segunda-feira, maio 25, 2009

Relato do dia 1 do I Seminário Nacional de Autocaravanismo, promovido pelo MIDAP em Cascais, 22 de Maio 09

Brazão inspirador da sala da Cisterna da Fortaleza de Cascais
Nunca a pena embotou a espada !

Dia 1 do I Seminário Nacional do Autocaravanismo
Promovido pelo MIDAP em Cascais de 22 a 24 de Maio de 2009.
Devidamente divulgado, e aberto a todos os participantes interessados realmente sobre os aspectos da estruturação e da institucionalização do Autocaravanismo em Portugal, realizou-se de 22 a 24 de Maio de 2009 o seminário em referência.

Referimo-nos hoje brevemente ao dia 1 do Seminário, 6F, 22 de Maio de 2009.

Na sexta-feira chegaram quase todos os participantes que se deslocaram de autocaravana. Pelas 16h os mais ligados ao secretariado, e depois, a partir das 18h os vários inscritos que foram estacionando as suas autocaravanas no local pré destinado: a parte alcatroada do recinto do Antigo Pavilhão do Dramático de Cascais.

As tarefas principais consistiram então, na sistematização das aa pastas a entregar aos participantes e provenientes de vários patrocinadores, entre eles o ACP, a Mercedes, o Estoril Meetings, a Fiat-Italian Motor Village, a Marcampo, a Tedecar, a J-Mesquita e principalmente o estacionamento em exposição de:









- um chassis nu da Fiat do ultimo modelo para Autocaravanas
- uma autocaravana integral da Hymer
- uma autocaravana capucine da Tedecar
- uma autocaravana perfilada Knaus da Marcamapo
- uma auto vivenda da Mercedes Marco Polo

Não menos importante foi o arranjo final da sala dedicada à reunião, a belíssima sala da Cisterna por debaixo do pátio da parada da Fortaleza da Cidadela de Cascais, com os seus brasões e escudos militares, incluindo a colocação de cadeiras, a instalação do sistema de som, e de projecção, e o arranjo da mesa dos oradores com a bandeira do MIDAP.

À hora do jantar cada um desenvencilhou-se da melhor maneira desde os que ficaram pelas autocaravanas até aos que foram ate ao centro da hoje cidade de Cascais, ou preferiram passear pela Marina. Já estavam alguns a dormir, depois de cavaqueira junto as semoventes quando a polícia municipal instalou o sistema de segurança e protecção aos autocaravanistas.

Esperemos que ninguém venha mais tarde disparatar com insinuações de que as autocaravanas estavam acantonadas, os autocaravanistas sitiados, senão mesmo sequestrados pelo terrível lobby dos proprietários de campings e de parques para autocaravanas… pagos a preços de ouro!

Esclareça-se que o local, como já antecipadamente tínhamos divulgado na Newsletter, é dos novos locais (cerca de 23…Lêem bem vinte-e-três) onde é expressamente permitido o estacionamento e pernoita de autocaravanas em Cascais, gratuitamente, com direito a electricidade e água gratuitas, (sim não é lapso, gratuitas). Não há porém escoamento de águas saponificadas ou negras.

Note-se também que a regra a adoptar pela CMC, será ainda reservar exclusivamente a autocaravanas alguns lugares, em numero a definir, o que significa que outros veículos não autocaravanas não os poderão usurpar, e ainda que estes locais terão uma utilização temporal (72H?) limitada às autocaravanas, precisamente para se favorecer a sua rotatividade.

Esta situação não impede pois que no restante do espaço de estacionamento permitido a viaturas não estejam também estacionadas autocaravanas enquanto tal for possível pela respectiva lotação.


Acordai pois ó povo oprimido dos autocaravanistas! Abri os olhos! Afinem as orelhas, porque os falsos profetas da desgraça, os pseudos salvadores do autocaravanismo, os ex-grandes dirigentes associativos, mais uma vez gritam em vão, só assustados de se verem ao espelho!
Nota:
crónica do 2º dia em
crónica do 3º dia em:

Sem comentários: