sábado, junho 16, 2007

CONSELHOS AOS PRINCIPIANTES em autocaravana

Ora vivam,
leitores(as) interessados(as) pelo autocaravanismo
, curiosos, aprendizes,
com o bichinho, principiantes, veteranos, retirados ou desconsolados, está na hora de começaram, recomeçarem, ou continuarem nesta grande família e fazerem lobby a favor da felicidade do lazer, e do turismo itinerantes.
Boa leitura, e venham daí sugestões, criticas e propostas de aditamento ou emendas .
Aqui não há copyright, nem segredos, nem caixas, nem caixinhas!


Inspirado na versao do site du camping car de jean pierre rossi sobre a primeira saída em autocaravana, mas com mais uns pontos, pois quem conta um conto.....

DEZ MANDAMENTOS PARA O APRENDIZ de AC

Ha sempre uma primeira vez para tudo,
mas para a expertiência ser de primeira...aqui vão umas tanats dicas:

1) ajuda muito ter tido prévia experiência de caravanismo. Há várias situações mais fáceis...por exemplo, o à vontade na utilização de parques de campismo, o comprimento total é menor, a marcha atrás é menos complicada, as paragens não exigem maior espaço de estacionamento, a circulação em cidade representa menos risco nas curvas com carros estacionados, e não ha que atrelar desatrelar, (ou engatar) ligar electricidade a viatura, etc...





2) Mas se nunca se foi campista, nem caravanista, nem motorista de pesados...então, o primeiro conselho é partir com companhia de um amigo experimentado. Mesmo que este seja apenas co-piloto por umas horas...sendo o ideal que a companhia mesmo da experiencia de um fim de semana, em outra autocaravana.





3) Falhando um amigo...o ideal seria então ver se através de um clube com autocaravanistas ( o CPA por exemplo) haverá alguém voluntário para uma ajuda...ou alguma iniciativa tipo portas abertas para recepção de caloiros e estreantes....como já temos vindo a defender, mas sem eco do deserto...





4) Sugere-se que essa primeira experiência comece com um troço de auto-estrada, para sentir o volante, o peso, o gabarito, (comprimento, largura e altura) a resistência ao vento, a movimentação possivel no interior da viatura do co-piloto, e a elaboração mental de check lists diversos... nas acelerações, nas travagens, nas ultrapassagens, nos efeitos de chicote quando se é ultrapassado,e também no estacionamento numa area de serviço de autoestrada e aqui ensaiar umas marchas atrás, umas voltas de volante com pouca brécage, etc.



5) Mais se sugere que nesse fim de semana seja contempalda uma noite em parque de campismo, e uma outra em area de serviço própria de autocaravanas, por ex na Batalha, em Fátima, Abrantes, ou mesmo em plena area de estacionamento de auto-estrada. Esta solução permite experimentar o funcionamento total da viatura, ligação a electricidade do parque e uso dos sanitários deste e da autocaravana, abastecimento de àgua, realização de despejos, (fechar sempre as torneiras de segurança) e testar a sua autonomia (de gás, electrica e de àguas), bem como da modularidade interna, feitura de cama sobre a mesa, arrumações de roupas , comidas e acessórios, funcionamento do fogão e frigorífico etc. etc.




6) previsão dos gadgets e acessórios necessários...GPS, rádio, televisão, livros, jornais e revistas, material para crianças (se as há) e mapas e guias turisticos em quantidade, prints de sites da internet, listagem de restaurantes, para além de material sobre a parte tractora...lista de agentes autorizados e garagens, seguros, oleo suplementar, carregador de telemóvel....e uma caixa de remédios e pronto socorros, caixa de ferramentas para o que der e vier, além de um extintor, de uma bomba de enchimento de pneus e os inevitaveis colete, triângulo, caixa de fusiveis e de lâmpadas, mangueira, extensão electrica (atenção às fichas), cabos eléctricos, etc.



7) quanto aos mantimentos...convem estudar a melhor maneira de utilizar as gavetas e os alçapões e distribuir os materiais adequadamente, uns nos cofres exteriores...cadeiras de praia, caixa de ferramentas, bidões de agua etc. e outros no interior, por ventura em caixotes de papelão ou mesmo de madeira...azeite, vinho, vinagre, água, latas, pacotes de arroz e outros ingredientes eventualmente transvasados para boiões e tupperwares e que permitam uma autonomia autosuficiente digamos para 48H. A bolsa de artigos de higiene, papel higiénico, toalhas etc também deve ser acautelada.



8) antes de partir e antes de ligar o motor, após qualquer paragem: primeiro que tudo fazer a ronda das janelas, incluindo as de tecto, a antena de televisão, e fechar bem as que se tenham aberto, confirmar o fecho das portas, havendo bicicletas se estao bem ancoradas. Fechar as portas das gavetas e do frigorifico no trinco. Confirmar se não ha nenhum pneu mal cheio, e nenhum obstaculo frente às rodas, e se não há ninguém estacionado trás, ou ao lado em campo de visão dificil. Destravar, após ligar a ignição, colocar os cintos de segurança de todos os ocupantes, e arrancar suavemente.




9) ao estacionar dar preferência a posição perpendicular à linha do horizonte e ocupar sempre e apenas só um espaço. Em centros urbanos evitar abrir as janelas, excepto as de tecto, e verificar em caso de pernoita, se se torna necessario nivelar a viatura eventualmente com uso de macacos de apoio. Atenção particular às varandas baixas e ramos de àrvores, conforme as circunstancias, e mesmo aos toldos e alpendres de alguns postos de abastecimento de combustíveis demasiado baixos. Verificar se o frigorifico não fica ligado a 12V, mas antes a gás ou a 220V conforme os casos.



10) Finalmente...comece sempre pelo ensaio de uma autocaravana antes de comprar pela primeira vez, seja um veículo novo ou usado. Procure fazer um test drive com alguma emprestada, ou então alugada...mas procure ter companhia experimentada. Há muito de gosto e experiência pessoal que é insubstituível, mas hà toda uma tecnologia diversa do automóvel da caravana ou mesmo de nossas casas que convem conhecer e dominar: ligar o boiler (caldeira de água quente) gerir o frigorifico e as suas fontes de energia, vigiar as bilhas de gás, estar atento a cassete e aos resevatórios de aos sanitários à aguas limpas limpas e cinzentas, e finalmente controlar os niveis das baterias, a da viatura (auto) e a da parte dita de caravana.





Entretanto...uma nota final... vá lendo as revistas da especialidade, os blogs deste sector de lazer e turismo, acompanhe a leitura dos posts do forum do CPA http://www.cpa-autocaravanas.com/ e do CCP http://www.campingcarportugal.com/ e bem assim de alguns estrangeiros (ver links neste blog) bem como de páginas de viagens de autocaravanistas estrangeiros em especial os franceses que encontar sempre ao pesquisar no google.





Vai ver que os cães ladram....mas a autocaravana passa....para sua felicidade.


1 comentário:

Alma Gemea disse...

Ja vai tarde, pois o post ja tem muito tempo, mas de qualquer modo foi-me muito util, muito obrigado pela partilha de conhecimentos!