segunda-feira, junho 13, 2011

Tudo sobre pneus...duração...segurança....manutenção...adequação...atenção autocaravanistas! 2 opiniões contraditórias

1. OPINIÂO do SR.MICHELIN:

Os pneus são compostos por diferentes tipos de materiais têxteis, metálicos e borrachas, que
apresentam as propriedades necessárias para o seu correcto funcionamento. Essas propriedades evoluem com o tempo. Em cada pneu, a evolução depende de vários factores: das  condições climáticas, de armazenamento, de utilização, etc. Tendo em conta que estes factores de utilização são muito variáveis, é impossível prever a duração dos pneus e fixar uma data de caducidade.

Esta é a razão pela qual recomenda-se a todo condutor, prestar atenção ao aspecto exterior dos seus pneus, a qualquer perda de pressão de enchimento ou a qualquer manifestação anormal (vibração, ruído, desvio lateral) que poderia revelar a necessidade de substitui-los.

Independentemente das inspecções regulares e verificações das pressões de enchimento, recomenda-se que todos os pneus (inclusive os sobresselentes, dos reboques, das caravanas e dos camping-car), sejam examinados regularmente por um profissional do pneu, que avaliará a possibilidade de mantê-los em serviço.

No máximo, depois de 5 anos de utilização, os pneus deverão ser inspeccionados por um especialista, pelo menos uma vez por ano. Para outros casos, siga as recomendações do fabricante do veículo quando tenha que substituir o equipamento de origem.

2- Ficheiro fornecido pelo companheiro Gonçalves

 

data de validade deste pneu: Fevereiro de 2011 (?)

Validade de um pneu: basta verificar o lado do pneu que vai encontrar um número impresso de 4 dígitos, isso indica a semana e o ano em que foi fabricado, a data de validade é de 4 anos depois. Este numero indica que o pneu foi fabricado na 7a. Semana de 2007 o que é o mesmo que Fevereiro de 2007, isto significa que tem data de validade até Fevereiro de 2011


Se utilizamos pneus caducados, é possível que estes rebentem e o resultado pode ser um acidente muito grave, inclusive fatal, seria um bom hábito inspeccionar os pneus para verificar se ainda não passaram a sua data de validade. Alerta também apara as companhias de seguro que poderão eximir-se à sua responsabilidade se verificarem que um acidente se deveu a uma viatura com pneus fora de prazo!


Na lateral do pneu, encontra-se o valor máximo admissível para a pressão, alguns pneus têm apenas capacidade para a pressão máxima de 32 PSI, outros são projectados para 44 PSI e alguns mesmo 50 PSI. Verifique os pneus para ver qual é a máxima pressão que suportam e é uma prática aceitável manter a pressão ligeiramente abaixo desse valor. Mas nunca reduza a pressão se circular em auto-estrada ou se estes estiverem muito quentes. A pressão mede-sesempre em frio. Pode-se encontrar o valor máximo de pressão dos pneus num pequeno número próximo à jante sobre um dos lados do pneu.


Ponto também importante a considerar,em espcial nas autocaravanas,  é a carga a que se submetem os  pneus, muitas vezes sobrecarregados os veículos, sem prestar atenção ao esforço que isto representa para os pneus, ao exceder a capacidade máxima de carga pode resultar na falha do mesmo e causar um acidente.


Exemplo: Índice de Carga 109T máxima capacidade de carga 2271 lbs. 1030 kg. (por pneu)


A velocidade para que um pneu que foi projectado é indicada por uma letra ao lado do índice de carga, a tabela mostra a gama de velocidade em Km/h e MPH


Resistência à Temperatura


As letras indicarão a resistência de um pneu ao calor. Estas classificam-se do mas alto para o mais baixo tal como A, B ou C


Tracção


A tracção é a capacidade de um pneu para parar em pavimento molhado. Um pneu de maior graduação deverá permitir uma maior capacidade de parar o veículo numa via molhada, numa distância menor do que um pneu de um menor grau.. A tracção está classificada do mais alto para o mais baixo como “AA”,”A”, “B” y “C”


Desgaste


Este numero indica o ritmo ao qual o pneu se desgasta, quanto maior for a graduação, mais tempo levará o pneu a desgastar-se. Por conseguinte, um pneu de graduação 400 deveria durar o dobro que duraria um de graduação 200


O QUE DEVEMOS SABER SOBRE OS PNEUS


- Data de fabrico


- Máxima pressão de enchimento


- Tracção


- Desgaste


- Máxima capacidade de carga x pneu


- Variação de velocidade


- Resistência à temperatura


- Tamanho do pneu


Fonte Pride
Aqui fica o melhor link da net para aprofundar este tema, e de onde foram extraiadas as informaçoes e imagens que aqui se reproduzem com a devida vénia:






Sem comentários: