Este blog e em paralelo as intervenções e os iniciados nos foruns do CPA- Clube Português de Autocaravanas e no forum do CCP- CampingcarPortugal, começaram há cerca de 4 anos, em 2006. tempo de pausa e reflexão, para avaliar o que é que mudou e se alguma coisa que mudou valeu a pena e justifica a tribuna pública de intervenção que mantemos. Aqui ficam alguns registos quase ao acaso, mas não por caso e que também em parte se encontarm no único livro editado em português sobre Autocaravanismo.
6 março 2008 in forum CCP
Quando falo em institucionalizaçao tenho em mente tres aspectos:
1) a legal, de Estado ou seja o enquadramento das leis e regulamentos da actividade, a definição do veiculo autocaravanas, o codigo da estrada, as regras de sinalizaçao, as inspecções, os impostos etc.
2) a privada, do sector ou seja a estruturaçao formal do sector do autocaravanismo, clubes, grupos de trabalho, plataformas, observatorios, federação, relações e representaçao internacional etc...
3) a social, entre a sociedade, Neste nivel incluo a opiniao publica em geral e o conhecimento que deve ter do autocaravanismo...e ver, por exemplo, em revistas e portais de turismo, materia sobre autocaravanismo, em revistas de automoveis tambem referencias a autocaravanas, e ate, em teses universitarias ensaios sobre a historia, o direito, a economia do autocaravanismo...
Claro que com isto estou mais do que ciente que não sao os autocaravanisatas que compram uma autocaravana que devem ter o onus social de se preocuparem com o autocaravanismo. Quem compra um set de golfe, por exemplo, automaticamente ja tem as regras do golfe estabelecidas, e toda uma informaçao a sua espera incluindo revistas de especialidade, regulamentaçoes etc...e o golfe foi um desporte de elite, só que é mais do que centenario, e o autocaravanismo ainda não chegou a sua idade senior.
Em boa verdade o que esta em causa é o sentido civico e de responsabilidade social. Para haver civilizaçao tera sempre que haver quem para alem do croquete se preocupe com a higiene e controle de qualidade do croquete...mas, a institicucionalizaçao dá trabalho, claro, e havera sempre quem não queira ver para alem da curva da estrada.
A minha visão é que este tema tem mesmo que netrar na ordem do dia, senao para todos, para quem integra os estados maiores das entidades responsaveis, e o CCP é uma entidade responsavel, mesmo desprovida de personaliade juridica ou de forma institucional. Nao me pronuncio aliás, neste momento sob esse angulo.
Assim meus caros...para quem se interessa, e sem querer incomodar o repouso de ninguem, é mesmo preciso que se comece por definir uma estrategia e uma metodologia com vista a uma melhor estruturaçao do sector... eu começaria com um grupo de trabalho, gabinetes de estudos ou algo similar, primeiro individuadamente no CCP...no CPA...no ACP....etc, e depois com a perspectiva de uma plataforma de dialogo inter entidades existentes... Que tal uma Feira de ideias e ideais do autocaravanismo? ou não sera que isso vai no final interessar tambem aos proprietarios de autocaravanas, para alem dos cidadaos que tambem são autocaravanistas?
2) a privada, do sector ou seja a estruturaçao formal do sector do autocaravanismo, clubes, grupos de trabalho, plataformas, observatorios, federação, relações e representaçao internacional etc...
3) a social, entre a sociedade, Neste nivel incluo a opiniao publica em geral e o conhecimento que deve ter do autocaravanismo...e ver, por exemplo, em revistas e portais de turismo, materia sobre autocaravanismo, em revistas de automoveis tambem referencias a autocaravanas, e ate, em teses universitarias ensaios sobre a historia, o direito, a economia do autocaravanismo...
Claro que com isto estou mais do que ciente que não sao os autocaravanisatas que compram uma autocaravana que devem ter o onus social de se preocuparem com o autocaravanismo. Quem compra um set de golfe, por exemplo, automaticamente ja tem as regras do golfe estabelecidas, e toda uma informaçao a sua espera incluindo revistas de especialidade, regulamentaçoes etc...e o golfe foi um desporte de elite, só que é mais do que centenario, e o autocaravanismo ainda não chegou a sua idade senior.
Em boa verdade o que esta em causa é o sentido civico e de responsabilidade social. Para haver civilizaçao tera sempre que haver quem para alem do croquete se preocupe com a higiene e controle de qualidade do croquete...mas, a institicucionalizaçao dá trabalho, claro, e havera sempre quem não queira ver para alem da curva da estrada.
A minha visão é que este tema tem mesmo que netrar na ordem do dia, senao para todos, para quem integra os estados maiores das entidades responsaveis, e o CCP é uma entidade responsavel, mesmo desprovida de personaliade juridica ou de forma institucional. Nao me pronuncio aliás, neste momento sob esse angulo.
Assim meus caros...para quem se interessa, e sem querer incomodar o repouso de ninguem, é mesmo preciso que se comece por definir uma estrategia e uma metodologia com vista a uma melhor estruturaçao do sector... eu começaria com um grupo de trabalho, gabinetes de estudos ou algo similar, primeiro individuadamente no CCP...no CPA...no ACP....etc, e depois com a perspectiva de uma plataforma de dialogo inter entidades existentes... Que tal uma Feira de ideias e ideais do autocaravanismo? ou não sera que isso vai no final interessar tambem aos proprietarios de autocaravanas, para alem dos cidadaos que tambem são autocaravanistas?
11/10/2007 in CCP
carissimos AC...
por vezes nao vale a pena chover no molhado, e a questao da Federação de Autocaravanismo assunto mais serio do que muitos outros que por vezes nos entretem e dispersam parece ser afinal um assunto filho de um Deus menor. Mas não é. Se o movimento autocaravanista tivesse pujança....varios web sites...varios blogs...varios artigos de jornal e revistas....varios praticantes de referencia....varios reconhecimentos dos media e de respeito social pela comunidade, as coisas seriam diferentes.
Se mais de nós nos preocupassemos não apenas com as autocaravanas, mas também com o autocaravanismo.... Por mim faço o que posso, malgré incomprrensões diversas...e por isso correndo o risco de mais apedrejamentos neste forum.... aqui vai um tocar de sino a rebate:
1) é necessario fortalecer os interlocutores institucionais e juridicamente habilitados, que falem e representem o sector do autocaravanismo, é tempo de se baixar armas de tricas, e de se levantarem braços de solidariedade, è tempo de se realizar uma cimeira de interlocutores de autocaravanismo com todos os que estao no terreno...
2) é necessário apoiar os gritos de alma, como o da companheira AC Decas, feito no seu excelente blog http://viajaremliberdade.blogspot.com/ relativamente à actual noticia de registo do logotipo de uma autocaravana, e sob o titulo autocaravanismo em nome da Federação de montanhismo, etc e tal...
3) pela minha parte, não sou como Frei Tomas. Meu dito, meu feito...em,
por vezes nao vale a pena chover no molhado, e a questao da Federação de Autocaravanismo assunto mais serio do que muitos outros que por vezes nos entretem e dispersam parece ser afinal um assunto filho de um Deus menor. Mas não é. Se o movimento autocaravanista tivesse pujança....varios web sites...varios blogs...varios artigos de jornal e revistas....varios praticantes de referencia....varios reconhecimentos dos media e de respeito social pela comunidade, as coisas seriam diferentes.
Se mais de nós nos preocupassemos não apenas com as autocaravanas, mas também com o autocaravanismo.... Por mim faço o que posso, malgré incomprrensões diversas...e por isso correndo o risco de mais apedrejamentos neste forum.... aqui vai um tocar de sino a rebate:
1) é necessario fortalecer os interlocutores institucionais e juridicamente habilitados, que falem e representem o sector do autocaravanismo, é tempo de se baixar armas de tricas, e de se levantarem braços de solidariedade, è tempo de se realizar uma cimeira de interlocutores de autocaravanismo com todos os que estao no terreno...
2) é necessário apoiar os gritos de alma, como o da companheira AC Decas, feito no seu excelente blog http://viajaremliberdade.blogspot.com/ relativamente à actual noticia de registo do logotipo de uma autocaravana, e sob o titulo autocaravanismo em nome da Federação de montanhismo, etc e tal...
3) pela minha parte, não sou como Frei Tomas. Meu dito, meu feito...em,
Colocada: Sex Set 14 2007, 8:28 Assunto: federaçao onde estás tu?
carissimos e demais companheiros AC... Quanto a questao de fundo...deverá ou nao haver uma Federaçao de AC? arrisco tres linhas de pensamento sequencial
1) a actual Federaçao quer, pode e sabe incluir a area de autocaravanismo devidamente? como a Federaçao Francesa? senao a partir de quando? ou nunca?
2) ha em Portugal Clubes a Federar? quantos clubes ha (penso que dois legalizados e um embriao o Aventure de que ja se falou neste e em outro forum), Sera que ha condições para crira um 3º clube? um tal cyberclube de Ac, ou outro? e estes clubes querem federar-se? e cooperar?
3) Ora a resposta, vem agora...neste momento, a meu ver não ha condições de facto e objectivas para criar uma Federaçao de AC...o que alicerça a opinião de que sendo desejavel, não é possivel neste momento Finalmente resta ainda saber se ha Pessoas suficientes para dar corpo teorico e pratico a criaçao, e funcionamento de uma Federaçao a sério...e neste momento, depois de já cerca de um ano de experiencia de leitura ( e feitura) de posts, a minha opinião, infelizmente o digo, é negativa.
PS. fora deste contexto directo, em minha opiniao o autocaravanismo como turismo itinerante não é incompativel com a pernoita em parques de campismo, estes tal como as AS e parkings constituem legitimas e possiveis areaas de pernoita e de etape para autocravanistas...e assim, quando um autocaravanista esta num camping, devera cumprir com as regras de Campismo, naturalmente. Em Roma, sê romano. Boas voltas e reviravoltas...de autocaravana, e de neuronios...porque não só de autocaravana vive o autocaravanista...Ou não sera assim?
Qui Jul 05 2007, 8:20 Assunto: federaçao?
alo companheiro...... grato pelo reply. Vou ver se ainda excedo o seu arrazoado em extensão... e se for com razão..vale a pena. Compreendo melhor as suas duvidas depois deste seu segundo texto, e sobre ele apenas quero precisar algum entendimento...necessariamente pessoal, porque apenas me represento a mim mesmo.
1) ainda quanto a federação. A modalidade nuclear que compete a federaçao de que falamos, é o MOVIMENTO CAMPISTA. tudo o mais, tecnicas e praticas de sub modalidades, na minha maneira de ver, só são integraveis no âmbito da Federação se forem em Campismo. Ora o autocravanismo pode ser de facto uma forma de campismo, como ser outra forma de turismo, itinerante e auto transportado. Repare que tambem pode fazer campismo em bungalows...e o bungalownismo, as casas prefabricadas, etc, estarão representadas pela Federação? e a actividade empresarial do campismo não esta representada pela AECAMP? Em conclusao: a Federação nada tem a ver com o autocaravanismo itinerante, o tal turismo auto transportado. Aqui o que pensa a esmagadora maioria do forum CPA e do forum do portal CCP é susbtancialmente coincidente. (ao que me parece) . Quanto ao mais, cindir a Federaçãoa, mante-la como esta ou criar uma nova, tudo é possível. como já não há delito de opinião, nem peias na liberdade de expressão (excepto para os censores reminescentes) eu prefiro uma nova Federação, embora em França não seja assim.
2) quanto às certificações. Das duas umas ou são oficiais tipo classificaçao de parques de campismo, hoteis ou restaurantes com estrelas, ou são particulares...e nada impede que haja criterios de qualidade definidos pelos Rotarios, pelo CPA, pelo CCP ou pelo ACP..e nada impede nem viola nenhum principio de deireito, ou da Lei, que entidades particulares certifiquem o que quer que seja...estas distinções/qualificações sao uteis para o circulo de pessoas que nelas acredita e nelas se reve. Em conclusão, a actividade do CPA a certificar areas de serviço ou a protocolar colaborações com parques de campismo é util. valida e isenta de critica de legalidade, e cabe dentro do principio da liberdade contratual. O mesmo acontecera com o CCP ou com O ACP, ou com qualquer outra entidade, por ex a FPAN (naturismo) tem toda a legitimidade tambem para certificar (nao confundir com legalizar) campings naturistas, ou areas de serviço de AC para naturistas..
3) Quanto aos clubes. Não lhe vou explicar que sei o que é uma pessoa colectiva, uma federação etc. É Evidente que o CPA so representa os seus socios, o benfica tambem etc...mas também é evidente que face aos estatutos o CPA tem o dever e o direito de promover em geral as actividades que dignifiquem e prestigiem o autocaravanismo, o que na minha opinião beneficia todos os autocaravanistas,socios e não socios, e que merece da minha parte o apoio que veiculei. Claro que aceito que quem não seja sócio não concorde com o CPA, e ate havera socios que não concordem com todas as decisões da direcção do CPA...incluindo eu próprio, mas não é isso que se considera democracia, liberdade de pluralismo de opiniões? no Benfica e outros clubes concordam todos com a direcção, e nas eleições ha sempre e só uma lista?
Nada escrevi em contrario deste entendimento. Em conclusão, o CPA é dos seus sócios mas institucionalemente deve tambem ocupar-se de tudo quanto promova e dignifique o autocaravanismo, e nesse sentido pode e deve ser ouvido pelas autoriaddes públicas (governo, CM etc) mesmo que haja não socios ou até sócios que não se revejam totalmente na sua actividade.
Nota final: não me apercebi que o seu post inicial fora colocado aqui e transcrito no forum do CPA. Mas em textos publicos não protegidos por copy right, isso não me parece nem grave nem dependente de autorização, e muito menos passivel de critica de plagio, porque a autoria esta identificada. Pessoalmente tomei conhecimento dele no forum CPA, e ai respondi, mas tambem aui dou resposta e seguimento e ate uma referencia actualizada se o assunto o justificar sera exportada para o meu blog.
alo companheiro...... grato pelo reply. Vou ver se ainda excedo o seu arrazoado em extensão... e se for com razão..vale a pena. Compreendo melhor as suas duvidas depois deste seu segundo texto, e sobre ele apenas quero precisar algum entendimento...necessariamente pessoal, porque apenas me represento a mim mesmo.
1) ainda quanto a federação. A modalidade nuclear que compete a federaçao de que falamos, é o MOVIMENTO CAMPISTA. tudo o mais, tecnicas e praticas de sub modalidades, na minha maneira de ver, só são integraveis no âmbito da Federação se forem em Campismo. Ora o autocravanismo pode ser de facto uma forma de campismo, como ser outra forma de turismo, itinerante e auto transportado. Repare que tambem pode fazer campismo em bungalows...e o bungalownismo, as casas prefabricadas, etc, estarão representadas pela Federação? e a actividade empresarial do campismo não esta representada pela AECAMP? Em conclusao: a Federação nada tem a ver com o autocaravanismo itinerante, o tal turismo auto transportado. Aqui o que pensa a esmagadora maioria do forum CPA e do forum do portal CCP é susbtancialmente coincidente. (ao que me parece) . Quanto ao mais, cindir a Federaçãoa, mante-la como esta ou criar uma nova, tudo é possível. como já não há delito de opinião, nem peias na liberdade de expressão (excepto para os censores reminescentes) eu prefiro uma nova Federação, embora em França não seja assim.
2) quanto às certificações. Das duas umas ou são oficiais tipo classificaçao de parques de campismo, hoteis ou restaurantes com estrelas, ou são particulares...e nada impede que haja criterios de qualidade definidos pelos Rotarios, pelo CPA, pelo CCP ou pelo ACP..e nada impede nem viola nenhum principio de deireito, ou da Lei, que entidades particulares certifiquem o que quer que seja...estas distinções/qualificações sao uteis para o circulo de pessoas que nelas acredita e nelas se reve. Em conclusão, a actividade do CPA a certificar areas de serviço ou a protocolar colaborações com parques de campismo é util. valida e isenta de critica de legalidade, e cabe dentro do principio da liberdade contratual. O mesmo acontecera com o CCP ou com O ACP, ou com qualquer outra entidade, por ex a FPAN (naturismo) tem toda a legitimidade tambem para certificar (nao confundir com legalizar) campings naturistas, ou areas de serviço de AC para naturistas..
3) Quanto aos clubes. Não lhe vou explicar que sei o que é uma pessoa colectiva, uma federação etc. É Evidente que o CPA so representa os seus socios, o benfica tambem etc...mas também é evidente que face aos estatutos o CPA tem o dever e o direito de promover em geral as actividades que dignifiquem e prestigiem o autocaravanismo, o que na minha opinião beneficia todos os autocaravanistas,socios e não socios, e que merece da minha parte o apoio que veiculei. Claro que aceito que quem não seja sócio não concorde com o CPA, e ate havera socios que não concordem com todas as decisões da direcção do CPA...incluindo eu próprio, mas não é isso que se considera democracia, liberdade de pluralismo de opiniões? no Benfica e outros clubes concordam todos com a direcção, e nas eleições ha sempre e só uma lista?
Nada escrevi em contrario deste entendimento. Em conclusão, o CPA é dos seus sócios mas institucionalemente deve tambem ocupar-se de tudo quanto promova e dignifique o autocaravanismo, e nesse sentido pode e deve ser ouvido pelas autoriaddes públicas (governo, CM etc) mesmo que haja não socios ou até sócios que não se revejam totalmente na sua actividade.
Nota final: não me apercebi que o seu post inicial fora colocado aqui e transcrito no forum do CPA. Mas em textos publicos não protegidos por copy right, isso não me parece nem grave nem dependente de autorização, e muito menos passivel de critica de plagio, porque a autoria esta identificada. Pessoalmente tomei conhecimento dele no forum CPA, e ai respondi, mas tambem aui dou resposta e seguimento e ate uma referencia actualizada se o assunto o justificar sera exportada para o meu blog.
Colocada: Qua Jul 04 2007, 14:29 Assunto: Federação? qual?
boas tardes 90% de acordo com o AC Paulo e Time Out.... embora por outras palavras , mas tambem em reacção ao post de Fortunato que igualmente foi enviado para o forum do CPA, onde tambem ficou esta resposta: Amigos e companheiros Ac, Carissimos posso dar a minha achega? os comentarios do grande arrazoado (desafortunatamente) estao de facto enviezados...e partem de uma petiçao de principio errada...que uma vez cometida vicia todo o raciocinio e enferma e infecta as conclusões. senão...vejamos:
FCMP que os seus objectivos são: “A Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal , constituída em 6 de Janeiro de 1945, reconhecida de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública em 15 de Junho de 1978, é uma associação multidesportiva de direito privado, sem fins lucrativos, e coordenadora do Movimento Campista em todo o território nacional, assumindo o Estatuto de Utilidade Pública Desportiva em 6 de Março de 1996, estatuto que entre outras competências, direitos e deveres, lhe confere a representação nacional e internacional das seguintes modalidades: • Campismo • Caravanismo • Autocaravanismo.
Isto é: a Federaçao só tem poderes como coordenadora do movimento campista. e apenas e nessas circunstancias restritas, do autocaravanismo. portanto, quando o autocaravanismo não é encarado como dentro do movimento campista, nada interessa a federaçao do ponto de vista funcional e estatutário...e portanto legal, regulamentar etc. o autocaravanismo itinerante, o autocaravanismo de turismo, o autocaravanismo desportivo, o autocaravanismo socio profissional não é pertença do movimento campista, nem faz parte do movimento campista Pode pois, e bem, o CPA actuar em representaçao daqueles subgrupos de autocaravanistas e continuar com essa tripla de ouro (Rui Figueirdo, Raul Lopes e Nuno Ribeiro) a fazer o bem que tem feito pelo movimento AC...eu sinto-me bem representado, eu delego o meu voto, eu estou com o CPA... Nota Final: estou tambem com a ideia que é indispensavel criar uma federaçao do autocaravanismo de turismo, itinerante e desportivo, e socio profissional, para de vez se arrumar com falsos problemas.
E para a FEDERAÇAO AC ha duas vias:
1) ou o seu lançamento com o CPA, CPACN (naturistas) e mais um ou outro clube caravanista com forte secção de AUTOCARAVANISMO...
2) ou fundar mais um clube de AC, com o apoio do CPA, do genero clube cybernetico de AC...ou Clube Knauser ( de proprietaros de Ac knaus...) e com tres clubes constituir-se a Federação... Custos? minimos...local, pode ser o do CPA; ou arranja-se uma sede alternativa (ate pode ser no bar do além...), pessoal minimo...so para as AG...pois nada impede que a nova federação delegue no CPA a actividade de protocolar areas de serviço dentro e fora dos parques de campismo etc (esta uma ideia aproveitavel do infortunato post que iniciou estas reacções) Eu inscrevo-me ja no CCA -CYBER CLUBE AUTOCRAVANISTA! quem mais adere?
boas tardes 90% de acordo com o AC Paulo e Time Out.... embora por outras palavras , mas tambem em reacção ao post de Fortunato que igualmente foi enviado para o forum do CPA, onde tambem ficou esta resposta: Amigos e companheiros Ac, Carissimos posso dar a minha achega? os comentarios do grande arrazoado (desafortunatamente) estao de facto enviezados...e partem de uma petiçao de principio errada...que uma vez cometida vicia todo o raciocinio e enferma e infecta as conclusões. senão...vejamos:
FCMP que os seus objectivos são: “A Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal , constituída em 6 de Janeiro de 1945, reconhecida de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública em 15 de Junho de 1978, é uma associação multidesportiva de direito privado, sem fins lucrativos, e coordenadora do Movimento Campista em todo o território nacional, assumindo o Estatuto de Utilidade Pública Desportiva em 6 de Março de 1996, estatuto que entre outras competências, direitos e deveres, lhe confere a representação nacional e internacional das seguintes modalidades: • Campismo • Caravanismo • Autocaravanismo.
Isto é: a Federaçao só tem poderes como coordenadora do movimento campista. e apenas e nessas circunstancias restritas, do autocaravanismo. portanto, quando o autocaravanismo não é encarado como dentro do movimento campista, nada interessa a federaçao do ponto de vista funcional e estatutário...e portanto legal, regulamentar etc. o autocaravanismo itinerante, o autocaravanismo de turismo, o autocaravanismo desportivo, o autocaravanismo socio profissional não é pertença do movimento campista, nem faz parte do movimento campista Pode pois, e bem, o CPA actuar em representaçao daqueles subgrupos de autocaravanistas e continuar com essa tripla de ouro (Rui Figueirdo, Raul Lopes e Nuno Ribeiro) a fazer o bem que tem feito pelo movimento AC...eu sinto-me bem representado, eu delego o meu voto, eu estou com o CPA... Nota Final: estou tambem com a ideia que é indispensavel criar uma federaçao do autocaravanismo de turismo, itinerante e desportivo, e socio profissional, para de vez se arrumar com falsos problemas.
E para a FEDERAÇAO AC ha duas vias:
1) ou o seu lançamento com o CPA, CPACN (naturistas) e mais um ou outro clube caravanista com forte secção de AUTOCARAVANISMO...
2) ou fundar mais um clube de AC, com o apoio do CPA, do genero clube cybernetico de AC...ou Clube Knauser ( de proprietaros de Ac knaus...) e com tres clubes constituir-se a Federação... Custos? minimos...local, pode ser o do CPA; ou arranja-se uma sede alternativa (ate pode ser no bar do além...), pessoal minimo...so para as AG...pois nada impede que a nova federação delegue no CPA a actividade de protocolar areas de serviço dentro e fora dos parques de campismo etc (esta uma ideia aproveitavel do infortunato post que iniciou estas reacções) Eu inscrevo-me ja no CCA -CYBER CLUBE AUTOCRAVANISTA! quem mais adere?
Colocada: Sex Set 29 2006, 20:44 Assunto: autocaravanismo e blogs....
(fonte, blog autocaravanismo, do semanario sol http://www.sol.pt/) O fenómeno do autocaravanismo, quer como forma turistica de fazer férias, viagens, ou campismo tem vindo a expandir-se entre nós a um ritmo seguro e progressivo. Não só são cada vez mais os estrangeiros que nos visitam em autocaravanas, como os portugueses partem para esta vivência seja entre os reformados e aposentados, ou nos casais mais jovens, quantas vezes em time sharing familiar, de utilização partilhada da autocaravana com pais/sogros ou irmãos/cunhados, como ainda os jovens quadros que alugam em rent a car uma autocaravana...
Entretanto entre nós e ao contrário do que se passa em França, ou em Espanha, a esmagadora maioria de responsaveis, governos, autarcas, deixam passar ao lado o fenómeno, e mesmo o peso peasdo das associações de automobilistas, o ACP, preocupa-se mais com o golfe e as motos, e ate com as miniaturas, do que com o auto-caravanismo.... Resta registar o animo dos intressados, o entusiasmo dos praticantes, o empenho dos routiers do autocaravanismo, bem vivos e actuantes no portal campingcar de portugal e no CPA, clube portugues de autocaravanas....
Exemplo desta realidade, porque a reflecte, é o BLOG http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/ iniciado desde Março de 2006 , e com contador apenas desde Maio de 2006, e que hoje ja tem mais de 140.000 visitas (de Abril de 2008 a Abril de 2010) . Que tal sirva de alerta para a actividade economica do sector, para decisores a nivel de administração publica central e local, é que além de ficarem a ver passar os comboios, não adianta contestar ou ignorar, por que a (auto) caravana passa....e os cães...(só) ladram
Colocada: Sex Ago 18 2006, 14:46 Assunto: comportamento dos AC
bom dia... Existe alguma razão para não se unirem esforços com o CPA, e tentar fazer um folheto, e ate um autocolante conjunto e com o patrocinio da PRP prevençao Rodoviaria Portuguesa, DGV, ACP, e ate da ANMP associaçao nacional de muncipios, etc para maior divulgação? e não seria de incluir um paragafo para preferir o comercio tradicional, alias a semelhança do que se faz em França, e como se refere no nosso blog
bom dia... Existe alguma razão para não se unirem esforços com o CPA, e tentar fazer um folheto, e ate um autocolante conjunto e com o patrocinio da PRP prevençao Rodoviaria Portuguesa, DGV, ACP, e ate da ANMP associaçao nacional de muncipios, etc para maior divulgação? e não seria de incluir um paragafo para preferir o comercio tradicional, alias a semelhança do que se faz em França, e como se refere no nosso blog
Registo: 11 Jul 2006 Forum CPA
Colocada: Sex Jan 11 2008, 19:33
.... Tem de haver intervenção estrutural e institucional ! Deveria haver uma FEDERAÇAO DO AUTOCARAVANISMO Ate lá deviam multiplicar-se a transformaçao de centros de interesse de autocaravanistas em pessoas colectivas institucionais... Tem de haver ( senão ficamos todos a ver navios) plataformas de entendimento entre TODOS os que tem uma visao institucional do autocaravanismo, e não apenas das autocaravanas...
Para isso é preciso gente, pessoas concretas que ponham de lado tricas do passado, e divisões do presente, e constituam uma frente de libertação do autocaravanismo...do ghetto em que se encontra e da menoridade com que é tratado pela FPMC, e algumas autoridades... se puder ajudar...estou on line! Mas Abrantes não é o unico local, nem a unica oportunidade de fazer crescer estes objectivos. No meu BLOG encontra la um MANIFESTO a este proposito tambem.... e boa sorte nas voltas e reviravoltas de AC, dentro ou fora de parques de campismo.
Colocada: Sex Jan 11 2008, 19:33
.... Tem de haver intervenção estrutural e institucional ! Deveria haver uma FEDERAÇAO DO AUTOCARAVANISMO Ate lá deviam multiplicar-se a transformaçao de centros de interesse de autocaravanistas em pessoas colectivas institucionais... Tem de haver ( senão ficamos todos a ver navios) plataformas de entendimento entre TODOS os que tem uma visao institucional do autocaravanismo, e não apenas das autocaravanas...
Para isso é preciso gente, pessoas concretas que ponham de lado tricas do passado, e divisões do presente, e constituam uma frente de libertação do autocaravanismo...do ghetto em que se encontra e da menoridade com que é tratado pela FPMC, e algumas autoridades... se puder ajudar...estou on line! Mas Abrantes não é o unico local, nem a unica oportunidade de fazer crescer estes objectivos. No meu BLOG encontra la um MANIFESTO a este proposito tambem.... e boa sorte nas voltas e reviravoltas de AC, dentro ou fora de parques de campismo.
Colocada: Qui Nov 29 2007, 12:35 Assunto: estacionamento...
carissimo .... compreendo o seu entusiasmo de recem chegado as delicias e satisfaçao do autocaravanismo, mas convem ponderar... todos nos ja passamos por isso... mas o facto pé que a regra da proporcionalidade tambem se nos aplica, bem como as do bom senso e do bom gosto. Nao convem sermos maximalistas sob pena de o sistema ( a sociedade) se voltar desnecessariamente contra nós....
Ha que ponderar sempre o gabarit (dimensões exteriores da AC) e procurar nao a quer estacionar a força onde so cabe um smart...so devemos discutir as regras que revelem discricionariedade, abuso de poder e prepotencia, mas devemos acatar as regras que se apliquem por exemplo a veiculos com dimensoes equivalentes as AC... Devo dizer-lhe ( e aos demais companheiros) que agradeço as sinalizações /proibições que me advertem para o peso máximo, vias estreitas (inferiores a largura da AC) ou de vias com obstaculos em altura, ou mesmo que conduzem a becos sem saida....ou ainda em que o estacionamento é proibido em locais, onde por exemplo ha veiculos de grande porte a manobrar ou circular (autocarros, e outros) e que inadvertidamente ate possam causar danos as autocaravanas ai estacionadas...
É verdade que a AC é um veiculo ligeiro...na maioria dos casos, e que por isso é equivalente a todos os outros veiculos ligeiros, mas...da mesma altura, largura, peso, comprimento etc... etc... Penso que aquilo que deve ser nossa reivindicaçao é sinalizaçao completa eficiente, legivel e nao discriminatoria...a partir dai os nossos direitos ( e necessidades ou meros interesses) cessam onde começam os dos outros.
Colocada: Sex Out 20 2006, 9:16 Assunto: Quem explica melhor?
Quem explica melhor? À data de 20 de Novembro (2006) resolvi tentar entender a comunidade de AC auto caravanistas portugueses através dos dois sites mais activos, ou seja o fórum do CPA e o fórum do CCP. Isto permitiria se as análises forem objectivas…e a partir de dados objectivos melhor compreender quem somos, de onde vimos e para onde vamos. O que poderá ter interesse para os decisores e responsáveis por este sector a nível da estrutura organizativa, programas de actividade, atitude institucional perante terceiros e, naturalmente perante os associados directos.
A primeira questão prévia (para quem não tem formação economicista, nem matemática, nem informática) consiste m saber qual o universo envolvido, e qual a representatividade do segmento que se manifesta. Neste contexto a prioridade das preocupações e propostas do segmento que se manifesta é em si mesmo sintomática? À data encontrei referência a 175 utilizadores no fórum CPA e 157 no fórum CCP, que respectivamente colocaram 2327 posts e 1760 posts. Aqui nenhuma ilação se pode tirar: falta o desde quando? Qual o período de tempo destes registos? Quantos utilizadores são comuns? E ainda a natureza das mensagens (formais ou substanciais) e a extensão (curtas ou longas)? Falta recensear os visitantes não contabilizados como utilizadores registados e que até podem por posts no Fórum CCP, e no CPA desde que convidados.
Outra questão esta nas visualizações. Sem resposta às questões anteriores, como entender as 5938 vistas ao tópico fim-de-semana na Serra do fórum CCP? São de visitantes maioritariamente? Há lapso de escrita? Procurando identificar quais os temas preferidos pelos AC encontrei os seguintes: CPA tem como top a questão das áreas de serviço com 974 visitas, e que é também o tema mais participado, com 64 intervenções. Segue-se em importância o tema Federação/associativismo, repartido por dois tópicos com 562 e 554 vistas. E com mais de 600 vistas temos encontros, alarmes, gps, restaurantes, campismo e Boletim. Ficam de fora desta mini contabilidade os posts e vistas do Fórum anterior do CPA (desconheço o período de tempo).
Relativamente ao CCP para além do caso supra mencionado da Serra, o tópico como tiveram conhecimento do portal teve 2293 vistas, Nauticampo 1676 e também mais 628, Números extremamente elevados quando comparados com outros tópicos do mesmo fórum, como por exemplo acima das 600 visitas o caso de conversores de corrente com 798 vistas, gps (disperso por vários tópicos mas um deles com 2171 vistas e os demais com 763, 848, 513 e 345. São Pedro do Sul apresenta 1041 vistas, e um tópico CPA, o do 32º encontro tem 694 vistas, quase tantas como o mesmo tópico no Foro do CPA com 763 vistas. Note.se ainda que tópicos com títulos incaracterísticos como que se passa? 1139 vistas e de para quedas 1093 vistas, atingem valores muito significativos.
Conclusões a tirar? Por enquanto apenas muito subjectivas…
1) que há efectivo interesse de uma comunidade cibernética de auto caravanistas
2) que o tema associativismo é comum e pesado… 964 visitas no Fórum CCP e 562+554 nos dois tópicos sobre a Federação no Fórum CPA
3) Que o tema passeios, encontros, e áreas de serviço é muito procurado nos dois Fórum,
4) Que o Fórum CCP tem mais temas de carácter técnico que o Fórum CPA, por ex. pressão dos pneus com 777 vistas, seguros 562 visitas, aluguer da AC 445 visitas, fora o tema GPS e similares.
Quem explica melhor? À data de 20 de Novembro (2006) resolvi tentar entender a comunidade de AC auto caravanistas portugueses através dos dois sites mais activos, ou seja o fórum do CPA e o fórum do CCP. Isto permitiria se as análises forem objectivas…e a partir de dados objectivos melhor compreender quem somos, de onde vimos e para onde vamos. O que poderá ter interesse para os decisores e responsáveis por este sector a nível da estrutura organizativa, programas de actividade, atitude institucional perante terceiros e, naturalmente perante os associados directos.
A primeira questão prévia (para quem não tem formação economicista, nem matemática, nem informática) consiste m saber qual o universo envolvido, e qual a representatividade do segmento que se manifesta. Neste contexto a prioridade das preocupações e propostas do segmento que se manifesta é em si mesmo sintomática? À data encontrei referência a 175 utilizadores no fórum CPA e 157 no fórum CCP, que respectivamente colocaram 2327 posts e 1760 posts. Aqui nenhuma ilação se pode tirar: falta o desde quando? Qual o período de tempo destes registos? Quantos utilizadores são comuns? E ainda a natureza das mensagens (formais ou substanciais) e a extensão (curtas ou longas)? Falta recensear os visitantes não contabilizados como utilizadores registados e que até podem por posts no Fórum CCP, e no CPA desde que convidados.
Outra questão esta nas visualizações. Sem resposta às questões anteriores, como entender as 5938 vistas ao tópico fim-de-semana na Serra do fórum CCP? São de visitantes maioritariamente? Há lapso de escrita? Procurando identificar quais os temas preferidos pelos AC encontrei os seguintes: CPA tem como top a questão das áreas de serviço com 974 visitas, e que é também o tema mais participado, com 64 intervenções. Segue-se em importância o tema Federação/associativismo, repartido por dois tópicos com 562 e 554 vistas. E com mais de 600 vistas temos encontros, alarmes, gps, restaurantes, campismo e Boletim. Ficam de fora desta mini contabilidade os posts e vistas do Fórum anterior do CPA (desconheço o período de tempo).
Relativamente ao CCP para além do caso supra mencionado da Serra, o tópico como tiveram conhecimento do portal teve 2293 vistas, Nauticampo 1676 e também mais 628, Números extremamente elevados quando comparados com outros tópicos do mesmo fórum, como por exemplo acima das 600 visitas o caso de conversores de corrente com 798 vistas, gps (disperso por vários tópicos mas um deles com 2171 vistas e os demais com 763, 848, 513 e 345. São Pedro do Sul apresenta 1041 vistas, e um tópico CPA, o do 32º encontro tem 694 vistas, quase tantas como o mesmo tópico no Foro do CPA com 763 vistas. Note.se ainda que tópicos com títulos incaracterísticos como que se passa? 1139 vistas e de para quedas 1093 vistas, atingem valores muito significativos.
Conclusões a tirar? Por enquanto apenas muito subjectivas…
1) que há efectivo interesse de uma comunidade cibernética de auto caravanistas
2) que o tema associativismo é comum e pesado… 964 visitas no Fórum CCP e 562+554 nos dois tópicos sobre a Federação no Fórum CPA
3) Que o tema passeios, encontros, e áreas de serviço é muito procurado nos dois Fórum,
4) Que o Fórum CCP tem mais temas de carácter técnico que o Fórum CPA, por ex. pressão dos pneus com 777 vistas, seguros 562 visitas, aluguer da AC 445 visitas, fora o tema GPS e similares.
5) Que o Fórum CPA tem mais temas de tipo organizativo, encontros, estatutos 560 vistas, quotas 469, campismo, cartilha dos AC 407, projecto de Lei na AR 326, sem prejuízo também do tema gps com 621 vistas.
Conclusão: Está no título…Quem explica melhor? A melhor maneira de dar respostas muitas vezes é fazer perguntas. A título muito pessoal, muito subjectivo, e como “aprendiz” diria que há alguma lógica nos números. Descontando todas as reservas pelos tecnicistas, o pragmatismo indicia que há complementaridade entre os dois Fórum, que não se sobrepõem nem se excluem, um o CPA, é mais institucional, organizativo, administrativo e quiçá, político (isto é institucional e estratégico), o outro o CCP, é mais espontâneo, mais técnico, mais utilitário (isto é prático e táctico). Por mim não dispenso os dois. Quem explica melhor?
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