quarta-feira, dezembro 17, 2008

Autocaravanismo itinerante e genuino no Portugal Tradicional genuino...



Todos os leitores habituais deste Blog estão cansados de saber o que é o autcaravanismo:


Turismo itinerante motorizado que utiliza ou não parques de campismo para pernoita. Ou seja, em que os automobilistas usando um veiculo especial denominado autocaravana, com condições auto-suficientes de habitabilidade e higiene, se deslocam e estacionam em percursos de lazer e turismo cultural, respeitando as regras do código da estrada, regulamentos municipais de trânsito, demais leis e regulamentos de parques de campismo só e quando utilizam voluntáriamente, estas instalações.

Todos os leitores habituais deste blog, também sabem que fazemos aqui a apologia das regras da civilidade, e da boa prática do autocaravanismo, que divulgamos, e que resultam também da nossa atitude de lobbying favorável ao desenvolvimento de uma comunidade consciente e responsavel, como é evidente pelo nosso apoio ao MIDAP, - Movimento Independente para Desenvolvimento do Autocaravanismo em Portugal, e do CAB - Circulo de Autocaravanistas da Blogo-esfera, que ajudámos a fundar.

Como também e naturalmente, adoptamos os codigos de ética do CPA e do CCP.

Assim, é com gosto que divulgamos o recente portal do Portugal Tradicional e Genuino, apoiudao pelo porjecto CCP e que permite portanto, mais oportunidades de autocaravanismo itinerante português e estrangeiro, mas genuino...

http://www.tradicional.campingcarportugal.com/

NOTAS:

Do lado do Visitante (autocaravanista)
- Deve sentir-se como um convidado pelos proprietários dos locais tradicionais e não como um cliente de um camping ou Área de Serviço.
- Ao chegar aos locais Portugal Tradicional deve solicitar autorização antes de estacionar. Deve ser amável e à saída deve agradecer o convite.
- A sua chegada deverá coincidir com os horários diurnos de trabalho, e nunca durante a noite ou madrugada.
- Não deve interferir nas actividades diárias que se desenvolvem no local, logo deverá estacionar apenas nos locais indicados pelo anfitrião.
- Os locais de visita não estão, normalmente, equipados com locais dedicados ao despejo e abastecimento de águas. Antes da viagem, deve certificar-se de que tem o depósito de água potável atestado e os de águas residuais vazios.
- Não deve utilizar grelhas para despejo de águas, sem a indicação dos proprietários.
- Não fazer lume ou foguear.
- Apenas deve libertar animais de companhia após a respectiva autorização.
- Se viajar com crianças, deve estar atento às suas brincadeiras, evitando acidentes desnecessários.
- Utilize o bom-senso, não se desloque a um anfitrião cujo produto ou área de actuação não sejam do seu agrado, evitando assim ferir susceptibilidades.
- Deve evitar o ruído para o exterior, principalmente à noite, tendo em atenção que, em muitos casos, o anfitrião tem a habitação junto ao estacionamento, como tal, deve ser acautelado volume do rádio e TV e a não utilização de geradores.
Do lado do Anfitrião (proprietário do espaço)
- Este sistema de convites dirige-se única e exclusivamente aos autocaravanistas que viajam a bordo de um veículo autónomo (duche, WC, água e depósitos de recolha de águas residuais).
- Disponibiliza o estacionamento na sua propriedade, gratuitamente, por um máximo de 24 horas.
- Poderá apresentar os seus produtos aos convidados, sem efectuar qualquer tipo de pressão para a aquisição dos mesmos.
- Poderá, a título excepcional, não receber visitas devido ao decurso de eventuais trabalhos.
- Deverá promover e esperar um tratamento cordial por parte de todos os visitantes, num ambiente informal e de convívio.

Sem comentários: