segunda-feira, junho 29, 2009

O estacionamento e pernoitas de AC: Reedição de mesa redonda promovida pela Newslleter



Reedição da reportagem da Newslleter realizada em Abril de 2008
e ja publicada aqui




ESTACIONAMENTOS E PERNOITAS
II Mesa Redonda sobre Autocaravanismo:

O problema da pernoita e estacionamento


Introdução.

Depois das nossas entrevistas a Mr. Bogus e Herr Knauser, e já depois de realizada a I Mesa Redonda sobre Autocaravanismo realizada em Paris com aqueles personagens, e também Lady Nokya, recebemos na Newswletter criticas construtivas no sentido de se continuar esta forma inovadora de comunicação, e reflexão, sobre o autocaravanismo, introduzida pela Newsletter, mas com intervenção de um moderador, que não devia ter participação no debate.


Outra crítica e sugestão, foi de não restringir a participação só a estrangeiros, e passar a ter um comentarista nacional também, e reduzir a extensão das mesas redondas.


De boamente aceitamos tais contributos. O moderador não vai participar, a extensão está reduzida, e participa nesta mesa redonda o português Mário da Selva, convidado para o efeito. Assim teremos, Lady Nokya, Mr. Bogus, Mário da Selva, estando Herr Knauser ausente porque foi até ao Bar do Além.


Moderação a cargo do redactor principal da Newsletter que se assina, como sempre,Decarvalho


Decarvalho. Bom dia as minhas boas vindas a Mário da Selva, que saúdo pela primeira vez nestas iniciativas, e os meus cumprimentos devidos a Lady Nokya e a Mr. Bogus. Grato pela vossa disponibilidade. O tema hoje posto a vossa consideração diz respeito à questão do estacionamento e pernoita das autocaravanas, que vamos desenvolver durante apenas quinze minutos.


Como já começa a ser uma tradição, a palavra para Lady Nokya.


Lady Nokya.Ora bons dias a todos. Ainda bem que desta vez o moderador não participa na mesa redonda, porque da última vez fiquei muito insatisfeita com a situação. Houve falta de isenção, e um privilégio injustificado para a mesma pessoa moderar e intervir….



Decarvalho. Peço desculpa. A situação foi avaliada, e como somos pessoas de bem, aqui nesta Newsletter, o Conselho de Redacção aceitou a crítica, e corrigiu como vê. Só exprimem opinião os três convidados de hoje, eu vou limitar-me a moderar os tempos de intervenção para dar igual oportunidade a todos de forma igual. Já agora, pedia ao Sr. Mário da Selva o favor de tirar o boné da cabeça.


Lady Nokya. Pois, pois…acho bem. Ora eu sou de opinião que mais uma vez este é um falso problema. As autocaravanasquando não estão a rolar, só podem estar em três locais, nos stands…antes de serem vendidas….nas garagens durante as revisões, e nos parques de campismo….


Sr. Mário da Selva. Ora essa! Vejam, lá esta …


Lady Nokya. Ora o traste!


De Carvalho. Por favor, tenham calma! Lady Nokya tem inteiro direito a exprimir-se como entende, e o Sr. Mário da Selva terá de compreender que não é juiz da opinião dos outros.


Lady Nokya.Muito obrigado. Quero explicar que as autocaravanas servem para fazer campismo e são iguais às caravanas. Portanto, não podem estacionar na via publica ou nos parques de estacionamento com gente dentro, e muito menos pernoitarem fora dos parques de campismo.


Sr.Mário da Selva. Olha-me esta!


Decarvalho.Meu caro amigo veja lá se se comporta, não posso admitir aqui os hábitos que parece que traz de outros lados…


Lady Nokya. Então vou concluir. As autocaravanas não podem invadir espaços que são reservados para as viaturas ligeiras, sejam em parques de estacionamento demarcados, e assinalados, seja em ruas ou estradas, seja mesmo em campos livres e públicos. Claro que nada tenho a dizer se uma autocaravana estacionar, e ate pernoitar num jardim ou num pátio privado….também podem por uma tenda na relva do jardim da casa de cada um, ou uma caravana...e até dormir lá dentro!


Decarvalho. Bem já concluiu o seu pensamento?…vou dar então a palavra ao Sr. Mário da Selva.


Lady Nokya. Só quero acrescentar que a minha federação federativa dos confederados esta comigo!


Sr. Mário da Selva. Olha, agora o moderador não moderou a Senhora, lá por ser Lady… concerteza. Aliás esta coisa dos Blogues…só serve para tirar força aos fóruns legítimos que há sobre autocaravanismo…se calhar é para quem quer poleiro…e depois não interagem com a opinião dos outros, fecham-se em copas….são é meros prolongamentos dos egos de quem lá escreve…e depois só servem para mandar palpites para o ar…a fazer é que é….fazer coisas pois então….lá por eu não ter ido para o Liceu, ou para a Universidade ...


Decarvalho. Meu caro, não vou descer ao seu nível, mas agradeço que se pronuncie sobre o tema que esta na mesa. Não aceitou estar presente? É isso que vai fazer agora?


Sr. Mário da Selva.Então é assim. Eu acho que quem comprou uma autocaravana gastou uma data de pastel, pagou muitos euros de impostos, e paga também selo dos mais caros, e prontos, acho que podemos parar em qualquer lado como um carro ligeiro. Não nos podem impedir de estacionar onde haja um lugar livre…nem na praia, nem na praça pública, nem num campo ou numa pradaria. Olhem eu tenho aqui uma fotocopia da carta da GNR que diz que há sinais ilegais de proibição de estacionamento de autocaravanas, está aqui, tão a ver? Este papel anda sempre comigo., está até no sítio do CPA…A mim ninguém me cala…


Decarvalho. Já concluiu o seu raciocínio?


Sr. Mário da Selva. Ainda não. Quero dizer mais umas coisas. Acho que se não estiver ninguém a ver também podemos desenrolar o toldo da autocaravana, e por umas mesas cá fora, e as cadeiras. Tenho também um fogareiro a carvão e já fiz umas belas sardinhas, olarila, em Porto Covo mesmo junto as arribas…isso é que é vida! Antes de ter uma autocaravana, no tempo do furgon emprestado lá na empresa, ate parávamos nos miradouros, e era por uma manta no chão, e a minha Maria fazia sempre uns petiscos para a rapaziada que vinha connosco, era o belo do chouriço assado, as febras na grelha! Tão a ver? Gandas festas e convívios com um copo de tinto.


Decarvalho. Bem, vamos concluir uma primeira ronda. Mr. Bogus que acha de tudo isto? Até agora só o vi franzir a testa!


Mr. Bogus. Bons Dias a todos, apara começar, e muito obrigado para o convite da Newsletter para debater estes temas. Eu acho muito bem esta iniciativa do Blog, e ate me parece que os Fóruns não criam condições como estas para aqui falarmos entre nós sobre os temas do autocaravanismo. Faz falta também a realização de seminarios com uma assitência participativa, e um grupo de trabalho que se daocumentasse e obtivesse elementos de informação. Quanto à questão de fundo, eu vivo em Portugal há menos tempo que Lady Nokya que já fala sem sotaque. Eu ainda não domino bem a língua portuguesa, e por isso peço sempre aqui ao Decarvalho para depois rever os meus textos.Para mim é tudo uma questão de fair play.


Sr. Mário da Selva. Olha, olha, com palavras caras só para impressionar o pessoal… e a mandar palpites e ideias como o Decarvalho nos foruns...lá fazer, ele não faz! e depois nem responde aos posts e deixa a malta a falar sozinha...


Lady Nokya. Shiu shiu….


Decarvalho. Ora vamos lá para a frente….


Mr. Bogus.Ora bem quero dizer em português, que é um questão de bom senso e de bom gosto. Isto quer para as autoridades, quer para os autocaravanistas. Por exemplo é diferente estacionar junto a uma praia no verão, como muita pressão da população, e no Inverno em que estão desertas....e em qualquer caso, uma autocaravana não deve estacionar em paralelo à linha da praia, porque com isso ocupa vários lugares para automóveis ligeiros… Eu acho que o meu direito acaba quando começa o dos outros!E acho bem que haja proibições de estacionamento, e até de pernoita para as autocaravanas…


Lady Nokya. Muito bem! Devem é ir para os parques de campismo, e terem todos cartas de campista da federação.


Sr. Mário da Selva. Muito mal , muito mal mesmo! Deves é estar feito com os parques de campismo…ora toma ! eu nos parques de campismo? Querias não querias? Se calhar até tens um, ou és amigo de alguém que quer encher o parque á custa dos meus bolsos!


Decarvalho. Sr. Mário…Sr. Mário da Selva, então? Modere-se…


Mr. Bogus. Meus caros, eu entendo que uma autocaravana é um veículo ligeiro especial, por causa do seu gabarito em altura, em largura e em comprimento…e até agradeço às autoridades que sinalizem ruas estreitas, com varandas, baixas ou sem saída, para evitar colocar-me em situações difíceis de insegurança na condução…Para além disso, acho que uma autocaravana deve ter lugares adequados às suas dimensões para estacionar, seja temporariamente, ao pé de monumentos, dos centros das cidades, junto a museus, nas praias etc, seja mesmo para pernoita, e até para poder dispor de serviços como de abastecimento de agua, de despejos etc…E acho que se deve pagar! Se há serviço há um custo, se há um custo por um serviço individual, devo pagar! Também pago nas auto-estradas!


Lady Nokya. Para isso há os parques de campismo!


Sr. Mário da Selva. Era o que mais faltava! Eu já pago impostos! se há serviços, as Câmaras que os paguem! E é se querem ter lá o pessoal a consumir…


Decarvalho. Ora bem. Já temos três posições distintas. Há quem ache que os autocaravanistas devem estacionar, pernoitar e terem serviços nos parques de campismo, há quem ache que se deve respeitar a livre circulação estacionamento e pernoita sem restrições, e com serviços gratuitos camarários, e ainda, temos a posição de quem entende que deve haver regulamentação, e lugares adequados e pagos apropriados para autocaravanas….Vamos agora a uma segunda volta de opiniões.


Lady Nokya. Pois então eu vou dar mais uns argumentos de arrasar. Sabem como é na Croácia…pois durante o dia ainda se tolera o estacionamento de autocaravanas ao pé das praias e das cidades, os coitados tem poucos transportes públicos, e milhões de turistas, e não é fácil fazer as ligações entre os campings e os locais a visitar….mas meus amigos, oiça lá Oh Sr Mário da Selva, não esteja a limpar as unhas, ora faz favor…mas à noite, e sublinho, à noite, vai tudo para os parques de campismo ou é multado! MAS não é só lá, em Espanha na zona de Pensicola, os proprietários dos parques de campismo também se juntaram, e vão obter das autoridades regulamentação muito dura para quem está a prejudicar o negócio dos campings, que custaram muito dinheiro a fazer…Em Portugal devia ser o mesmo. Só nos Campismos, ou em lugares que a minha federação federativa dos confederados autorizar, licenciar e sinalizar.


Sr. Mario da Selva. Era o que mais faltava. Eu não dou dinheiro a ganhar aos parques de campismo quero lá saber disso! Eu é só liberdade, então o País não é livre depois do 25 de Abril? Já acabaram os direitos de protecção dos capitalistas! Eu tenho tudo na minha casinha rolante, ele é o frigorifico, a caminha, o sanitário, o fogão…aguas correntes e quentes…não preciso do campismo para nada, tenho até energia solar que me dá autonomia completa…não preciso dos serviços dos campings, nem pago!


Mr. Bogus. Bem, bem…O importante é a liberdade escolha consciente e responsável. Eu em certas circunstânciais vou sempre para parques de campismo, por exemplo quando preciso de fazer mudanças de água, descargas de sujas, ou também, reabastecimento eléctrico, ou mesmo descansar com mais vagar…e ainda por razões de segurança. Em outras situações fico sempre fora de parques de campismo, por exemplo quando há locais de estacionamento adequados e reservados a autocaravanas, e cada vez há mais, em Portugal e no estrangeiro, então nem se fala…e ainda fico a pernoitar e a estacionar, sempre que o gabarito da minha autocaravana não incomoda os outros, e me permite a segurança e conforto da dormida!


Decarvalho. Vamos ter que terminar e já esgotamos o tempo disponível. À laia de conclusão, registo que a questão dos parques de campismo merecia ser aprofundada, pois a questão da concorrência desleal já hoje se verifica entre os parques de campismo municipais, associativos e os privados, que praticam preços não subsidiados nem comparticipados…e por outro lado, não há que falar em concorrência desleal se estamos perante um parque de campismo municipal, e uma área de serviços municipal também…Finalmente, parece de facto um abuso que haja autocaravanistas que estacionam nos parques fronteiros a parques de campismo, beneficiando destas infra-estruturas, da segurança e até dos serviços do parque, onde as vezes entram à socapa para utilizar piscinas, sanitários, mercearias a seu belo prazer…


Mário da Selva. Claro, desenrasca-se, quem souber…safa-se sempre!


Lady Nokya.Não tem nem educação!


Mr. Bogus. Não podemos ser fundamentalistas nem maximalistas, o autocaravanismo ainda esta numa fase de expansão e de afirmação e por isso…. eu por mim concordo em linhas gerais coma posição das Autoridades de Trfaego espanholas de 2008, e do Governo Francês desde 2004....


Todos: Onde...onde? onde?


Mr.Bogus. Ora vejam aqui:



Decarvalho. Ora bem, afinal queriam, e não aceitam a moderação! Ora cabe-me concluir, agradecendo o empenho e entusiasmo dos presentes, manifestando a expectativa de os nossos leitores…apreciarem este trabalho….sabem que por dia excedemos com frequência as 250 páginas do site vistas? E esperando aqui voltar com outros temas de interesse para a comunidade do autocaravanismo, despeço-me de todos. Bem Hajam
Nota: a primeira mesa redonda sobre autocaravanismo (Março de 2008) pode ser lida em:

Sem comentários: