sexta-feira, setembro 19, 2008

reformados noruegueses adoptam pela qualidade de vida em autocaravanas

Geração sénior à procura da liberdade opta por autocaravanas na Noruega....

“ When I’m sixty-six, I’ll do what I want" é um verso retirado de um sucesso musical que atingiu os tops noruegueses há alguns anos atrás. Actualmente, esta máxima faz todo o sentido para uma grande parte dos pensionistas noruegueses, abençoados com uma boa saúde, uma situação financeira estável e um enorme desejo de viajar. O facto de existir um número crescente a adquirir autocaravanas e a traçar a sua própria rota de férias, reflecte esta tendência de procura de liberdade.
Flexibilidade
Muitos adquirem uma autocaravana aquando da emancipação dos seus filhos.Pensionistas activos apreciam a flexibilidade que a autocaravana proporciona; podem visitar uma variedade de destinos e existe uma menor necessidade no que diz respeito à sua manutenção comparativamente com barcos ou casas de férias.Os pensionistas noruegueses também não são tão afectados pelo aumento do custo de vida comparativamente com outros grupos. Desta forma, eles passam a constituir um segmento crescente no mercado do autocaravanismo.

Åse e Alf Vige desfrutam a sua viagem anual a Espanha na sua autocaravana.
Fotografia: Nicolay Prebensen/Scanpix.

As autocaravanas estão a tornar-se mais luxuosas. Bens de conforto, tais como sofás em pele, plasmas, banda larga e máquinas de lavar, há muito que deixaram de ser consideradas raridades. E mais, as autocaravanas na Noruega são bem mais espaçosas, tendo um comprimento médio de sete metros.
Melhores instalações
Prevê-se que, na Noruega, o número de autocaravanas atinja os 25 000 em 2008. Muitos municípios estão a prepara-se para uma forte afluência de caravanistas.Apesar dos regulamentos de parqueamento se aplicarem quer a veículos comuns, quer a autocaravanas, estão a ser criadas áreas de descanso nas vias rápidas, sendo particularmente adequadas a este tipo de veículos de maiores dimensões. Parques de campismo e algumas áreas de serviço já dispõem de instalações para esvaziar os resíduos de água e os detritos e para reabastecer o depósito de água.
Conduzir com precaução
É importante demostrar respeito pelo trânsito quando se conduz uma autocaravana.Como estes veículos gigantescos pesam cerca de 3,5 toneladas, será aconselhável dar passagem a outros veículos de forma a evitar a formação de filas. A largura destes, entre 2,2 e 2,3 metros, torna a precaução na condução essencial em ruas mais estreitas.

A queda de água Låtefoss no município de Odda a situada a ocidente na Noruega.
Fotografia: Arne Nævra/Scanpix.
Vantagens
Se questionar um pensionista, a razão pela qual optou por uma autocaravana, provavelmente irá afirmar que, desta forma, dispõe do seu próprio hotel e restaurante para onde quer que se desloque. E melhor de tudo: antes de se sentar ao volante, não tem que decidir o destino a tomar.

Sem comentários: