Daí o convite: vejam devagar estes slides, atentem nas legendas, e só depois vejam o texto: em primeiro lugar o desta introdução, e depois os que se lhe seguem por cada um dos dias de viagem, a mensagem implícita e expressa é só uma: Vale a pena sair do País para se conhecer melhor o que nos rodeia, e a nós próprios. Vale a pena ir até às Espanhas, vale a pena ir a França e mais além aonde a bolsa, o tempo, a companhia, o clima, as motivações nos levarem.
Não há que ter medo! nem de não se falar espanhol, ou francês, ou qualquer outra língua europeia, pois com gestos, com apontar de dedo...para um menú, para o prato do lado, para os produtos a comprar, e mais mímica adequada, mais uns please, merci, ciao, olá, yes, non, ajudados por GPS, mapas, e guias turisticos....quem tem boca vai a Roma!
Não há que ter medo de inseguranças, de preços altos, de surpresas desgradáveis de falta de lugar para a autocaravana estacionar, ou pernoitar. Se não é aqui e já, é decerto daqui a uma meia hora, e a mais uns poucos de KM.
Comecemos porém com uma séria advertência:
Convem preparar a viagem, o que não é nada o mesmo que planificar itinerários, com calendários e horários. O que se exige ao autocaravanista cuidadoso, é que esteja informado e que tenha planeado a viagem (nada de planificar), ou seja, que tenha reunido informação suficiente sobre os seus pontos de interesse, seja pela internet, seja ainda pelo método clássico das brochuras dos serviços de turismo das embaixadas, seja pelos guais de turismo e cultura em geral, e muito específicamente do autocaravanimo, seja ainda pelos blogs de viagens e de autocaravanismo. Vveja-se uma lista séria dos mais actualizados em:
http://www.cab-circulo.blogspot.com/
Depois, há que definir alguns cenários alternativos com a consorte ou co-piloto: dependendo do clima, do grau de satisfação que se for concretizando, de dicas de ultima hora, quantas vezes resultado de um encontro fortuito com outro autocaravanista on the road..., ou melhor, on the parking..validado em plenário logo ali, no cockpit da semovente!
O que é verdade, é que o orçamento não é problema quando comparado com os termos portugueses. Desta feita, o gasóleo comprou-se a 97 cêntimos (supermercado Carrefour em França) ou mesmo a 91,5 cêntimos (no Gildo em Espanha junto à Fronteira de Vilar Formoso) quando em Portugal estava na auto-estrada a 1.05/1.06!
Refeições houve para dois, em restaurantes, por menos de 20€, e a mais cara saiu por 35€. Quanto às refeições tomadas na autocaravana, como e calcula ficam por uma fracção dos preços de restaurante mais em conta...Mas nada de cozidos à portuguesa, pézinhos de coentrada ou feijoadas...
Também as entradas em museus ou outros locais de cultura e turismo oscilaram desde os gratuitos...até entre 2,5€ (museu do Vinho e da Batellerie em Bergerac) e os 12€ da viagem de barca na descida da corrente de Huchet (Lago Leon, nas Landes).
Finalmente uma nota sobre acessórios, sobressalentes, consumiveis e até reparações pontuais: Não há que ter receios de faltas de apoio, pelo menos em França, existem numerosos concessionarios de autocaravanas com oficinas de serviço, postos de venda de acessórios (baterias por exemplo!) e ainda exitem várias garagens de desempanagem especializadas em autocaravanas, e seus equipamentos: boilers, frigorificos, parabólicas, fogão, sistema eléctrico etc. Onde encontrar? no Guia editado este ano do Petit Futé sobre autocaravanismo, há a indicação em cada região ou percurso deste tipo de serviços...preço do guia 12€!
Relativamente ao estacionamento e pernoita de autocaravanas, a oferta é vasta quer em Espanha e principalmente em França, e há disponiveis, desde as situações gratuitas ate às pagas, onde verificámos preços desde 4€ até ao máximo de 9 €...claro que estamos perante países com tradição positiva de clubismo autocaravanista, e de uma consciência política do autocaravanismo quer a nível governamental, quer autárquico, e que só agora encontrou eco em Portugal, com o Projecto de Lei nº778/X, infelizmente vetado por uma maioria para...lamentar.
Ora, desta vez e em resumo, que será desenvolvido em posts seguintes, temos....
Saída do Alenquer Camping na manhã de domingo dia 28 de Junho. Na véspera tivemos oportunidade de lá jantar e participar numa Tertúlia do Bar do Além muito especial - de evocação ritual do fogo de São João por ocasião do Solstício (vejam só os intressados) em:
http://bardoalem.blogspot.com/2009/06/cerimonia-de-evocacao-do-solsticio-do.html
Regresso segunda feira dia 6 de Julho, a Alenquer saídos de St. Jean de Pied de Port. Foram pois 8 noites...e 9 dias de viagem.
KM feitos 3.700, custo em gasóleo, aproximadamente 370€.
- médias de consumo entre 9L/100 ( media ate 90Km/H até 12L/100 (media de cerca de 120Km/H, e com velocidade estabilizada de 100/110Km/H cerca de 10.3L/100.
dormidas sempre fora de campings (aconteceu desta vez, e por mero acaso...)
- area AC de Milady (Biarritz) gratuita até final de Junho
- area AC de St Pée de Nivelle - 4 euros (12 h)
- area de AC de Soulac s/ Mer, gratuita
- area de AC do Camping Campeole, Rivedoux, Ilha de Ré, 9€ (fora do camping)
- area de AC de Les Eysies- 4 euros
- area de AC de Moissac, gratuita
- area de AC do Lago Leon- 8 euros
-area de St. Jean de Pied de Port- 5 euros
Quanto ao orçamento total...fica aqui a nota que por cada um dos 9 dias de andamento em autocaravana se ficou em média, com a despesa a olhómetro, de 100€. Por isso, cada um tirará as suas conclusões...esta factura pode ser bem mais elevada se a escolha da velocidade, dos trajectos de portagem em auto-estrada, as entradas de museus e saídas para refeições fora, se avantajar em número e preço. Pelo contrário, se mais refeições forem cozinhadas in house, mais estradas nacionais se utilizem e a velocidade moderada, menos museus visitados, e até com mais dias de estadia, possam redundar numa factura de orçamento mais baixo.
A todos...boas voltas e reviravoltas, inclusivé de neurónios, sempre de semovente, e na companhia das respectivas consortes. E que as férias sejam reparadoras para quem as mereceu!
Links para os posts seguintes:
Introdução, reusmo e plano de viagem
1ª etapa (Alenquer-Alaejos- Birratitz)
2ª etapa (Biarritz- Anglet-Ainhoa-St Pée de Nivelle)
3ª etapa (St.Pée de Nivelle- Cadillac-Médoc- Soulac s/ Mer)
4ª etapa (Soulac s/ Mer-Royan-Rochefort-Ilha de Ré)
5ª etapa (Ilha de Ré-Saintes-Angoulême-Ribeirac-Bergerac-Les Eysies de Tayac)
6ª etapa (Les Eysies de Tayac, La Roque-St Cirq Lapopie, Moissac)
7ª etapa (Moissac-Agen- Cadillac- Bordeaux-Lac Leon)
8ª etapa (Lac leon-Anglet-St Jean Pied de Port)
9ª e ultima etapa (St Jean Pied de Port-Puente de la Reina, San Domingo de Calzada- Alenquer)
1 comentário:
Caro Amigo,
Como muito bem diz, não há que ter medo. Quantas vezes, também eu tenho de apontar com o dedo? Quanto aos preços também não é de assustar, até porque cá dentro já se praticam preços europeus, para não dizer mais caros em alguns produtos. Quanto a mim, a diferença entre o sair ou não sair do país está no que se gasta na viagem, porque em alimentação se cá ficarmos também temos de comer e os preços não são assim tão diferentes.
Gostei da sua narrativa e fico à espera de mais.
Um abraço
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