Relato da viagem de autocaravana verão de 2009-II
De Alenquer até França (mediterrâneo) e volta
De 23 de Agosto a 3 de Setembro de 2009.
De Alenquer até França (mediterrâneo) e volta
De 23 de Agosto a 3 de Setembro de 2009.
Introdução ao relato…
Cada viagem serve os propósitos do viajante. Viaje sozinho, viaje sozinho consigo mesmo, em grupo, em casal, ou em família. Cada viajante serve-se da sua viagem portanto, como melhor a entende, e como as curvas da estrada o porporcionam.
E cada viagem enriquece. Abre portas e janelas, e deixa entre-abertos caminhos, paisagens, sensações. Se partilhadas essas emoções, contribuímos assim, para que outros se possam também enriquecer…
De facto, se essa viagem é traçada e divulgada a terceiros, e o viajante partilha fraternalmente os seus sentimentos, então a viagem deixa de ser um acto isolado e egoísta, para poder ingressar num património comum, e servir a mais do que um. Passa de grau para, de simples relato em monólogo recitado por um aprendiz, ser passagem para um projecto de programas e experiências partilhadas por companheiros, que por essa via pretendem ascender ao patamar da cidadania e da mestria em Viagens.
Por nós falamos: muito temos apreendido com as notícias e os relatos de viagens de outros, e por isso, gratos estamos, e retribuímos com o relato das nossas também. Assim, a referência a dados objectivos, porque não ficcionados, pois não se trata de exercício meramente literário, antes mais de um prestar de contas. Desta vez inovámos no estilo, na forma e no contéudo...e apresentamos um texto e fotos sob a apresentação de fichas de viagems. A ver vamos da sua receptividade.
Como preparámos a viagem? A que documentação recorremos? Com que objectivos? Porquê as datas? O périplo em concreto? Onde pernoitámos, o que nos interessou mais, e menos? E os custos? E os motivos de satisfação e insatisfação? E como seres humanos não contabilizamos apenas km, horas ou euros, vamos aqui e ali admitindo estados de alma, e as reflexões que a despropósito surgem. Não se trata pois de uma impressão fria de um tacógrafo, ou de colunas de deve e haver.
Não escrevemos portanto, sobre resenhas estatísticas, mas tão-somente damos conta de experiências pessoais de turistas itinerantes em autocaravana. E escrevemos para quem nos lê e crê. E aqui o relato.
Introdução à viagem.
Em 2009 mantiveram-se circunstâncias familiares e profissionais que impediam o afastamento para destinos muito distantes, ou seja, a mais do que 16h (2/3 de um dia) de condução, e por mais do que uma dezena de dias de afastamento da Grande Lisboa. Assim, a solução de férias para 2009 foi reparti-las em dois períodos, e em França. A primeira fase (já publicada) decorreu entre o final de Junho e princípio de Julho-9 noites, e agora a segunda fase entre final de Agosto e início de Setembro.
Deliberadamente evitou-se o período máximo de congestionamento que em França oscila entre os feriados de 14 de Julho e o 15 de Agosto.
Na fase I o destino foi basicamente o sudoeste, com incursões até La Rochelle e descida até a Dordogne, na fase II o objectivo foi a zona do Languedoc e Provence…pois ao fim de vários decénios de férias em França, nestes territórios, há ainda motivos de interesse que merecem uma descoberta, ou então, umas redescobertas.
De facto, agora a dois, o com-sorte, e a consorte, sem juniores, pode-se com mais calma, ver o que antes não interessaria tanto a todos, e que foi apenas local de passagem, e agora justifica mais detença e atenção. Claro que os interesses são os que são, sem ostentação para a galeria, nem misoginias de reserva tímida, procurando conciliar, historia e cultura, com natureza e praia.
Desta feita, como em anteriores o leit motif foi: Villages…património histórico, linhas de água, fluviais, lagunares e costeiras, gastronomia e paisagens naturais. A base das buscas prévias foi a leitura sobre outras viagens, que a internet veio a tornar acessível, através de blogs e fóruns, Web sites, e sempre, a consulta documental de livros, revistas, jornais e folhetos turísticos da nossa biblioteca que é semovente, tal como nós.
Aqui ficam essas pistas mais relevantes:
Da internet:
http://www.campingcar-infos.com/Francais/recherche.phpCada viagem serve os propósitos do viajante. Viaje sozinho, viaje sozinho consigo mesmo, em grupo, em casal, ou em família. Cada viajante serve-se da sua viagem portanto, como melhor a entende, e como as curvas da estrada o porporcionam.
E cada viagem enriquece. Abre portas e janelas, e deixa entre-abertos caminhos, paisagens, sensações. Se partilhadas essas emoções, contribuímos assim, para que outros se possam também enriquecer…
De facto, se essa viagem é traçada e divulgada a terceiros, e o viajante partilha fraternalmente os seus sentimentos, então a viagem deixa de ser um acto isolado e egoísta, para poder ingressar num património comum, e servir a mais do que um. Passa de grau para, de simples relato em monólogo recitado por um aprendiz, ser passagem para um projecto de programas e experiências partilhadas por companheiros, que por essa via pretendem ascender ao patamar da cidadania e da mestria em Viagens.
Por nós falamos: muito temos apreendido com as notícias e os relatos de viagens de outros, e por isso, gratos estamos, e retribuímos com o relato das nossas também. Assim, a referência a dados objectivos, porque não ficcionados, pois não se trata de exercício meramente literário, antes mais de um prestar de contas. Desta vez inovámos no estilo, na forma e no contéudo...e apresentamos um texto e fotos sob a apresentação de fichas de viagems. A ver vamos da sua receptividade.
Como preparámos a viagem? A que documentação recorremos? Com que objectivos? Porquê as datas? O périplo em concreto? Onde pernoitámos, o que nos interessou mais, e menos? E os custos? E os motivos de satisfação e insatisfação? E como seres humanos não contabilizamos apenas km, horas ou euros, vamos aqui e ali admitindo estados de alma, e as reflexões que a despropósito surgem. Não se trata pois de uma impressão fria de um tacógrafo, ou de colunas de deve e haver.
Não escrevemos portanto, sobre resenhas estatísticas, mas tão-somente damos conta de experiências pessoais de turistas itinerantes em autocaravana. E escrevemos para quem nos lê e crê. E aqui o relato.
Introdução à viagem.
Em 2009 mantiveram-se circunstâncias familiares e profissionais que impediam o afastamento para destinos muito distantes, ou seja, a mais do que 16h (2/3 de um dia) de condução, e por mais do que uma dezena de dias de afastamento da Grande Lisboa. Assim, a solução de férias para 2009 foi reparti-las em dois períodos, e em França. A primeira fase (já publicada) decorreu entre o final de Junho e princípio de Julho-9 noites, e agora a segunda fase entre final de Agosto e início de Setembro.
Deliberadamente evitou-se o período máximo de congestionamento que em França oscila entre os feriados de 14 de Julho e o 15 de Agosto.
Na fase I o destino foi basicamente o sudoeste, com incursões até La Rochelle e descida até a Dordogne, na fase II o objectivo foi a zona do Languedoc e Provence…pois ao fim de vários decénios de férias em França, nestes territórios, há ainda motivos de interesse que merecem uma descoberta, ou então, umas redescobertas.
De facto, agora a dois, o com-sorte, e a consorte, sem juniores, pode-se com mais calma, ver o que antes não interessaria tanto a todos, e que foi apenas local de passagem, e agora justifica mais detença e atenção. Claro que os interesses são os que são, sem ostentação para a galeria, nem misoginias de reserva tímida, procurando conciliar, historia e cultura, com natureza e praia.
Desta feita, como em anteriores o leit motif foi: Villages…património histórico, linhas de água, fluviais, lagunares e costeiras, gastronomia e paisagens naturais. A base das buscas prévias foi a leitura sobre outras viagens, que a internet veio a tornar acessível, através de blogs e fóruns, Web sites, e sempre, a consulta documental de livros, revistas, jornais e folhetos turísticos da nossa biblioteca que é semovente, tal como nós.
Aqui ficam essas pistas mais relevantes:
Da internet:
http://www.i-campingcar.fr/aires/accueil.htm
http://www.villes-et-villages-fleuris.com
http://www.villagesdefrance.free.fr/
http://www.grandsitedefrance.com/
http://bastides.ifrance.com
http://www.itourisme.net/guide-patrimoine-mondial-unesco-3.html
http://www.fondation-patrimoine.net/
http://www.sites-vauban.org/
http://www.cheminsdememoire.gouv.fr/territoire/index.php?idRegion=23
http://www.monuments-nationaux.fr/
http://www.france-passion.com/documents/CarteFrance07.gif
http://www.bienvenue-a-la-ferme.com/
http://www.plusbeauxdetours.com
Das edições Michelin:
Le Guide Vert- La France des Vignobles
Les 100 Plus Beaux Détours de France
Guide de Tourisme Provence
Guide de Tourisme Gorges du Tran, Cévennes, Languedoc
Guide de Tourisme Côtes d´Azur, Principauté de Monaco
Guide de Tourisme Pyrénées Roussillon
Guide Escapades en Camping-Car (France)
Atlas Michelin France 1:200.000
Mapa Michelin Portugal-Espanha nº 794
Mapa Michelin France nº 792
Outras edições:
Les 1000 Lieux qu´il faut avoir vus en France, edição Flammarion
Villages de Charme de France, edição Rivages
Les plus beaux Villages de France, edição Selection de Reders Digest
Tourisme Fluvial, Les plus belles croisiéres en France, edição Petit Futé
Les plus beaux circuits en camping-car, edição Petit Futé (2009)
Les bons Restaurants pas chers et pour tous, edição Le Guide Les Routiers
Carte Touristique do IGN Monuments Nationaux et Routes Historiques de France
Decouvrir la France, Nos 80 plus beaux Villages, edição Le Monde du Camping-Car,nº 18 (Março 2009)
Edições especializadas de áreas para autocaravanas:
Evasion Camping-Car, edição Guide Bel-Air
Le guide itineraires France-Europe en Camping Car, edição Lariviére
Camperstop Europe, edição Fcaile Media
Guide Officiel Aires de Services Camping-Car, edição Motor Press
All the Aires, France, edição Go Motorhoming, Vicarious books
La Carte de France des aires de Services, edição Le Monde du Camping-Car
200 étapes en bord de mer, edição Suplement de Le Monde du Camping-Car
Guide des Aires de Services gratuites, edição Camping-Car Magazine.
A viagem propriamente dita!
Durante as semanas que antecederam a partida, trabalhou-se (a sério) no plano do projecto e cenários dos programas da viagem, em três tempos:
1) Foi traçado o circuito base e testado em mapas do Atlas Michelin de França, (escala 1/200.000) em papel, e na Net no planificador de viagens de Via Michelin.
2) Depois, em quadro no computador, com base nas várias fontes que acima foram enumeradas, foi feito um esquema em que se apontaram as referências a localidades favoráveis, e coincidentes dos vários guias, para assim definir prioridades incontornáveis do itinerário.
3) No fim juntou-se a conexão com as áreas de estacionamento, serviços e pernoita, ou parques de campismo para autocaravanas, em prospectiva, e calendarizaram-se as etapas diárias, e respectiva “kilometragem”, em estilo road book. Par o efeito foi um velho atlas desactualizado tesourado e adaptado ao efeito.
Claro que em tudo isto, tudo ficou sujeito a todos os imponderáveis de caminho…clima, disposição, decepções, portas fechadas, surpresas agradáveis imprevistas, e acima tudo, tudo dependente do critério máximo do comportamento de liberdade itinerante: “o-já-agora!”. Porém as expectativas foram cumpridas a quase 90%, e superadas em 110%!. No total somaram-se pouco menos de 5000Km de viagem, com voltas e reviravoltas.
Pois bem, aqui fica então o resumo do que aconteceu….
Notas:
1) Tudo correu bem, ou não houvesse em França a circular do Primeiro Ministro sobre autocaravanismo em Vigor desde 2004
2) Em Espanha e Andorra também se vive um novo clima pró autocaravanismo confirmado em Pas de la Case e em Mérida
3) Indispensáveis: o bloco notas Moleskine o fantasioso GPS do Nokia Maps em telemóvel Nokia 6210
4) Não nos cruzamos, nem vimos, uma única autocaravana de matrícula portuguesa.
Ora, de forma resumida aqui vai o relato ilustrado, e com legendas nas fotos.
1 dia, Domingo 23 de agosto.
Lisboa-Alenquer- Lagartera
Pouco há a dizer: saída pelas 16.30 de Alenquer após o almoço de domingo em família, em São João do Estoril. Havia em registo 45.672Km à partida. Atestado gasóleo em Espanha a 0,97€. Chegada para pernoita em Lagartera (Oropesa) pelas 21,45 portuguesas.
Outras edições:
Les 1000 Lieux qu´il faut avoir vus en France, edição Flammarion
Villages de Charme de France, edição Rivages
Les plus beaux Villages de France, edição Selection de Reders Digest
Tourisme Fluvial, Les plus belles croisiéres en France, edição Petit Futé
Les plus beaux circuits en camping-car, edição Petit Futé (2009)
Les bons Restaurants pas chers et pour tous, edição Le Guide Les Routiers
Carte Touristique do IGN Monuments Nationaux et Routes Historiques de France
Decouvrir la France, Nos 80 plus beaux Villages, edição Le Monde du Camping-Car,nº 18 (Março 2009)
Edições especializadas de áreas para autocaravanas:
Evasion Camping-Car, edição Guide Bel-Air
Le guide itineraires France-Europe en Camping Car, edição Lariviére
Camperstop Europe, edição Fcaile Media
Guide Officiel Aires de Services Camping-Car, edição Motor Press
All the Aires, France, edição Go Motorhoming, Vicarious books
La Carte de France des aires de Services, edição Le Monde du Camping-Car
200 étapes en bord de mer, edição Suplement de Le Monde du Camping-Car
Guide des Aires de Services gratuites, edição Camping-Car Magazine.
A viagem propriamente dita!
Durante as semanas que antecederam a partida, trabalhou-se (a sério) no plano do projecto e cenários dos programas da viagem, em três tempos:
1) Foi traçado o circuito base e testado em mapas do Atlas Michelin de França, (escala 1/200.000) em papel, e na Net no planificador de viagens de Via Michelin.
2) Depois, em quadro no computador, com base nas várias fontes que acima foram enumeradas, foi feito um esquema em que se apontaram as referências a localidades favoráveis, e coincidentes dos vários guias, para assim definir prioridades incontornáveis do itinerário.
3) No fim juntou-se a conexão com as áreas de estacionamento, serviços e pernoita, ou parques de campismo para autocaravanas, em prospectiva, e calendarizaram-se as etapas diárias, e respectiva “kilometragem”, em estilo road book. Par o efeito foi um velho atlas desactualizado tesourado e adaptado ao efeito.
Claro que em tudo isto, tudo ficou sujeito a todos os imponderáveis de caminho…clima, disposição, decepções, portas fechadas, surpresas agradáveis imprevistas, e acima tudo, tudo dependente do critério máximo do comportamento de liberdade itinerante: “o-já-agora!”. Porém as expectativas foram cumpridas a quase 90%, e superadas em 110%!. No total somaram-se pouco menos de 5000Km de viagem, com voltas e reviravoltas.
Pois bem, aqui fica então o resumo do que aconteceu….
Notas:
1) Tudo correu bem, ou não houvesse em França a circular do Primeiro Ministro sobre autocaravanismo em Vigor desde 2004
2) Em Espanha e Andorra também se vive um novo clima pró autocaravanismo confirmado em Pas de la Case e em Mérida
3) Indispensáveis: o bloco notas Moleskine o fantasioso GPS do Nokia Maps em telemóvel Nokia 6210
4) Não nos cruzamos, nem vimos, uma única autocaravana de matrícula portuguesa.
Ora, de forma resumida aqui vai o relato ilustrado, e com legendas nas fotos.
1 dia, Domingo 23 de agosto.
Lisboa-Alenquer- Lagartera
Pouco há a dizer: saída pelas 16.30 de Alenquer após o almoço de domingo em família, em São João do Estoril. Havia em registo 45.672Km à partida. Atestado gasóleo em Espanha a 0,97€. Chegada para pernoita em Lagartera (Oropesa) pelas 21,45 portuguesas.
Só havia mais uma AC na área (gratuita) de autocaravanas. Jantar petiscado no Bar Terraza “Mara” por 21.50€, com espalanada relvada.
2 dia, Segunda 24 Lagartera - Mont Louis (forno solar e cidadela Vauban).
Noite passada em calores e baforadas quentes, janelas entre-abertas e escotilhas de tecto para corrente de ar e entrada da música do vizinho circo. Acordar pelas 7.30h locais, e rota seguida, com travessia por algumas R (auto-estradas radiais pagas) que não valeram a pena. Almoço em Vila Franca del Ebro com bom ar condicionado na “Pepa”, os dois por 22,80€. Depois de atestar gasóleo em Puygcerda, chegada atempada a Mont Louis para escalar muralhas e perímetros militares.
Jantar na AC, e pago de pernoita 4€ na área específica para autocaravanas com AS. Por Junto eram 6 autocaravanas.
3 dia, Terça 25
Mont Louis, Prades, Eus, Homps, (passeio de barco no canal do Midi) Revel.
Primeiro dia propriamente dito de férias. Acordar pelas 7h com ar fresco da montanha pirenaica. Saída pelas 8h após utilização da AS. Primeira paragem em Ville Neuve du Conflent, amuralhada e por mais de uma vez visitada. Estacionamento pago junto ás muralhas 2€. Deambulação pelas ruas desertas e acessos ao Forte Libéria. Excelente paragem inspirada por Vauban.
Seguiu-se paragem em Prades: era dia de mercado popular no largo principal, e logo depois desvio para Eus, para visita ao Castelo Medieval com entrada livre.
Rumo depois para Milas, Tuchan até Thezan, aqui com paragem para almoçar pelas 13.15h por 20.30€…e de seguida para Homps, no Canal do Midi. Às 16.30h estávamos a embarcar no St Ferreol para um cruzeiro de 2h no canal. Excelente viagem por 11,10€ cada. Vista de várias pontes, da ponte-canal, do "egoutoir", das eclusas, dos caminhos de "halage", etc….e a meio forte trovoada e chuva.
Depois a rota sem paragens, por Trébes, Carcassone. Pezenas, Soissac (visto o Castelo da curva da estrada), Ferreol, e Revel. Jantar por 25.50 em La Toscane, depois de vista a praça medieval dos Halles. Dormida gratuita na area de AC com AS Raclet, frente ao camping local.
continua em:
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