quinta-feira, dezembro 04, 2008

Opiniões a propósito do pluralismo associativo autocaravanista em Espanha, e de um Congresso em Portugal

A notícia que abaixo se transcreve do Portal de Autocaravanismo


e de denominaçao camping y caravaning, espanhol.

interessa a todos os autocaravanistas actuais, ou potenciais, sejam proprietários da autocaravana, ou se apenas viajam à boleia, ou dela disponham por aluguer temporário. O que importa é que sejam turistas itinerantes auto-transportados!

Na realidade desde há bastante tempo que vimos a defender a ideia de um Congresso, ou Seminário Institucional do Autocaravanismo, e não como uma mera reunião de autocaravanistas, com ampla participação de todos os interlocutores deste sector. O exemplo espanhol pode mesmo servir de modelo.
Entretanto o CPA- Clube Português de Autocaravanas, o mais antigo e mais representativo dos autocaravanistas, na sua página em:
http://www.cpa-autocaravanas.com/ vai meter mãos À obra a num Encontro de Autocaravanistas em Abrantes,no final do I quadrimestre de 2009.

Esperemos que nessa altura apareçam como interlocutores o ACP -Automóvel Clube de Portugal, a ACAP- associação que representa os importadores e comerciantes de autocaravanas, e até mesmo da AECAMP. Associação das Empresas Proprietárias de Parques de Campismo, pois a utilizaçao destas infraestruturas, voluntariamente em nada diminui a noção de autocaravanismo itinerante. Por isso, a FPCM deveria igualmente contar-se entre as entidades convidadas.

Era desejável também motivar represenantes das autoridades nesse seminário, ainda que, se o desejarem, apenas com o estatuto de observadores, de modo a não se sentirem compelidos a sufragar ou subscrever as eventuais sugestões, conclusões ou recomendaçoes que se obtiverem. Mas sublinhamos, era desejável que aceitassem figurar como oradores para melhor percepçao por todos, dos pontos de vista das apresentações oficiais.

Ou seja, exprimimos a opinião, que entendemos construtiva, que deviam estar presentes, e paresentar comunicações:

- ANMP Associação Nacional dos Muncípios Portugueses
- ANAFRE Associação Nacional das Juntas de Freguesia

Também entendemos que se deveriam convidar a estar presentes, patrocinar e intervir várias entidades oficiais a nivel da Administração Pública Central e Governo como por exemplo:

- Secretário de Estado do Turismo

- Secretário de Estado da Administração Interna

- Instituto de Turismo de Portugal

- Comando Geral da GNR

- Comando Geral da PSP

- Capitanias ou Administração de Portos

- CCDR Comissões Coordenadoras do Desenvolvimento Regional

- Entidades da area do Ambiente e gestão dos parques naturais

-Instituto das Estradas de Portugal

Ainda na area das entidades a convidar, e cujas presenças enriqueceriam os debates, haveria que incluir as concessionárias de auto-estradas (Brisa e brisinhas) e ainda a Associação das Empresas das Grandes superfícies comerciais pois no estrangeiro cada vez mais, hipermercados e super mercados, criam zonas de estacionamento e serviços para autocaravanistas nos seus espaços...e até porque não, a ARESP Associação dos restaurantes, porque em especial nos chamados restaurantes de estrada, os respectivos parkings constituem um complemento de areas de estacionamento e pernoita para autocaravanas. Em pé de igualdade deveria incluir-se a ANAREC a Associação Nacional dos Revendedores de Combustíveis, pois nas estações de serviço de combustiveis há sempre um ponto de água, e um ponto de esgoto tratado, que poderão servir de escoamento a àguas cinzentas e até negras.

Last but not the least:
Deveriam também participar as associações recém criadas, e que não visam de modo algum constituir-se em associações concorrentes do CPA, ou de qualquer outro Clube ou Federação existente, antes possuem alma e corpo próprio como é o caso do MIDAP (Movimento Independente para o Desenvolvimento do Autocaravanismo) e do CAB (Circulo dos Autocaravanistas da Blogo-esfera).

o MIDAP constituiu-se como uma pataforma de autocaravanistas, independente, e por isso mesmo, pode rapidamente apresentar-se ao diálogo, aberto ao CPA, e com o Portal Camping Car Portugal, abrindo diálogo também com o Automóvel Clube de Portugal, de modo a criar uma componente importante de cooperação e junção de esforços entre todos aqueles que pensam, e agem pelo Desenvolvimento do Autocaravanismo, como forma de turismo itinerante. O MIDAP não é pois, um simples clube de autocaravanistas mas antes um factor de valor acrescentado, idóneo, legitimo e credivel no panorama do autocaravanismo. Mais informações em http://www.midap.blogspot.com/

O CAB constitui uma associação sem fins lucrativos, aberta, sem personalidade jurídica, e com uma natureza inovadora e inédita: só reune autocaravanistas que sejam simultanemante produtores de conteúdos sobre autocaravanismo e detenham um espaço próprio na internet. Constituem em si mesmos, uma pleiade de autocaravanistas interessantes e habituados a contactar com a opinião publica e, por isso, podem constituir um importante grupo de reflexão, de difusão e de dignificação do autocaravanismo. Uma mais valia portanto, para o Movimento do Autocaravanismo. Sinal de sucesso foi o número de presenaças e representações do I Encontro dos Bloguistas de Autocaravanismo, e o seu site já com mais de uma dezena de seguidores, e o recenseamento feito de espaços de interesse de interesse para os autocravanistas, justificam também os eu interesse. Mais informações em http://www.cab-circulo.blogspot.com/



uma nota final: a democraticidade inédita da formação do MIDAP e do CAB merecem ser sublinhadas. Ambas estas entidades foram constituidas através de um processo público e largamente participado, quer com notícias preparatórias nos foruns do CCP e do CPA, quer no caso do CAB com abertura de um site dedicado, e com a divulgaçao pública prévia dos documentos utilizados no encontro acima referido. Por outro, lado estas duas entidades tem já trabalho realizado, e mantem uma total disponibilidade para com o apoio de outros interlocutores, se proceder à criação de um Observatório Não Governamental do Autocaravanismo Itinerante.

Em conclusão, um Encontro Intitucional do Autocaravanismo (e não apenas de autocravanistas) de tal natureza, será extremamente ambicioso....mas não será nem desnecessário, nem impossível. Claro que requer uma comissão organizadora que transcende o CPA, mas que deveria ser liderada pelo Clube, assim o entendessem a sua Direccção e os seus associados.

E em qualquer caso o I Encontro de Autocaravanistas previsto para Abrantes, poderá ser sempre um ensaio parcelar e preparatório do I Encontro Nacional de Autocaravanismo com os contornso e participações sugeridos, a realizar a horizonte mais largo.
Em tempo:
1)O blog do Midap entendeu fazer uma referência simpática a este post que se pode ler no respectivo web site em:
*****
2) Alerta-se que o blog pirata e anónimo que usurpa a referência ao circulo (CAB) reproduz tambem este texto, a que o autor é alheio. Alerta-se mais uma vez que os contactos verdadeiros do CAB são os seguintes:


Ora quanto a notícia espanhola ela aqui vai:

Participaron dirigentes de las principales asociaciones autocaravanistas
I Encuentro Nacional sobre Autocaravanismo en Gijón

El sábado, 29 de noviembre, tuvo lugar en Gijón, el Primer Encuentro Nacional sobre Autocaravanismo. En él participaron los dirigentes de las principales asociaciones autocaravanistas de España tanto de usuarios, como de distribuidores y se creará un grupo de trabajo con el objeto de analizar la problemática del sector, especialmente la que se refiere a la normativa que regula el mismo.

En este encuentro se dieron cita en Gijón los presidentes de la

- Federación de Asociaciones Autocaravanistas de España (FEAA),

- Plataforma de Autocaravanas Autónoma (PACA),

- Federación Española de Clubes Campistas (FECC),

- Asociación Española de Comercio del Caravaning (ASEICAR)

y representantes de los autocaravanistas asturianos, organizadores de esta cita. Desde enero de 2008, está en vigor la nueva Ley de Turismo de Asturias, cuyo reglamento en su art.3 determina que las autocaravanas no pueden estacionar en el Principado, so pena de ser multadas, ya que se considera que se encuentran en “Acampada libre”.

Ante esta situación, las asociaciones autocaravanistas no solo han presentado más de mil recursos y tres contencioso-administrativos contra dicho artículo, sino que han mantenido varias entrevistas con la directora de turismo Sra. Llaneza, sin llegar a ninguna solución. Todo ello ha desembocado, entre otros daños, en una campaña de desprestigio hacia la imagen turística de Asturias que se está propagando por internet a toda Europa, así como el estudio de otras acciones de fuerza contra la administración asturiana, y por supuesto una imagen totalmente negativa del Principado entre todo el colectivo autocaravanista en Europa, que supone más de dos millones de familias.

Ante esta situación, los tres mayores colectivos autocaravanistas y la asociación de empresas del sector han sido convocadas a este encuentro, con el fin de crear un grupo de trabajo conjunto que coordine desde ahora todas las iniciativas y gestiones ante las diferentes administraciones, en defensa de los legítimos intereses de este colectivo, que cada año es más numeroso en nuestro país.

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