segunda-feira, junho 15, 2009

Noite 1 em autocaravana nos feriados de Junho de 2009: De Alenquer a Gaia

(Gamo do Parque Biológico de Gaia)

Percurso até a noite 1, em Vila Nova de Gaia, 7 de Junho 09.

Saída já tarde de Alenquer. Pelas 18h.

De manhã praia no Forte Salazar, em São João, almoço em casa, familiar, depois passagem por Lisboa, votação em Alenquer e so depois o apresto da equipagem. Na Galp entram 60 litros, o plafond máximo com o desconto de 5cents do talão continente, mais os 5 cents do cartão fast galp e ainda de retorno mais um talão de 5 cents, total de 15 cents de benéfico por litro, em que este fica então por cerca de 0.85€, ou seja mais em conta que a generalidade dos preços em Espanha.
Tempo de cinza clara com chuva.


Pelo caminho telefonema para o Parque Biológico. Estão abertos? Até que horas? E têm lugar livre no parque de autocaravanas?


Que sim, sim. Estão abertos até às 23h, e há lugares livres. Então bora lá. Sempre pela auto-estrada, tudo a direito, e depois do desvio para a ponte do Feixo, atenção à saída para….Avintes…é mesmo aí, curva para a direita e depois em frente, a partir da segunda rotunda, atenção, virar a esquerda (estão lá sinais e placas) e depois é seguir a sinalização.

O parque apareceu do lado direito, fechado. Não tem problema, toca-se a campainha e as portas, após um convicto abre-te Sésamo, abrem-se mesmo…mas atenção, só pronunciar as palavras mágicas após tocar a campainha senão o feitiço não produz efeito. Pois então entra-se e seguem-se as setas ate a recepção.


Ali informam-nos que estão abertos 24h e portanto é chegar, tocar a campainha, ir a recepção, buscar a chave de entrada do parque das autocaravanas (fechado e aferrolhado) e com escolta….escolher então o lugar. Optamos por pagar logo: 12 euros incluindo a autocaravana, os dois passageiros, contas de multiplicar 4X3, em que o preço pelos ocupantes dá direito gratuito a vista do parque ecológico e biológico que me condições normais custa 5 euros por adulto. Bom negócio portanto. E justifica-se plenamente.


Foi fácil, escolher lugar, éramos os únicos! E à pergunta, sempre cheios? a resposta melancólica…apenas umas duas autocaravanas por fim de semana…pouca gente.


Eram então horas de jantar até já passadas as 21h. No parque já estava tudo fechado. Onde jantar? O guarda muito politicamente correcto lá explicou, sobem até ao Millennium, viram a esquerda, e aí tem 2 soluções uma em frente a doutra, a da esquerda é a mais popular a da direita não. Ora o jantar era de anos, e mesmo sem saber o resultado das eleições escolhemos a solução menos popular.


Não nos arrependemos, e recomendamos a Casa do Forno. Éramos os únicos clientes, ficámos lado a lado, numa mesa de 4 frente a um plasma que permitiu acompanhar a noite eleitoral e a parte gastronómica excelente, e com a conta total de 28€, incluindo, broa de Avintes no cesto de pão, duas doses, vinho, sobremesa, café…pessoal diligente, decoração suficiente e apresentação adequada.

Regresso a passo curto para esmoer o jantar e fugir ás negaças da chuva, toque de campainha no portão fechado, depois o abre-te Sésamo, que só entreabriu à medida de duas pessoas, e já não escancarou à medida da autocaravana, como da outra vez. Chuvinhava e a chave do portão do parque das AC não funcionava! Claro que só havia a solução de ir a recepção e gentilmente o guarda lá nos escoltou outra vez e resolveu o mistério: a fechadura visível era antiga e não funcionava, a verdadeira e operacional funcionava mas não era visível sem luz! Mistério solucionado, seguimos para a semovente.

Ainda deu para espreitar a televisão. Noite de resultados eleitorais assim obriga, a ouvir em directos os comentários dos leaders e alternativos candidatos. Interessante!

Seguiu-se o sono mas com vários acordares de noite. Rajadas de chuva, pingos grosso de água a sugerir granizo, e enxurrada diluviana, a semovente mal aparelhada para servir de arca de Noé.
E a propósito de Arca de Noé...aqui ficam já as fotos tiradas no dia seguinte, como se comprova, debaixo de chuva!


ver nota anterior em:

http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2009/06/feriados-de-junho-de-2009-do-minho.html

ver nota seguinte em:

http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2009/06/noite-2-em-autocaravana-nos-feriados-de.html

Sem comentários: