domingo, janeiro 17, 2010

Ronda da blogo-esfera a 17 de janeiro, domingo... dois blogues com textos sérios sobre Autocaravanismo


Os autocaravanistas que intervêm na blogo-esfera nos seus próprios web sites este domingo publicaram dois textos muito interessantes sobre a situação do Autocaravanismo em Portugal pelo que se transcrevem com a devida vénia:

Trata-se dos blogues:
Raposa Astuta ....Clubes, que dimensão?
e
Mobile...... O pomar


Aqui ficam os dois textos!



Em primeiro lugar impõem-se que exista resposta à questão colocada:
O que é afinal um grande ou pequeno clube?


1ª hipótese – Será aquele que tem muitos associados mas, não tem capacidade para oferecer a todos, de igual modo, os direitos que lhe concedem os estatutos em relação ás actividades que levam a efeito.
2ª hipótese – Será aquele que tem poucos associados, estatutos simples, mas, que proporciona actividades a todos, sem distinção, por outras palavras, que consegue congregar a familia numa união sã e compreendida por todos.
A análise a meu ver é simples: A 1ª hipótese é castradora pois devido ao elevado número de associados nem todos podem tomar parte das actividades, logo, não são cumpridos os estatutos no que concerne a direitos dos associados, onde, de igual modo, todos têm o direito de tomar parte nas actividades do clube; por outro lado, o diálogo é mais difícil! Se o diálogo é mais difícil, a concretização de ideias torna-se então mais difícil!
Na 2ª hipótese tudo é mais simplista: A familia pode ser reunida fàcilmente, o diálogo torna-se mais franco, logo, as decisões fluem com mais facilidade! As decisões são tomadas no seio da familia, logo, é mais fácil conseguir a convergência das ideias!
Creio sinceramente que não é em vão que Alemães, Franceses e outros no seio dos seus clubes e quando atingem determinado número de associados convocam assembleias onde convidam associados a assumirem entre si uma nova lista, que dê origem a um novo clube!
Existem cidades em França onde o autocaravanismo se encontra representado por mais do que um clube que não resultam de cisões, mas sim, por acordos que vão facilitar a mobilidade dos seus associados e, o direito a estarem presentes nas actividades que lhe são proporcionadas.
Creio que há muito em que pensar, reflectir não paga imposto; a prudência é um dom que devemos agarrar com as duas mãos e não é justo olharmos apenas para o nosso umbigo.
Bom senso meus senhores Bom senso!
Sejam felizes

................................................................................................................


http://seco-mobile.blogspot.com/
domingo, 17 de janeiro de 2010
O Pomar
O pomar de macieiras era vasto e contava com muitas árvores, de várias espécies e variedades que regularmente davam boas colheitas.
Avizinhava-se a época da apanha dos frutos e o povo andava agitado! Como será este ano? Que festa teremos?
Sim, que o povo gostava mais da festa que das maçãs... Era preciso era festa!Por isso não se davam ao cuidado de apreciar muito o estado do pomar! Apenas olhavam de longe e ficavam encantados com a vastidão de fruta!Este tinha sido um bom ano! O tempo tinha corrido de feição ! A primavera tinha tido pouco vento e o sol tinha despontado na hora exacta, mesmo na floração, no princípio do verão! Uma benção par o pomar! O verão tinha sido temperado, sem calores ou granizos o que permitiam que as maçãs se apresentassem com excelente aspecto.Mas povo pensava era na festa e na excursão que faria com os lucros das maçãs.No entanto, se entrassem, no pomar veriam que nem tudo o que parecia era:Havia maçãs de óptimo aspecto mas "farinhentas" por dentro...Havia maçãs de óptimo aspecto mas com bicho por dentro e pronto a eclodir....Havia maçãs de óptimo aspecto mas que por dentro estavam ainda "verdes"...Havia maçãs de óptimo aspecto mas que apresentavm ,no interior, sinais de podridão...Havia maçãs de óptimo aspecto que tinham caído prematuramente...Havia maçãs de óptimo aspecto que seriam sumarentas, sãs e de valor acrescentado elevado!Mas o povo não queria ver a realidade pois o mais importante é ... a festa!Essa sim! Tem comes e bebes e cantigas que todos gostam!E haverá quem apanhe as maçãs e que continuará a tratar do pomar para que possa haver festa na aldeia!

Sem comentários: