segunda-feira, maio 26, 2008

Bilhete postal antituristico do Castelo dos Mouros, Sintra.

Dia 23.05.08, 6F,
ponte..., manhã cinzenta, praia desaconselhavel, hipotese alternativa, ida até Sintra, ao assalto do Castelo dos Mouros. Rampa da Pena subida. Chegada ao átrio do Palácio da Pena, e volta e meia, retro, para parar no parque gratuito. A pé, depois para trás, para a entrada do Castelo, frente a uma inestética construção moderna de quiosque. Tipo Mc Donalds. Lida a descrição em português do painel, entrada no Jardim do Castelo. Ninguém à entrada, e nehuma placa de bilhetes, tickets etc. Ou indicação de preço de entrada.
Subida então, ao longo das veredas de musgo, pedra, gravilha e sombras centenárias. Ao cimo, quase, entre àrvores, panos de muralha com ameias, e entre as àrvores a bandeira das quinas. Mais subida a arfar, pela encosta, em reparação, entre dumpers e calceteiros, e travessia de meia porta de ferro. Salta aqui, ao caminho, um portageiro. Bilhetes? Mas quais bilhetes? Tem de comprar bilhetes à entrada!, pois que nao se viu sinal, e sem interessar que haja, ou não, cartão de jornlaista, não, nem para tirar fotos. Proibidas sem bilhetes! Nem mas, nem meio mas. Então, e comprar ali mesmo, ao portageiro? Que não, só na entrada em baixo, no tal aluminico mac donalds anti turistico. Entretanto, chega mais um casal, e repete-se a cena. Não tem bilhete, não entra. Mais protestos, mais negas. Pouco mais de minutos, e outro casal no mesmo logro. Sem bilhetes, meninos e meninas não entram, não é só a Luluzinha que não entra. E chegam mais, estrangeiros. Cultissimo e bilingue, o adamastor porteiro dispara. Tickects! No tickects no way! Ninguém passa, no passaran! Junta-se já uma multidão entre o desapontada e o irritada! (aqui fica as fotos de um grupo) Isto não é turismo! Porque não se vendem bilhetes na entrada do Castelo? Porque é que, uma vez aí chegados, e esfalfados, quem queira prosseguir tem de descer a encosta, e reentar no patamar de partida, e voltar a subir tudo outravez? Os turistas não querem percorrer uma prova de manutenção! Porque não está expresso e explícito à entrada do Jardim que se tem que comprar bilhetes? E o preço?

Regressado à base da montanha, dita Monte da Lua, rumo ao stand inestético, e vai de se pedir o livro de reclamações. Era ilegal e obsoleto, e assim, reza a primeira reclamação. E seguem logo as outras: Que nao é explicito, nem claro, nem visivel a necessidade de comprar bilhetes à entrada do Jardim do Castelo. Que não se compreende que na entrada do Castelo naõ se vendam bilhetes. Que tudo isto é um péssimo serviço ao Turismo Nacional em geral, e ao Municipal de Sintra em particular. Ficou escrito. E ficam as fotos possiveis. Para parar a autocaravana há um magro espaço ao lado do tal pavilhao de postais e bilhetes. Alternativa, o parque de estacionamento à direita e imediatamente antes do largo fronteiro à entrada do Palácio da Pena.

Do Monte, onde todos andam na Lua. Autarcas e gestores!

2 comentários:

José António disse...

Vergonhoso também são os parques de estacionamento existentes, antes e agora também depois da entrada do Palácio da Pena. Esses parques são só para jeeps 4x4. À conta desses parques com altos e baixos e raizes de arvores pelo meio já vi um carro bater com o carter e perder todo o óleo...

Anónimo disse...

Uma dica.. Nao levem autocaravas ao palacio da pena nem ao castelo dos mouros.. A estrada nao é aconselhavel e o estacionamento praticamente impraticavel.. Deixem as caravanas no estacionamento gratuito da C. Municipal na portela e vao de autocarro (onibus).. Mais vale gastar 20€ no autocarro do que 2000€ no mecanico...