segunda-feira, dezembro 01, 2008

Documento espanhol sobre complementariedade entre parques de estacionamento de AC e parques de campismo


Disclaimer....Os nossos leitores (sérios) são suficientemente informados para lerem com proveito mais do que uma opinião sobre autocaravanismo, e bem compreendem que esta Newslletter presta um verdadeiro serviço de informação pública, quando aqui traz experiências estrangeiras, e pontos de vista plurais. Não estamos animados por nenhum hipócrita jogo de poder, nem nos atrai brincar às casinhas, nem sofremos de nenhuma paranoia persecutória, ou conspirativa. Apenas não aceitamos nem Papas, nem papás, nem papões no panorama do autocaravanismo português, nem padecemos de frustrações doentias...que alguns foruns, públicos ou fechados expõem de forma confrangedora.
Aqui, e onde escrevemos, actuamos pela positiva, pró-activa. Ter ideias não é negativo, nem pode ser proibido, e concretizá-las ainda menos!
Também não descemos de nível, não subscrevemos torpes insultos, nem insinuações difamatórias, não atacamos ou injuriamos pessoas, não engedramos infâmias, nem actuamos em devassas ou ameaças de matilha raivosa.
Discutimos desinteressadamente ideias, e propomos ideais interessantes ao debate. O resto, fica para os tribunais.
E relativamente às instituições, em que se estrutura e apoia o movimento respeitável do autocaravanismo português, a nossa atitude é de colaboração, prestável e disponível, o que inclui, quanto ao autocaravanismo itinerante:
- CPA: Clube Português de Autocaravanas,
- CCP: Portal Camping Car portugal,
- ACP: Automóvel Clube de Portugal,
- MIDAP: Movimento Independente para Desenvolvimento do Autocaravanismo Português
- CAB: Circulo de Autocaravanistas do Blogo-esfera.
Por isso adoptamos também a Declaraçao de Alenquer, incluindo o código Respeito:
Respeitar a natureza e o património cultural.
Evitar a formação de concentrações de ACs.
Só estacionar em lugares apropriados.
Privilegiar o comércio tradicional local.
Estar e ser discreto e cortês com todos.
Inter-agir amigavelmente com o próximo.
Tentar cumprir e manter estes princípios.
Observar sempre o bom senso e bom gosto.
Resta acrescentar, para os interessados, que não nos apouca nenhum conflito de interesses, antes a atitude é de transparente e vertical conciliação: o autocaravanismo livre, como turismo motorizado e itinerante, tanto se pode fazer em parques de campismo, como fora, em àreas de estacionamento e pernoita, devidamente adequadas, e regulamentadas. Estas duas realidades coexistem, embora se possam colocar sempre questões relativas aos limites da concorrência entre si, e da sua complementariedade. Já aqui colocámos um post sobre um exemplo francês, hoje apresentamos um power point espanhol com conclusões, que ficam à apreciação critica de quem se quiser pronunciar.
Bem hajam, os que por Bem ajam.

Sem comentários: