segunda-feira, abril 07, 2008

Festival de Sopas de Alenquer, proximo fim de semana....








Aproxima-se mais uma edição do festival de sopas de Alenquer, o “VI FESTIVAL DAS SOPAS E MERENDAS DE ALENQUER”, que terá lugar nos próximos dias 12 e 13 de Abril de 2008, como habitualmente no recinto da Adega Cooperativa de Labrugeira, que organiza o certame, em parceria com a Câmara Municipal de Alenquer e com o patrocínio da SAINT-GOBAIN (Mondego).

Com esta mostra gastronómica de antigas receitas populares ligadas ao homem do campo da parte alta do concelho de Alenquer e, sobretudo, à sua alimentação de subsistência, mais uma vez a Adega Cooperativa da Labrugeira homenageia os viticultores desta região.

Numa época em que os agricultores se dedicavam preferencialmente à produção agrícola em detrimento de outras alternativas dos meios urbanos, eles tanto eram os proprietários desses meios como também assumiam o ofício da sua produtividade. E visavam, sobretudo, mais a subsistência imediata da família, produzindo valores de uso e não valores de troca.
As SOPAS eram confeccionadas de maneira diligente, com batata, feijão ou grão e nalgumas ocasiões melhoradas com carnes de porco, carneiro, borrego ou galinha; e como os restantes ingredientes, tudo de produção caseira.
A MERENDA, uma refeição leve no período da tarde, um hábito perdido há cerca de meio século, funcionava em substituição da ceia. Era composta pelo que sobejava da refeição anterior, à base de petiscos, e o toucinho, os torresmos, o chouriço e o queijo fresco, eram os alimentos mais requisitados neste costume caído em desuso mas que ainda está na memória dos mais antigos.

PROGRAMA:12/4/2008 (Sábado)- 12:30 - Desfile da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Alenquer;- 13:00 - Inauguração do Certame;- 15:00 - Sevilhanas "Las Guapas";- 16:00 - HIP-HOP (Sporting Alenquer);- 18:00 - Rancho Folclórico de Penafirme da Mata;- 21:00 - Grupo "Os Vindimeiros";- 22:30 - Tuna Académica de Coimbra.13/4/2008 (Domingo)- 13:00 - Reabertura do Certame;- 14:00 - Orquestra Ligeira de Olhalvo;- 16:00 - Vozes Maduras (Infantil);- 17:00 - Vozes Maduras (Adulto);- 18:00 - Sevilhanas "Lar da Sãozinha";- 19:00 - Bandinha do Bairro;- 21:00 - Rancho Folclórico de Vila Verde dos Francos

Sem comentários: