terça-feira, maio 26, 2009

Relato do dia 2 do I Seminario Nacional de Autocaravanismo, Cascais dia 23 de Maio de 2009

Na mesa: deputado Nuno Câmara Pereira, Presidente Midap Seco Santos,
e Vereador CMC Artur Ferreira

Dia 23, de Maio,quando os autocaravanista vindos de autocaravanas acordaram no Parque do Antigo Dramático, em Cascais estavam supreendidos!

Afinal não estavam acorrentados!
Não estavam acantonados!
Não estavam a ser esminfrados por taxas milionárias de estacionamento!

O Seminário arrancou como previsto e de acordo com o Programa. A jovem equipa de recepcionistas a da Ana Pressler fez um trabalho de cinco estrelas...a equipa de limpeza deixara a sala num brinco, as pastas estavam alinhadas, os brindes da Hymer empilhados, os brindes da Italian Motor Village e da Mercedes também, os cordões com as etiquetas de identificaçao do ACP perfeitos, as cadeiras alinhadas, em bom angulo de visão por entre as colunas da cisterna, a mesa florida, o som testado, a bandeira do MIDAP na mesa...tudo a postos!




Chegaram os convidados:
- O poder político central Legislativo, com o Deputado Nuno Câmara Pereira em representação do Presidente da Subcomissão Parlamentar de Turismo da Assembleia da República;

- O poder político central e executivo, com o Eng José Parreira em reepresentação do Presidente do Turismo de Portugal da Secretaria de Estado do Turismo do Governo.
- O poder político local, pelo Vereador Artur Ferreira, em representação do Presidente da Câmara Municipal de Cascais.

- a Sociedade civil representada pela Associações, entre elas o ACP, pelo seu Presidente Carlos Barbosa, o CPA pelo Eng Mario Caxias, a ACAP pela Sra Dª Isabel Mesquita, o CAS pelo seu Presidente Fernando Dematos, o CAB pelo seu coordenador Diogo Ferreira, o Clube de Campismo de Lisboa por JJ. Carvalho dos Santos, etc. etc.

A recebê-los, bem como aos demais oradores O eng Filipe Seco dos Santos Presidente do MIDAP, e os vogais da Direcção, como as fotos documentam. Depois sucederam-se as intervenções do maior nível e profundidade, ficando o intervalo encurtado mas que permitiu que a generalidade dos oradores e dos participantes, tivessem aproveitado para visitar com apreço e curiosidade os interiores das novas autocaravanas em exposição, e para mutuamente se esclarecerem informalmente sobre questões técnicas do autocaravanismo




Três conclusões principais foram registadas pela Newsletter, antes de almoço, just in time ao bater das 13h.
1) O grande interesse positivo das autoridades públicas presentes, em especial da atitude da CMC de compatibilizar Ambiente e Turismo, e em particular em enquadrar o Turismo de autocaravana entre os varios segmentos de turismo de interesse para o Município, e que se enquadram o no PENT ( Programa Estratégico Nacional para o Turismo) a nível nacional, e de apoio ao touring.
2) A indispensabilidade do prosseguimento da actividade do MIDAP e a criação do ONGA- Observatório Nacional Não Governamental do Autocaravanismo, em proposta assumida pelo ACP Automóvel Clube de Portugal, que aceitou sedear o ONGA nas suas instalações, e proporcionar os meios tecnico administrativos para o seu arranque.
3) A oportunidade de o ONGA iniciar a sua actividade proximamente e incluir também na sua agenda a análise do projecto de lei dos deputados Mendes Bota e Câmara Pereira sobre Autocaravanismo itinerante, com abertura a todos aqueles que queiram contribuir com as suas dúvidas e sugestões.

Assim já existe e-mail de contacto:
ja existe web site provisório:

Decorreu portanto como previsto, e com evidente elevação e satisfação para todos os participantes e oradores, o I Seminario Nacional de Autocaravanismo, promovido pelo MIDAP, em Cascais com o patrocinio da CM de Cascais do ACP, e do Turismo de Portugal, entre outras entidades.

O almoço não foi uma almoçarada! Foi sim uma excelente refeição de continuação do trabalho do Seminario, com extensas trocas de impressões sobre tudo o que se ouviu, da importãncia do diálogo encetado em boa hora pelo MIDAP com as várias autoridades públicas seja a nivel local, como a nivel central, seja a nivel da administração directa, como da indirecta do Estado,
Assim divulgou-se que na semana seguinte à do Seminário, quer em Lisboa com a EMEL quer em Oeiras com a Parques Tejo se fariam ensaios no terreno, com autocaravanas para testar a acessibilidade de novos parques de estacionamento para os autocaravanistas...o ACP entretanto admite ter 5000 sócios interessados activamente pelo autocaravanismo! resta dizer que o almoço que teve lugar no restaurante do Centro Cultural, nas Casas da Ganadarinha estava excelente !




Depois...foi a visita técnica ao concelho de Cascais, de Autocarro.
Nada de romarias, nada de festanças, nada de excursões! Apenas trabalho sério por todos reconhecido como inédito no Mundo do Autocaravanismo até então nunca visto! Estava a virar-se uma página na História do Autocaravanismo Português era o comentário sincero e unânime. E todos os participantes estavam a testemunhá-lo!
A visita foi conduzida pelo Arq. João de Melo, Presidente da Cascais Natura, Agência da CMC, que já durante a manhã através de um execelente power point tinha elucidado a compatibilidade do uso humanizado do solo e da paisagem ambientalemnte protegida, pelo ser humano, e em particular pelos autocaravansitas graças aos seus veiculos não poluentes ( com autonomia de energia, lixos, àgua limpa e sujas por 72h pelo menos).

Conhecedor do parecer juridico sobre a inconstitucionalidade dos regulamentos dos POOC, ao discriminarem o estacionamento de autocaravanas entre as 24h e as 8h, e bem assim tambem do parecer juridico sobre a inaplicabilidade dos parques de campismo para autocaravanas da portaria 1320/08 aos autocaravanistas em pernoita estacionada...já divulgados pela Newsletter, com autoridade, o Arq João de Melo conduziu o grupo de participantes a dois locais emblemáticos, onde começarão no final do ano de 2009 a ser construidos parques de estacionamento com lugares reservados a autocaravanas:
- No Topo da Duna da Crismina (que faz recordar parcialmente a Duna do Pylat em França) e onde se situará um Centro de Interpretação Ambiental e uma pequena cafetaria de apoio, à área que distará cerca de 500 metros da Praia do Guincho. Os participantes sairam do autocarro e percorreram um caminho dunar (corredor eólico e dunar) para ouvir as detalhadas explicações po sr. Arquitecto.




- Na base da Barragem do Rio da Mula na zona de Vale Cavalos, em pleno Parque da Area Protegida Sintra Estoril, onde igualmente vai ser implantado um parque de estacionamento com lugares reservados a autocaravanas e sem restrições discriminatórias de presença entre as 24h eas 8h. Também aqui, como as fotos demonstram, os participantes sairam do autocarro e percorreram a pé os trilhos sob a orientação do Arq João de Melo para melhor se aperceberem do projecto caucionado pela CMC.
O resto da viagem técnica e de estudo maravilhou todos quantos nela participaram, pois foi possivel passar proximo, ou mesmo em frente dos varios outros locais inventariados pelo Arq Jose Luis Bacelar e pela dra Paula Gonçalves da Divisão de Trânsito e Mobilidade da CMC, que depende da orientação do vereador Artur Ferreira presente e orador no Seminario, e que conjuntamente com os outros locais da rede Cascais Natura somam mais de 23 localizações que serão acessiveis aos autocaravanistas.

Como guia esteve muito bem a Dra Maria Jose Caravela que não deixou de dar interessantes explicações de caracter turístico e cultural aos participantes, no Seminário do MIDAP....por exemplo...sabiam todos que a Serra de Sintra há cerca de 7 milhões de anos tinha sido uma ilha?

Mas claro, que querem saber: então onde os autocaravanistas podem estacionar em Cascais? Que locais já existem? que locais estão em estudo? e paga-se? e qual é o tempoo autorizado?

Pois aqui fica a listagem a ser objecto de afinações camarárias:

A locais indicados são os seguintes:
01 - Praia da Crismina;
02 - Parque de estacionamento junto à Praça de Touros;
03 - Parque de estacionamento do Dramático; (com agua e electricidade)
04 - Parque de estacionamento da Cidadela; (gratuito de noite)
05 - Jardins da Parede;
06 - Praia de S. Pedro (zona plana junto à Bafureira -ao lado do restaurante Peixe na Linha);
07 - Rua de Timor - Parede - Junto à PSP;
08 - Jardins do Buzano - Parede - Junto ao Pingo Doce;
09 - Junqueiro - Carcavelos - Junto ao Hotel Riviera;
10 - Praia de Carcavelos - Estacionamento a sul da marginal, mas atenção: embora permitido, a norte da marginal - de preferência não pernoitar por questões de segurança;
11 - Parque de estacionamento Refer em Carcavelos - Um euro por 24h, parque vedado e com guarda;
12 - E. Leclerc - S.D. Rana - ( ainda não abriu ao público);
13 - Av. Padre Agostinho Pereira da Silva - Antiga feira de Tires;
14 - Parque de estacionamento do Cascais shopping - (Carece de acordo com a CMC);
15 - Rua do Lavadouro - junto ao tanque - Malveira da Serra;
16 - Vale de Cavalos - Junto aos viveiros municipais.
17- Parque do Forte da Canaveira (sobranceiro a paria de são joão do estoril)
18- Núcleo de Interpretação do Abano
19- Núcleo de Interpretação da Biscaia
20- Núcleo de interpretação da Peninha
21-Pedra Amarela Campo Base - Malveira da serra
22- Eco-parque do Pisão – Barragem Rio da Mula
23- Lineu – Centro de Estudos e Interpretação da Natureza - Alcabideche

Também é possivel o estacionamento no Mercado de Cascais (ja revelado na Newsletter) mas não nas noites de 3F e de 6F, por serem vésperas de feira municipal...e naturalmente em muitos outros locais, fora dos centros urbanos, em que a delimitação no solo dos lugares não impede as autocaravanas de estacionarem legalmente, por serem compativeis com o respectivo gabarito.

Estavam exaustos os participantes no Seminário quando o autocarro os deixou junto às autocaravanas ao fim do dia pelas 18h. Nunca tinham sido tão solicitados nem nos neurónios, nem no esforço fisico das pernas em nenhuma outra realização que tivesse envolvido autocaravanistas...mas ficou gravado simbólicamente...dia 23 de Maio...dia dos 23 locais de CMC para autocaravanistas...é agora dar tempo ao tempo!
Por nós, Newsletter, missão cumprida.
Nota:Texto do dia anterior e do dia seguinte, respectivamente:

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