quinta-feira, janeiro 07, 2010

MANIFESTO: para que serve um clube de autocaravanistas? Para que serve o CPA?

Nota e advertência.
Este texto originalmente foi publicado a 12 de Janeiro de 2008. Há 2 anos. Então reflectia-se publicamente no forum do CPA sobre a encruzilhada do seu desenvolvimento, futuro. Agora 2 anos passados, a situação de impasse, de letargia e de cemitério de boas vontades, quer no forum quer no clube mantem-se, e com a agravante de entretanto em outras frentes, se ter demonstrado que mesmo sem clube... muito se poderia fazer, e fez-se.
Por tudo isto bem se compreende que haja quem entenda que já não vale a pena a perda de tempo, de energias e de esperanças, em situações de auto-bloqueio, embora seja verdade que aparecem sempre também, outros que entendem ser chegada finalmente a sua hora de intervenção pública.
Pela nossa parte ja interviemos o bastante em sede de CPA, em assembleias gerais, em iniciativas e no respectivo forum, bem como em outros locais nunca antes atingidos por este clube, como foi o caso da audição sobre autocaravanismo na Asembleia da República. Já entregámos a carta a Garcia. Que outros agora venham lê-la a voz alta, ou então reescreve-la em braille.
O nosso testemunho de 2008 afigura-se-nos actual em 2010. Aqui fica público!
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Os autocaravanistas, leia-se, os automobilistas que fazem autocaravanismo, turismo itinerante e autotransportados numa autocaravana, com alojamento, têm necessidades que os podem levar a associarem-se...ou:

1) em clubes de automobilismo, por ex o ACP
2) em clubes de campismo
3) em clubes de caravanismo
4) em clubes de autocaravanismo

Tem lógica que se associem em clubes só de autocaravanismo, que desenvolvam uma lógica especifica e de representação de interesses típicos dos autocaravanistas, e que não se confundem com os anteriores.

De facto, os autocaravanistas podem sê-lo quer dentro, ou fora de parques de campismo, e tem (ainda) necessidades especificas de estacionamento, de pernoita e de serviços adequados!
Do mesmo modo que os automobilistas de automóveis antigos, podem-se associar em clubes especificos...que entre nós existem, ou como os autocaravanistas, podem ainda conhecer segmentos especializados, como em Espanha se verifica com o Clube dos Autocaravanistas Jubilados...

As necessidades dos autocaravanistas são várias...

1) dispor de correcto enquadramento legal e administrativo
2) existir sinalização adequada
3) acesso a infra-estruturas publicas e privadas adequadas
4) mercado de oferta de peças e acessorios competente
5) seguros e garantias apropriados
etc. etc.
E das duas, uma: ou conseguem a satisfação dos seus interesses a nivel individual, ou se agregam e desenvolvem uma acção colectiva numa associação. Num clube, tenha ele a forma que tiver!

No caso da associação/clube ainda é mais nítida a necessidade de ética e de cumprimento de responsabilidades sociais... Ou seja, quais as contrapartidas de interesse público que legitimam uma intervenção de representação dos autocaravanistas na obtenção de satisfação de interesses para os seus associados?
Isto é, uma pessoa colectiva, que recebe esta distinção do sistema público (Estado) que dá em troca?
Muito pode dar...

1) pedagogia de prevenção cívica rodoviária
2) acções de demonstração de protecção do ambiente
3) promoção do turismo, da cultura e gastronomia nacionais
etc. etc. etc.

Então, um Clube de Autocaravanismo deve ter direcções de elevada responsabilidade social, como qualquer outro clube similar, que prossiga os interesses próprios dos associados em compatibilização com interesses mais vastos da sociedade.

Dito isto que se deve esperar de um Clube de autocaravanistas?
Qu se deve esperar concretamente do CPA
- Clube Português de Autocravanas?

1) que seja representativo dos seus associados
2) que seja seu interlocutor perante as autoridades
3) que mantenha os associados informados pelos meios mais modernos e eficazes em disponibilidade (hoje a net e os sms)
4) que contribua para a dignificaçao da actividade, e valorizaçao cultural e de cidadania dos membros associados
5) que participe em acções privadas proprias (incluindo de estudo) e outras de interesse e ordem publica
6) que desenvolva uma relação de cooperação com todos os seus interlocutores, publicos e privados
7) que desenvolva relações internacionais no sentido de participar em movimentos de cidadania de natureza universal que integrem outrso clubes semelhantes.

A não ser assim, a não haver uma institucionalização em associação de representação privada de interesses dos autocaravanistas, e com responsabilidade social, não vale a pena aos autocaravanistas, que sejam individualmente responsaveis e conscientes, associarem-se só... formalmente.
Ou, acrescentemos agora, que se mantenham associados por mera inércia, ou conveniência utilitária imediata.
E se assim for, senão houver associações e clubes de autocaravanismo, independentes, autónomos e responsaveis, não haverá verdadeira e consistente representação institucional a nivel federativo, desta actividade lúdica e turistica, e de crescente evidente importância e visivel impacte económico no desenvolvimento do nosso País.
a) decarvalho, 11 de janeiro de 2008
e republicado a 7 de Janeiro de 2010.

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