quinta-feira, abril 16, 2009

Páscoa 2009-III, de Vilamoura a Beja , Alcacer e Alenquer.


Páscoa 2009-III, De Vilamoura a Alcácer do Sal

Acordamos pelas 8h com o bec bec das cegonhas! E logo depois do grasnido das gaivotas. Cedo de mais depois da véspera, mas a vida de autocaravanista em touring é assim mesmo. Feita a rotina matutina habitual, arrancar até Faro. Pela 125, sem pressas. Neste dia havia dois compromissos pascais a satisfazer, um almoço com uns primos direitos do condutor e uma parte da tarde com a neta morgadinha do mesmo.

Á entrada de Faro, o depósito de combustível da AC ainda dava para uns KM…mas o ultimo depósito tinha sido atestado já antes de Vilar Formoso…e apesar da sua bojuda capacidade de 100 litros, era tempo de ver o que fazer….quando surgiu uma bomba da BP com um misterioso anuncio…receba 50% do que atestar. Pois a ver vamos para decifrar a publicidade chamativa. Contas feitas…os 50% são um desconto em futuras aquisições de bens…será que vale a pena? A ver vamos, repte-se… e entretanto lá se foram mais 20 litros, e em troca, para além do recibo, um talão de desconto de 10 euros…

De qualquer modo desta vez a decisão estava tomada de não ir a Espanha meter gasóleo que ficará talvez a volta de 10 a 13 cêntimos menos que em Portugal… mas por cá…pode-se obter uma vantagem de 15 cêntimos por litro usando de forma combinada um talão continente, mais os 200 pontos do cartão fast galp, e recendo ainda um talão de 5C por litro para desconto em compras no Continente, ou seja um total de vantagem de 9 euros pró 60 litros de combustível…

Ora bem, em Faro, estacionamento no Parque de São Francisco e percurso pedestre a volta das ruas de peões da cidade, passando pela Marina, pela Sé, comprar um talão do euro milhões, beber um café em esplanada, leitura do Expresso, e actualizar uns telefonemas para casa, e acertar horas para almoço em restaurante escolhido em função da semana gastronómica regional de Faro… Almoço sugestionado pela especialidade do xarém, e depois de passagem pelos Dois Irmãos, pelo Benfica e pelo Clube Naval, marcou-se mesa neste último. Telefonemas para os primos a acertar horas e mais umas voltas e umas fotos.


Às 13.30h estávamos na mesa, no primeiro andar com vistas para a Ria Formosa em maré enchente. Afinal a escolha não recaiu num prato de xarém, mas numa cataplana de amêijoas, sofrível. Boa, foi a conversa e o convívio distendido!

Fim da refeição e da conversa, fomos de boleia até ao parque retomar a AC e daí pela 125, outra vez até Vila Real de Stº. António. Nada de especial a assinalar a não ser o furor eleitoralista de acabamento de rotundas, para ficarem aprontadas para as eleições autárquicas do Outono, o que para já entorpece o trânsito. Grande movimento de espanhóis, pelas ruas, grande trânsito de portugueses pedestres, da assistência ao mundialito dos miúdos do futebol…mas lá nos encontrou na praça central para uns abraços e beijos de Páscoa. Ainda se colocaram várias hipóteses… jantar por lá, assistir a uma cantoria pascal de um fadista português e de uma cantora espanhola de flamengo (que mistura!) por ocasião de uma procissão religiosa de Páscoa pelas cruzes da paixão ao longo da praça! Devotos, mas não tanto!

Assim depois do encontro, e porque em casa também havia o apelo doa e restante família, a opção foi de seguir viagem e de dormir mais próximo de Lisboa, para no sábado, sem atropelos fazer-se já um almoço em casa. E ficámos nos adeuses da despedida junto a AC, e fomo-nos pela marginal ate Castro Marim. Aqui para honrar os ganhos dos autocaravanistas directos a inauguração do uso da estação de serviço. Que três AC espanholas rondavam também. E mais ninguém, pois devido à feira de dia seguinte não era autorizado o estacionamento.

Que dizer?
O espaço de estacionamento é excelente.
A estação de serviço também, eurorelais, dupla, com agua, saneamento e electricidade. E gratuita! Que mais haja por esse País fora, e que quem vende as estações que continue a fazer o seu legítimo negócio, como é o de quem vende autocaravanas, frigoríficos ou sapatos…a menos que andemos todos a pé, não há que invejar quem profissionalmente e comercialmente vive do autocaravan
ismo.


Tudo funcionou na perfeição e assim feita a toilette da AC, seguimos viagem até Mértola. Mas era cedo para paramos e continuamos até Beja. Aqui à procura de uma bomba GALP, para reabastecer os tais 60litros, e também para restaurar energias proteínas.

Consultados os guias habituais lá vinham três indicações (para alem de outras já visitadas em deslocações anteriores) …o Pulo do Lobo, a Esquina e a Pipa. Tirar a sorte não era justo e por isso foi o homem da bomba que deu a dica final…o Pulo do Lobo é muito bom e os preços são os mesmos! E onde fica? pois é fácil … Vira a direita na rotunda, vira depois a esquerda em direcção ao parque de campismo, e depois é a esquina do lado esquerdo! Simples.

Simples também o estacionamento, e lá se seguiu ao Pulo do Lobo. (http://www.pulodolobo.pt/). Na Praceta Rainha dona Leonor, O restaurante tem duas partes…uma mais popular tipo cervejaria e outra à direita com aspecto de restaurante propriamente dito. Pois abancámos aí e a boa hora, porque pouco depois encheu a transbordar…

Que dizer? Excelente, e se comedidos em conta… a escolha recaiu num terra mar, dose para dois, com febras, secretos e camarão, pró 15 euros… o que, com azeitonas, pão torrado com manteiga, pão, meia de vinho da Vidigueira, aguas, trouxa-de-ovos e um descafeinado, ficou tudo por 23,30€. Desta vez só falta mesmo a foto. Resta acrescentar que o pessoal apresenta-se num serviço impecável. A reter, registar e recomendar!

Refeitos, a viagem prosseguiu até Alcácer do Sal, para pernoita ao longo do Rio. Do lado direito estavam umas 4/5 autocaravanas num parque com ligeiros e pesados, nada acolhedor, e cheio, e por isso optámos pela margem esquerda, junto ao novo parque de infantil, a seguir ao restaurante ex-Gino, após a ponte de ferro levadiça agora restaurada. Já lá estava uma outra AC portuguesa, e por isso seguiu-se o sono dos justos.

Sábado, dia 11 de Abril de 2009
Dia de regresso.


Acordamos bem e na calmaria desperta por um barco a motor pelo rio abaixo. Tudo sereno, como se viu pela janela aberta frente ao castelo. Ultimas fotos, e regresso por Setúbal, pela ponte sobre o Tejo. Retoma do ligeiro perto da 2ª circular, e depois rumo ao Alenquer Camping para deixar a semovente, e ainda espreitar o novo campo de jogos de areia de praia do parque de campismo.
Estava feita a deslocação da Pascoa de 2009.

Sem comentários: