Nota: este texto é uma mera adaptação de um original da autoria do autocaravanista Pedro Amaral Frazão feita com o seu consentimento.
I-CHECK LIST ANTES de COMEÇAR a ANDAR....
(ver bem o que é aplicavel no caso concreto)
1) Fazer uma ronda pelo exterior da AC, para identificar qualquer obstaculo
2) Baixar e alinhar antena TV
3) Desligar cabo eléctrico de ligação ao poste lectricidade do camping e arrumar
4) fechar as tamaps da ficha electrica e do bujão de abastecimentode àgua
5) recolher os macacos de apoio
6) Retirar e arrumar os calços de nivelamento
7) Fechar o redutor do gás da botija
8) Fechar se necessraio as válvulas de segurança gás do interior da AC
9) Ligar o Frigorífico na posição 12 volts e trancar a porta
10) Fechar até prender clarabóias e janelas
11) Verficar se existem peças soltas nos sanitarios
12) arumar todos os instrumentos de cozinha e despensa
13) rolhar garrafas e recipientes com líquidos ou pó
14) Fechar todas as gavetas e portas de armários
15) Desligar a bomba de água no botão no painel
16) Colocar o material de exterior todo nos alçapões ou arrumos
17) Recolher o toldo escovar/baldear se possível
18) Confirmar o fecho do manípulo/válvula da retrete
19) verfiicar a posição correcta dos espelhos retrovisores
20) Confirmar que mapas e livros estão disponiveis no tablier
21) Verificar se existem no porta luvas os documentoso de identificaçao
22) Verificar os níveis de combustivel, óleo, e dos depósitos de àgua
14) Fechar todas as gavetas e portas de armários
15) Desligar a bomba de água no botão no painel
16) Colocar o material de exterior todo nos alçapões ou arrumos
17) Recolher o toldo escovar/baldear se possível
18) Confirmar o fecho do manípulo/válvula da retrete
19) verfiicar a posição correcta dos espelhos retrovisores
20) Confirmar que mapas e livros estão disponiveis no tablier
21) Verificar se existem no porta luvas os documentoso de identificaçao
22) Verificar os níveis de combustivel, óleo, e dos depósitos de àgua
23) Ligar ignição
24) destravar
25) arrancar lentamente, piscar, e ter ajuda do co-piloto no exterior
24) destravar
25) arrancar lentamente, piscar, e ter ajuda do co-piloto no exterior
I- ESTACIONAR E MANOBRAR EM PARQUES
A manobra de entrada ou saida do estacionamento deve ser feita sempre com assistência, por exemplo do co-piloto, com atenção aos obstáculos ao alto e a “curvatura para dentro” dos obstáculos mais altos . Varandas e ramos de arvores, além de toldos e certos anúncios podem ser ameaças sérias, especialmente no caso de autocravanas com capucine. Ao recuar, mas autocaravanas mais rebaixadas, os passeio são igualmente de evitar subir.
Outros obstaculos a rastrear...sinais de trânsito, postes de iluminação e barras de solo com ou sem correntes
Procurar a melhor orientação para nivelamento
Caso vá ser utilizada a autocaravna, não par simples estacionamento temporário, mas para pernoita, ou para cozinhar deve-se:
- Colocar calços nivelamento (rodas a direito) sempre com assistência exterior!
-Desligar ignição e engrenar uma mudança, a primeira ou a marcha atras, conforme a orientaçao do declive, e travar,
- Colocar calços nivelamento (rodas a direito) sempre com assistência exterior!
-Desligar ignição e engrenar uma mudança, a primeira ou a marcha atras, conforme a orientaçao do declive, e travar,
- fechar os vidros e janelas,
- Pôr a chave no bolso,
- Pôr a chave no bolso,
- armar o alarme
- Colocar os tapa-sol (black outs)
Se estiver num parque de campismo
- Colocar os tapa-sol (black outs)
Se estiver num parque de campismo
-Ligar cabo eléctrico aos 22OV
-Verificar luz verde está acesa no painel de controle
- Frigorífico: comutar para energiia electrica
-Verificar luz verde está acesa no painel de controle
- Frigorífico: comutar para energiia electrica
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