quarta-feira, fevereiro 27, 2008

ENTREVISTA A RUY FIGUEIREDO; PRESIDENTE DO CPA



Nota: No âmbito das comemorações do II aniversário deste Blog, em que se insere o I concurso de textos e relatos sobre viagens em autocaravana, publica-se hoje a primeira entrevista com o Presidente do CPA.


10 perguntas da Newsletter,

a Ruy de Figueiredo

Presidente do CPA
recém eleito para o mandato 2008/09
da Direcção do
Clube Português de Autocaravanas

Ruy Figueiredo está nos seus sessenta anos, casado tem 5 filhos e 3 netos. Começou a fazer campismo na Costa da Caparica no Inatel com uma caravana há uns trinta anos. Depois comproui uma Trafic que transformou com mais dois amigos, pois cada um tinha uma. Foi quando se fez sócio do C.P.A. em 1991 com o Nº 203. Foi Presidente do Conselho Fiscal durante dois ou três mandatos, e depois foi proposto para Presidente em 2004, é reeleito para novos mandatos sucessivos. Actualmente tem uma autocaravana Renault Master desenhada por si, e com os outros amigos mais uma vez no Norte do País. Foi funcionário da Renault durante 20 anos, estando actualmente retirado.


P: Quando começou pelo autocaravanismo? e porquê? e quais foram os seus antecedentes?
R:Comecei no autocaravanismo em 1994 com uma Renault Trafic transformada por mim, depois em 1998 adquiri a que tenho hoje, uma Renault Master transformada em Avintes, o porquê foi o gosto pela liberdade. Os antecedentes foram uma caravana no parque do Inatel na Costa da Caparica.

P: Que balanço faz? o que teria feito que não fez, e o que voltava a fazer outravez? eo que nunca repeitiria?
R: O balanço tem sido extremamente positivo, o que teria feito que não fiz é o que vou fazendo agora, não é fácil voltar a fazer outra vez mas quando se pode repetir normalmente sai melhor. O que eu nunca repetiria foram as coisas que fiz mal feitas.

P: Convenceu algum amigo seu ou outrem, a vir para o autocaravanismo? o que diria a quem se interessa por esta forma de turismo?
De todos os amigos que convenci ainda nenhum se arrependeu, e sempre que falo em autocaravanismo o que acontece várias vezes ao dia, aos mais cépticos eu digo: experimentem.

P: Qual o seu melhor momento ou recordação...e qual a pior?
R: Os melhores momentos são todos aqueles que me junto com outros autcaravanistas em franca camaradagem, a pior é sempre que fico atascado com a autocaravana.

P: Que regras mais importantes acha que os autocaravanistas devem cumprir na estrada, ou quando estacionados, ou ainda em pernoita?
R: Considero que os autocaravanistas não se portam mal nas estradas, e dum modo geral são cuidadosos a conduzir; já estacionados nem sempre cumprem com as normas, fazem um churrasco no passeio, abrem o degrau, põem mesas e cadeiras na via publica e mais. Há que evitar estas situações para não só zelar pelo nosso bom nome nem sermos corridos pela policia. Normalmente a noite é mais calma.

P: Quais as vantagens da utilizaçao de parques de campismo? e das áreas de serviço? e dos parques de estacionamento públicos?
R: A vantagem dos parques de campismo é boa para quem viaja só, ou tem que carregar baterias, ou com outras finalidades; as áreas de serviço e parques de estacionamento públicos são para quando for possível e seguro utilizar.

P: Que acha que as autoridades deviam fazer para apoio ao autocaravanismo? e porquê?
R: É necessário que as autoridades em vez de escorraçar, apoiem os autocaravanistas. Não quero com isto dizer que deixem estacionar em todo o lado, mas devem indicar os locais onde é possível faze-lo. Assim melhorava-se o relacionamento.

P: O CPA quantos autocaravanistas representa? e quais saõ os projectos mais importantes para a direcção eleita?
R: O C.P.A. representa 1.500 autocaravanistas, e a nova direcção vai continuar a trabalhar no sentido de criar as melhores condições possíveis para os seus associados, e proporcionar-lhes o que de facto esperam de nós.

P: Como encara a ideia de uma Federação do sector, ou pelo menos um Observatorio Privado (nao governamental) onde tivessem assento todos os interlocutores privados e até alguns públicos, CCP, ACP, PSP, GNR, clubes de campsimo com secção de autocaravanismo, a Fderação, etc, a convite do CPA?
R: Não posso deixar passar esta oportunidade de tecer um comentário sobre a criação de uma Federação para o autocaravanismo. Como se

costuma dizer, quem não quer? só que as pessoas quanto a mim não estão a pensar no que estão a dizer pois se nem para a direcção se arranja lista, duvido muito que houvessem pessoas para a tal Federação. Respondendo agora à pergunta: sou mais por um Observatório Privado e estou de acordo com os convidados sugeridos, incluindo a Federação (FCMP).


P: Que regras de etiqueta tem o forum do CPA? e quem é o actual moderador?
R: As regras de etiqueta do forum com a entrada do novo moderador devem ser alteradas depois de aprovadas pela direcção. No entanto o que nós queremos, é que o forum seja um sítio onde as pessoas se sintam bem, e se inter ajudem, promovam passeios, convivios, encontros e que para quem de fora veja e não conheça o que é o autocaravanismo, não fique com uma ideia errada. A opinião, as conversas e as criticas, são livres, e serão sempre bem vindas, desde que os intervenientes se respeitem mutuamente. Caso isso não aconteça, serão avisados, e se houver necessidade de outro aviso, corre-se o risco de ser banido do forum. O novo moderador é o companheiro José Ramos membro da direcção.

Sem comentários: