quarta-feira, agosto 01, 2007

Guia do comportamento cívico dos autocaravanistas



Saiu agora (Agosto) em suplemento a duas das mais importanets revistas francesas de AC, respectivamente o Le Monde du Camping Car e o Camping Car Magazine, um guia gratuito com um título chamativo :
CAMPING-CAR CITOYEN
e com sub titulo
GUIDE DU SAVOIR VIVRE.

Como aqui não se esconde a informação pertinente aos autocaravanistas, e pelo contarrário a regra é a da partilha do conhecimento as fontes aqui vão indicadas das origens da elaboraçao deste Guia:
http://www.accueil-camping-car.com/
http://www.syndicat-vehicules-loisirs.com/


Por outro lado, como nem todos os interessados são da minha geração, em que no liceu tinhamos 5 anos de francês, aui vai em flash os tópicos mais significativos....desde logo fica a observação sobre a correcção da tradução. Optou-se por uma versão idiomática e não pela tradução literal. E daí que outras sejam possíveis o autocaravanista cívico, o dever de cidadania do autocaravanista, etc...e que diz autocaravanista diz automobilista, diz cidadão, diz membro de forum de autocaravanismo...afinal, do que se trata é de cultura cívica e de civilidade de comportamentos!


Ora bem, segundo esta publicação, em França anotam-se 150.000 autocaravanas em circulação e um nível intelectual dos seus condutores...20% são quadrso e profissões liberais, 23% empregados médios, 24% diversos incluindo empresários e reformados provavelmente na proporção das qualificações dos que estão em actividade e 6% de professores, além de industriais e gerentes na proporção de 2%...


Tem interesse anotar o codigo RESPECT que é divulgado por várias associações de autocaravanistas, espécie de mini cartilha, ou de regras de ouro que se resumem no seguintes principios que constam de autocolante adequado.




Respeitar a natureza

Evitar concentrações de autocaravanas

Só estacionar em lugares apropriados

Privilegiar o comércio local

Estar e ser discreto e cortez

Comunicar com o próximo

Tentar cumprir e manter estes principios


O desenvolvimento das regras resulta do que em português se diz:

BOM SENSO e BOM GOSTO

Isto decorre de alguns parametros faceis de entender...que um local de estacionamento de uma autocaravana deve ter 3mX8m, pelo que quem exceder o espaço disponivel, não deve estacionar nem pernoitar...que os parquimetros são para pagar...que não se deve estacionar no mesmo local mais do que 48h... que não se deve acampar, isto é exceder o espaço de estacionamento, mesmo em caso de pernoita, que não se deve estacionar em locais que prejudiquem monumentos, habitações, direito de vistas etc...que as aguas sujas (negras e cinzentas) não são de despejo ao deus dará, que os lixos são para colocar no respectivo caixote...etc etc...enfim, civismo puro e simples, apenas mais exigente face às dimensões avantajadas de uma autocaravana face a um ligeiro familiar!
Boas férias!

Sem comentários: