domingo, abril 17, 2011

Boa sessão de trabalho para os autocaravanistas na IV edição da Tertúlia 1 Café & 1 Autocaravana

( chegada pelas 16.30h de 2 AC ao Alenquer Camping)

Decorreu como previsto a IV edição da Terúlia 1 Cafe e 1 AC, a do mês de Abril.
Convidado especial JJ, ou ZecaSantos, ou Carvalho dos Santos, amigo e experiente companheiro autocaravanistas de muitos outros seus pares. Tema abordado dicas e avarias em autocaravanas!

A tertúlia iniciou-se pelas 17h, tal como as anteriores, tal como previsto, na sala de convívio do Alenquer Camping que para apoio do Movimento do Autocaravanistas, para alem de patrocinador desde a primeira hora deste Blog, mais uma vez abriu portas  a esta iniciativa com epicentero no Grupo do FB (facebook) 1 Café e 1 Autocaravana) que começou em Janeiro de 2011, e de que a Newsletter tem desde essa data acompanhado e divulgado. Passava das 20h quando ao fimd e 3horas de inetensa paraticipação os presentes, em maioria forma jantar no sistema cada um leva do seu e come do de todos, em regime de franca amizade e descontração típica entre pessoas bem formadas, que se estimam e partilham de gostos comuns. Organizado pela Presidente do TCA e com o apoio das co-pilotos, esta refeição prosseguiu com uma continuada troca de impressões no Bar do Além do Alenquer Camping, até que cada um foia penates, ou ali mesmo, nas suas AC para os que pernoitaram no Camping.

Alem de JJ ja identificado e sua co-piloto, participaram também nesta Tertúlia presencial, os seus membros  autocaravanistas e mais as co-pilotos, Daniel Beja, Filipe Seco (MIDAP), Joao Firmino (CAB), Diogo Ferreira (Ex-Vice-Presidente do CPA) , Pedro Ventura, João Farrim, Mario Cruz, Carlos Araújo e  Luis Decarvalho.

Muitas foram as situações escalpelizadas e objecto de aprofundamento, com uma disponibilidade de todos os presentes que veio enriquecer sobremaneira esta Tertúlia. Apenas se listam algumas das situações que bem poderiam, se houvesse uma instituição com meios para o efeito, virem a  ser editadas em fichas ou outra publicação para esclarecimento dos autocaravanisats em geral. Mas cada um faz na Tertúlia o que pode, e dentro das suas possibilidades...que quem tem a pretenção de mais, que tome a iniciativa, que seja capaz da inovação e o cumpra!

Assim a titulo de exemplo:

Câmaras de recuo: foi sugerido que para aumentar o seu interesse, estas fossem instaladas aos pares e simultaneamente, uam orientada para o solo proximo, e outra para a estrada, para prevenir a leitura de obstaculos em altura (ramos de arvores, placas de sinalização) e até mesmo em tentativas de assalto pela sua função de espelho retrovisor. A isntalçãod e duas câmaras simples permite um preço de investimento bem mais acessivel do que uma só camera, mas com duas opticas orientaveis)

Utilização de gás: Foi longamente debatida a utilização preferencial de propano sobre o butano,e comparativamente do maior interesse ainda do GPL, com o preço de instalação estimado em 600 euros para uma botija fixa de capacidade equivalente a 2 botijas e meia convencionais, o que aumenta a autonomia e a independencia total na utilizaçao em longos percursos. Quanto a viajar com o gas aberto, dividiram-se as opiniões sendo porèm unânime o reconhecimento de que o sistema secu-motion (corte automatico em caso de avaria) é seguro. Para detectar eventuais fugas de gás deve-se utilizar exclusivamente detergente liiquido., e manter vigilância sobre as datas de validade das liras e tubagens.
 Quanto aos detectores de gas, foi sugerido que estivessem ligados de forma a accionar automaticamente um exaustor de fumos.

controlo de peso:  A generalidade dos autocaravanistas mostrou-se relativamente interessada pela inovação da UE (que ainda não chegou a Portugal) de com a carta de condução de ligeiros e puderem utilizar AC com peso até 4.250Kg, o que todavia criará outros problemas de circulaçao em pontes, e centros urbanos proibidos a viaturas com mais de 3,5t on (não por serem veiculos pesados, mas sim pelas condições físicas do esforço provocado nos paviemntos por um peso seuperior a 3,5t). Quanto ao controle nas isnpeçções foi desaconselhado que estas se processassem na rede Controlauto, ou em quaisquer outras instalações em que o peso da viatura é calculado em termos dinamicos (rolos) e não estáticos. Estas medições dinâmicas aumentam a leitura do peso em cerca de 300kg.

Pneus, duração: Sem envolver marcas comercias. considerou-se sempre desejavel a aquisição de pneus próprios para campismo e não apenas para viaturas comercias, por causa do esforço de pressão estática np estacionamento prolongado, (sem utilização) o que afecta e provoca o efeito de ovalização dos pneus com menor numero de telas laterais. Estima-se que em regra e com condução defensiva e cuidadosa um jogo de pneus adequados, possa percorrer 85.000 KM. Foi também sublinhada a importãncia das válvulas de metal para substituição das de borracha, menso seguras.

Limpeza de silicone: Neste ponto, quer nas situações em especial de verão em que por causa da expansão/dilatação motivada pelo calor o silicone "baba", quer relativamente a formação de fungos durante o inevrno, considerou-se que existem vantagens em tais limpezas se fazerem na primavera, usando pordutso comeracais (Wurth) ou uma solução aquosa com lixivia diluida.

Frigorificos: Foi muito extensa a multiplicidade de questões colocadas, foi reconhecido que o uso de proprano favorece a limpeza da chaminé do frigorifico, enquanto o butano a  suja com mais frequência e afecta o bom funcionamento negativamente. O uso de electricidade a 12volts foi recomendado exclusivamente para frio de conservação, e que a preparaçao da autocaravana para viagem justifica ligar o frigorifico de vespera e colocar os aliementos ja frios neste equipamento. Quanto ao uso de janelas da AC, convem não as manter abertas por cima das grelhas do frigorifico para evitar entrada de fumos nocivos no habitaculo. Sugeriou-se tambem o uso de um termómetro no interior do frigo para controlo da sua eficiência.

Conservação de limpa-parabrisas: Para aumentar a sua longevidade e eficácia, visto que secam pela exposição prolongada ao sol uscitarm-se varias dicas, desde o uso de rolhas para evitar o contacto directo com o vidro das lâminas de borracha, ate ao uso demolas de roupa para o mesmo efeito. Poréma solução porventura amsi eficaz e iemaginativa foid e Pedro Ventura e consiste em envolver os limpa parabrisas num manga de borracha usada para proteger canalizações. Esta cortada com x acto, permite envolver completamente os parabrisas quando não em uso.


Muitos foram os outros temas abordados,por exemplo, e já depois de jantar a questão dos extintores de incêndio e seu uso e funções. Porém tal sera depois das férias, motivo de uma nova tertúlia no Alenquer Camping, em que se prevêm exercicios práticos para formação dos autocaravanistas interessados.

A proxima Tertúlia, a V edição, mantem-se ageanbdada para dia 21 de Maio,as 17h, no local e com a metodologia ja habitual, sobre o tema GPS e co-pilotos, pelo Companheiro Duarte, o Guru do GPS, que hoje mesmo reconfirmou a sua disponibilidade, vindo expressamente de autocaravana do Algarve para esse feito!!

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