quinta-feira, julho 16, 2009

Férias verão 2009:5ªetape da Ilha de Ré a Les Eysies de Tayac


5ª Noite Les Eysies de Tayac

Ribombar de trovoada e relampejar foram os matutinos despertadores, e insistentes. A chuva forte só ajudava ao cenário de tempestade. Era sinal de partida mais para o centro do Pais, pois jornais e telejornais e rádio eram uniformes:
"Orages partout!"

Pois foi então levantar ferro (do travão de mão) depois de mais um banho nos chuveiros locais, e o pequeno-almoço da ordem. Fazer a toilette da semovente é que não foi possível, estava entupido o escoadouro das águas cinzentas.

Seguimos então para Saintes, com aideai de ver algo da sua monumentalidade romana, mas a chuva continuava a aprisionar-nos aos bancos da autocaravana. Estavamos sequestrados pelo Clima inclemente! Passamos pois por Angoulême, e além da chuva dissuasora de mais uma paragem apetecida, esta foi adiada, por obras e mais obras multiplicavam dificuldades de estacionamento e orientação.

Seguimos então para Ribeirac, por estradas municipais até que, ao fim de cerca de 6,30h de chuva contínua, surgiu aquela vila esperada, e com sol…pois foi decisão fácil: almoçar na esplanada um prato do dia, salada Midi com camarão, salmão, azeitonas, alface, pêra abacate mais sobremesa, e bebidas para dois…e nem chegou à azulinha foram 18,20€!

Pouco depois Bergerac, e abastecimento no Carrefour de gasóleo, a 0.97…média feita, 9,1 L/100Km ao longo de um percurso de 1.029Km sem reabastecer desde Espanha.

Satisfeito este desiderato, entrada na área de autocaravanas de Bergerac mesmo junto ao rio e com excelentes vistas…havia lugar, era gratuita, portanto o local ideal para fazer a toilette completa, reenchimento de água, e despejos, e deixar a semovente repousar enquanto, agora com bom tempo, irmos deambular ao cais fluvial, depois da ponte, ao museu do vinho e do transporte fluvial (5€ as duas entradas) e ainda flanar um pouco pelo centro onde teria lendariamente vivido o espadachim de nariz protuberante -o Cyrano de Bergerac!




Estava a aproximar-se o termo do dia, e assim mais uns poucos de km até Les Eysies, a capital da pré história…Logo à chegada esta bem assinalada a área de AC…junto ao centro, perto do rio, e para lá nos dirigimos, local de eleição já com várias outras semoventes paradas em terrenos relvados, e com buxos a servirem de cortinados vegetais de alguma privacidade. Cinco estrelas de ambiente, localização, serviços (sanitários de apoio) e preço, 4 euros por noite!




Quem pode exigir mais? Ou melhor? Nem em França nem em Portugal! Pois por lá ficamos, mas as entradas demueseus já estavam fechadas e dos locais de interesse, só possível o passeio com céu azul e luminosidade excelente, pelos exteriores, e jantar, que foi na AC, mais uma vez, depois o recolher informação no posto de turismo para no dia seguinte com tempo e método irmos à parte cultural desta viagem.

Foi pois com bom tempo que mais uma vez voltámos ao sono dos justos e descansados, com as janelas abertas para aliviar o calor que se renovava. Estava concluída a 5ª etapa de viagem, aos dias 2 de Julho de 2009.

1 comentário:

João Morgado disse...

Mais uma bela etapa. Só foi pena a chuva, mas quem costuma andar por fora já está habituado. É nestas alturas que mais nos lembramos do nosso Portuga. Pela minha parte, de janelas abertas é que nunca, o ar que entre pelas claraboias.
Um abraço