se extensas opiniões com a participação activa de todos os presentes, sobre a necessidade do lançamento de campanhas pedagógicas entre os autocaravanistas, para divulgação e adopção de comportamentos correspondentes às regras de ética e autodisciplina, bem como as relativas à Economia deste sector da actividade turística, e foi deliberado prosseguir o seu estudo na próxima reunião.
6) O ONGA tomou conhecimento de estar agendado para o dia 5 de Fevereiro de 2011 o DIA do AUTOCARAVANISTA, por ocasião da NAUTICAMPO, na FIL, e em preparação o respectivo programa de actividades, tendo o ONGA deliberado associar-se a estas iniciativas.
7) Ficou agendado para dia 16 de Fevereiro de 2011 a I reunião trimestral deste ano, onde serão abordados desde já os seguintes temas:
- Adopção de um logótipo do ONGA
- Apreciação dos desenvolvimentos da sinalização relativa a autocaravanas
- Análise de medidas de divulgação pedagógica do Autocaravanismo responsável
Sem comentários:
Enviar um comentário