IV Reunião Trimestral do ONGA, I trimestre de 2011
Observatório Não Governamental para o Autocaravanismo
Sob a presidência o ACP, e nas suas instalações da sede, na da sala Real Príncipe D. Afonso, decorreram no passado dia 15 de fevereiro os trabalhos do ONGA orientados pelo Dr. Luis Figueiredo, DG do ACP, em representação do Presidente Carlos Barbosa.
Participaram nesta reunião, O MIDAP, representado pelo Eng. Filipe Seco Santos, o CAB, por João Firmino, a AECAMP pelo Dr. Manuel Dias, a FCMP pelo Dr. Fernando Cipriano, e ACAP pela Dra Rosário Archer. O Engª Trigoso, representante da PRP justificou a sua ausência. Intervieram também na reunião presentes o Secretário-Geral do ONGA, Prof. Doutor Luis Nandin de Carvalho, e a Exma. Sra. Dª Rosa Fernandes, secretária da secção de Autocaravanismo do ACP.
ACAP adere ao ONGA
Foi saudada a presença da representante da ACAP, Dra Rosário Archer, que pela primeira vez participou numa reunião do Observatório, e que divulgou estimativas relativas ao número de autocaravanas entradas no Pais nos ultimos 8 anos, rondam as 8.000, bem como números de vendas anuais de cerca de 900/ano, dos quais apenas 30% de veículos novos. Porém estima-se que o numero total actual de autocaravanas em Portugal seja nos últimos 8 anos em Portugal - 8.000. Mas o parque total em circulação que estimado, é um número de 15.000-18.000 unidades A propósito de estatísticas, o representante do ACP admitiu estarem filiados no clube cerca de 2.200 sócios autocaravanistas. Porém todos convieram de que nãos e dispõe ainda em Portugal de dados estatísticos fiáveis sobre este setor de turismo rodoviário.
Em breve web site e logotipo do ONGA
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.
O Dr. Luis Figueiredo anunciou estar em bom ritmo de preparação o web site do ONGA, que logo que finalizado em projeto será submetido à apreciação dos seus membros. Por outro lado foi distribuído pelos presentes o logótipo final do Observatório que foi unanimemente adotado, e que teve em conta as observações já colhidas em anterior reunião, prevendo-se para muito breve a sua divulgação pública.
Campanha pedagógica da ética autocaravanista em projecto
Os membros do Observatório refletiram e debateram longamente os contornos concretos de uma campanha nacional que o Observatório aprovou e patrocinará com vista a desenvolver e promover a pedagogia da ética Autocaravanista, adotada por autorregulação do próprio Movimento Autocaravanista, e consubstanciada pela Plataforma da Filosofia, Doutrina e Ética já subscrita por doze entidades deste setor, e que recebeu declarações de intenção quanto a sua edição e divulgação por todos os membros do ONGA.
Congratulação pelo novo regime de ordenamento Ambiental
Relativamente à recente publicação da deliberação do Conselho de Ministros nº 11-b de 4 de fevereiro de 2011, relativa ao plano de ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, objeto aliás da participação do ONGA na consulta pública através de parecer emitido na I Reunião do ONGA de 6 de maio de 2010, entendeu o Observatório congratular-se pela consagração da generalidade das medidas propostas, e que procuram criar, em compatibilidade com as politicas ecoambientais, novas condições para a prática do autocaravanismo itinerante e com recurso à tipologia dos empreendimentos turísticos, de parques de campismo e de autocaravanas, para além de outros apoios e infraestruturas ainda não tipificadas na legislação.
Prosseguem avanços no dosiser sobre sinalizaçao turistica
Foi anunciado que a PRP esta a finalizar a recolha de elementos de direito comparado sobre a problemática da sinalização turística de interesse para o Autocaravanismo. A FCMP renovou a este propósito da sua oferta de cedência de direitos de registo das marcas, logótipos e simbologia do autocaravanismo de que dispõe no INPI para efeitos de sinalização, assunto que se mantém pendente de estudo na ANSR.
Convite a ANMP para integrar o ONGA
Os membros do ONGA subscreveram por unanimidade o convite à ANMP- Associação Nacional dos Municípios Portugueses, para se fazer representar na reunião do II trimestre agendada para o próximo dia 4 de maio, quarta-feira e de cuja ordem de trabalhos constarão desde já as seguintes temáticas:
Próximos temas em agenda
- Sinalização de trânsito para o Autocaravanismo
- Campanha pedagógica da ética autocaravanista, baseada nos princípios do setor
- Estudo de prémios ao desenvolvimento do autocaravanismo responsável
- Apreciação do web site do ONGA
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.
Sem comentários:
Enviar um comentário