sexta-feira, janeiro 15, 2010

diálogo público com o blog Haddock sobre notícias públicas do Forum do CPA sobre o acto eleitoral do dito CPA-clube português de autocaravanas


Viva Haddock,
A propósito do seu oportuno comentário público sobre a discussão, também pública do forum do CPA (aberto a toda a opinião pública e leitora), venho agora, concordando consigo publicar e tornar também públca a minha opinião ( e só depois de em privado a ter feito chegar a alguns dos visados). Partes deste comentário deixei-os tambem no seu excelente blog:
http://vitorsilva.blogspot.com/2010/01/prepara-se-ag-do-cpa.html
Como ex sócio do CPA, mas membro registado do Fórum do CPA, e bloguista, tenho acompanhado com interesse mas distanciamento que se passa, quanto a mim previsível, e com augúrios negativos os episódios a que se refere, e porque este blogue em que agora escrevo tem uma audiência respeitada, deixo a minha opinião, que só a mim vincula.
1) É negativo que os assuntos que dizem exclusivamente respeito à vida interna do CPA não estejam contidos apenas no tópico exclusivamente reservado e acessível aos sócios do clube e denominado VIDA ASSOCIATIVA. Por mim compreendo ( e aceito) que os assuntos internos do CPA não devam vir para a praça pública e que se deva manter entre sócios só aquilo que a eles diz respeito

2) É negativo que o moderador do FORUM do CPA continue ausente (aliás é uma empresa contratada) e não intervenha neste e em outros casos em que há intervenções belicosas dos intervenientes no FORUM, com ou sem condição de sócios do CPA.

3) É negativo que o identificativo INFO CPA, porta voz anónimo do CPA não intervenha como animador do FORUM, lançando temas, ajudando as trocas de impressões e reclassificando posts dentro dos tópicos adequados. E até que por iniciativa própria não dê noticia do mundo do Autocaravanismo, divulgando blogues e Web sites nacionais e estrangeiros!

4) É negativo que os sócios ( só alguns) do CPA que não compreendam nem aceitem boamente que são uma ínfima realidade do FORUM CPA, e que este pertence maioritariamente aos seus leitores, que em larga maioria nem sequer estão registados, e também aos membros "convidados" e não sócios do CPA, e que aliás beneficia desta heterogeneidade de interessados. Se os sócios do CPA entendem que a direcção deve guardar o FORUM só para sócios do CPA, tem bom remédio, é fechar o Fórum a terceiros visitantes e colaboradores. E aqueles que sintam a sua liberdade de acesso a informação diminuída por esse hipotético facto, sempre teriam as portas abertas como leitores e ate colaboradores de inúmeros fóruns e blogues abertos, …só filiados no CAB há 14 websites!

5) É negativo o tom inquisitório, repressivo, e justicialista com que alguns sócios do CPA entendem dirigir-se publicamente a outros sócios e a membros registados no FORUM.

6) É negativo e inadmissível o julgamento no FORUM do CPA, em tópicos abertos ao publico visitante do modo como é exercido o direito de liberdade de imprensa e de informação por parte de quem escreve...e quantas vezes estes arautos auto suficientes cometem erros gramaticais e de ortografia crassos e de palmatória (não confundir com meras gralhas de digitação e troca de letras)que afectam negativamente a imagem dos Autocaravanistas, e que o moderador do Fórum desconhece e ignora.

7) Finalmente é totalmente inadmissível, ilegal e inconstitucional pretender-se que seja cerceada a liberdade de opinião publica...sobre tópicos que estão acessíveis ao público no FORUM! A contradição insanável destes critérios brada aos céus: è perfeitamente legítimo em blogues, outros fóruns, ou imprensa escrita, televisiva ou radiofónica, ou seja, pelo exercício da liberdade de imprensa comentar-se livremente as opiniões que cada um exprime sobre assuntos públicos, seja um comunicado do Conselho de Ministros, seja o desvendado umbigo da AG do CPA.

8) Pessoalmente, neste dia a dia confrangedor, só encontro motivos reforçados para ter pedido a demissão de sócio do CPA, (ao fim de mais de 1000 mensagens no Fórum e de três anos completos de associado) e que agora, também através da intervenção de alguns sócios no FORUM parece querer ser mesmo o segundo cemitério de boas vontades, e das esperanças dos Autocaravanistas conscientes e responsáveis.

9) A ver vamos o que o futuro reserva ao CPA, sendo felizmente certo que o futuro do CPA em nada afecta o futuro do autocaravanismo, que felizmente tem a vitalidade própria dos Autocaravanistas que, cada vez em maior número, criam blogues, e intervêm em várias frentes, e inclusive em outros clubes.

10) A terminar há que registar e desmistificar um mito: o da representatividade do CPA como o maior clube português do autocaravanismo. Não é verdade. Neste momento provavelmente haverá mais automobilistas Autocaravanistas no ACP, do que em qualquer outro clube de campismo (com ou sem secção de autocaravanismo) e cujos número se deverão hoje aproximar dos 5000, aliás numa estimativa possível, num universo de cerca de 220.000 associados efectivos.

Desejo aos sócios do CPA que se empenham na modernidade do clube o sucesso que desejam para o Autocaravanismo e para os Autocaravanistas, bem mais do que para os simples objectos inanimados...que são as autocaravanas!

Ora boas voltas e reviravoltas, inclusive de neurónios!
Decarvalho simplesmente

Sem comentários: