quarta-feira, junho 08, 2011

Historia da evolução da receptividade do autocaravanismo pelas autoridades turisticas portuguesas




Recentemnte foi possivel aos autocaravanistas lerem  o seguinte...com natural júbilo...neste web site:

Autocaravanismo – Turismo sem horas nem destino

O autocaravanismo é uma prática turística muito em voga por toda a Europa que nasceu no início da década de 60, quando alguém quis transformar um furgão comum numa “casa sobre rodas” que permitia viver e pernoitar no seu interior…

Estava dado o mote para um tipo de “turismo em liberdade” que não impõe horários ou destinos, que leva ao encontro do inesperado e à completa fruição da Natureza! Viajar em autocaravana é uma forma excelente de conhecer em primeira-mão a cultura e os costumes dos locais, de os desfrutar com toda a liberdade de movimento e horários, de se divertir com toda a família ou mesmo de praticar os seus passatempos ou desportos favoritos, sem nunca esquecer o respeito pelo próximo e pelo meio ambiente. São duas das premissas que fazem parte da boa conduta do autocaravanista, algo que tem vindo a ser promovido por associações de autocaravanismo de todo o país, cujo objectivo passa por reeducar os “turistas sobre rodas" que confundem turismo itinerante com campismo e resolvem, por exemplo, estacionar onde mais lhe convém.

Sabia que dispõem de vários locais de paragem em todo o país para fazer uma pausa nas suas viagens mais longas, reabastecer, fazer a manutenção da autocaravana, ou mesmo pernoitar durante uma noite? É verdade, existem, pelo menos, 200 áreas em todo o país preparadas para acolher os “autocaravanistas”, entre zonas de estacionamento onde fazer uma paragem ocasional com acesso a água potável e áreas de serviço em estrada e auto-estrada onde é permitido estacionar ou pernoitar com acesso a água potável, local para despejo de águas cinzentas, despejo de WC químico, electricidade e mesmo Internet Wi-Fi. De igual modo, há várias áreas em parques de campismo que disponibilizam água potável, local para despejo de águas cinzentas, despejo de WC químico e mesmo electricidade para uma paragem temporária, por vezes com custos associados.

Assim, e para aqueles que neste Verão tenham decidido explorar o país em autocaravana, própria ou alugada, sugerimos consultar o portal CampingCar Portugal e consultar a secção "Áreas de Serviço", onde poderá pesquisar as áreas destinadas a autocaravanistas em todas as regiões do país. Para os que tenham o Litoral Alentejano como destino de eleição, deixamos já aqui um roteiro com os pontos de paragem perfeitos para desfrutar ao máximo de umas belas férias itinerantes do norte ao sul da região....


Para se compreender como tal foi possivel...convém para memória futura recordar este post na Newsletter:
Comunicado do MIDAP  de 16 de Dezembro de 2008)
(ver fotos) em
 http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2008/12/midap-cumpre-programa-e-reune-com.html


No dia 16 de Dezembro a pedido da direcção do MIDAP, foi recebida no Turismo de Portugal uma delegaçãodo Movimento, e de acordo com o seu programa de actividades do Movimento, foram expostas diversas questões e propostas elaboradas pelo respectivo gabinete de estudos com vista ao Desenvolvimento do Autocaravanismo em Portugal, como forma de turismo itinerante.

O Presidente da Direcção do Turismo de Portugal, Dr. Luis Patrão mandatou já dois colaboradores superiores deste departamento de Estado, integrado na Secretaria de Estado de Turismo, para acompanhamento do tema do autocaravanismo numa reunião de trabalho que teve resultados muito positivos, para todos aqueles que se interessam por um desenvolvimento sustentado e responsável desta forma de turismo itinerante auto-transportado.

Concretamente estas questões foram confiadas no Instituto, ao âmbito da Direcção de do Desenvolvimento de Produtos e Destinos a que compete assegurar a execução da estratégia definida nesta área, criando condições para o desenvolvimento estruturado de produtos e destinos turísticos, através do conhecimento aprofundado da sua realidade e da definição de acções determinantes da sua qualificação, em ligação com agentes públicos e privados relevantes e em conjugação com as restantes áreas do organismo.

Neste contexto, foi sublinhado o entendimento aliás maioritário no sector, de que a recente legislação sobre turismo do espaço rural e a portaria sobre parques de campismo apenas se aplica as autocaravanas se e quando usadas como alojamento em campismo, e não em autocaravanismo itinerante.

Deste modo, a actividade do autocaravanismo que não implique a pratica de campismo continua, do ponto de vista oficial, livre e desregulamentada, sujeitando-se apenas à legislação genérica, designadamente ao código da estrada, e demais diplomas do domínio do ordenamento do território e ambiental e ainda às posturas municipais.

Assim, foram trocadas extensas impressões sobre a importância do turismo em autocaravana, como factor de desenvolvimento do turismo nacional e de importação, pelo incremento do autocaravanismo itinerante ao longo de todo o ano, e por todo o País, incluindo o seu interior, tendo sido registada a experiência do projecto Portugal Tradicional, já em desenvolvimento pelo portal Camping Car Portugal e pela Associção ANIMAR.

Por outro lado, foi referenciada a necessidade de se multiplicarem nos parques de estacionamento, existentes ou a construir, quer urbanos, quer de interior ou no litoral, junto a monumentos, parques naturais ou locais de interesse paisagistico, a reserva de alguns lugares de estacionamento adequados ao gabarito e manobra das autocaravanas do turistas itinerantes.



Suscitou-se também a necessidade destes estacionamentos, que deverão ter dimensão suficiente, servirem quer para paragens de curta duração, (visitas episódicas) quer para o estacionamento que admita a pernoita, mas sem implicar que se exceda o espaço do estacionamento, e por períodos de tempo que no estrangeiro em norma não podem exceder as 48h ou 72h.





Foram ainda na ocasião dados exemplos pelo MIDAP das experiências espanhola e francesa, muitas de iniciativa e responsabilidade municipal, em especial relativas a parques de estacionamento especializados e exclusivos para autocaravanas, mas sem todavia favorecer a desaconselhável concentração massiva de veículos, alguns dotados com estações de serviço de apoio (agua, electricidade e saneamento), quer gratuitos, quer pagos.

Para que estas situações pudessem ter um seguimento e enquadramento favorável, foi sugerido pelo MIDAP a introdução de sinalização rodoviária adequada, e a inclusão sinalética na legislação e regulamentos ao Código da Estrda, com o pictograma da autocaravana, aliás à semelhança do que já se passa com outras categorias de veiculos como é o caso entre outros, dos veiculos pesados, autocarros de turismo, duas rodas e deficientes.

a) A Direcção do MIDAP
Nota: Durante a reunião foram tiradas fotografias, devidamente autorizadas para documentar o evento, de que se junta uma imagem, cuja divulgação foi solicitada e autorizada








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