entrevista Jose Madureira, editor da Revista Viajar em Autocaravana
1º Porque decidiu avançar com a edição da primeira revista portuguesa de Autocaravanismo? È Autocaravanista?
A Represse é editora de vários títulos, entre eles a Revista VIAJAR, uma publicação para profissionais de Turismo, já com 27 anos de existência. Tratou-se, pois, de uma evolução natural a decisão de publicar as edições especiais da VIAJAR dedicadas a esta forma tão "sui generis" de Turismo e Lazer que é o Autocaravanismo. Além disso, previamente ao seu lançamento, efectuámos um breve estudo de mercado, o qual nos revelou a existência de uma lacuna nesta área de actividade e, consequentemente, a necessidade inequívoca de criar uma publicação que preenchesse tal lacuna.
2º No seu grupo editorial qual vai ser o lugar da VIJAR EM AC? E a periodicidade? e o preço de assinatura?
AVIAJAR em AUTOCARAVANA foi criada como produto anual, para sentir o pulso do mercado, mas se o sector reagir positivamente e a própria economia do País reanimar, temos o propósito de passar a periodicidade a semestral ou até trimestral, se se justificar. Será o mercado a ditar as suas regras.
3º Quando sairá o III numero? E já há temas de conteúdo?
Acabou de sair para as bancas a Edição de Verão 2010. Por isso, é ainda um pouco cedo para definir os próximos conteúdos. Contudo, temas não faltam e as ofertas de colaboração são muitas e variadas, circunstâncias estas que nos animam a considerar uma próxima edição já para o início do Outono.
4º Acha que a Revista tem publicidade a mais ou a a menos? Vai haver algum complemento de merchandising?
O mercado das Autocaravanas está algo estagnado, de momento. Aliás, é a economia que está estagnada e, nalguns sectores, até em recessão. Não é de estranhar, pois, que a presença publicitária não tenha sido a que ambicionávamos. Porém, temos esperanças na retoma económica e no consequente incremento do investimento publicitário.
5º Como foi recebida pelo trade? Quem se mostrou mais receptivo e menos receptivo? E o mercado de acessórios?
O sector reagiu muito bem! O "feed-back" foi excelente, com inúmeros telefonemas e e-mails de apreço. Talvez os sub-sectores que se mostraram mais agradados tenham sido o dos importadores de autocaravanas, a par dos parques de campismo que, nos últimos anos, investiram nesta área.
6º Qual papel que as CM poderão desempenha na cedência de informação para os Autocaravanistas? Na cultura? Turismo? Lazer? Infraestruturas? Circuitos?
As Câmaras Municipais são, claramente, fontes abundantes de informação, embora haja algumas que ainda não estão demasiado sensibilizadas para o acolhimento ao autocaravanista. Esperamos uma evolução positiva também nesta área.
7º Como avalia o interesse do publico?
O interesse manifestado pelo público foi enorme, o que se reflectiu, aliás, nas vendas. Como é óbvio, trata-se um leitor interessado e crítico, que já é autocaravanista ou pretende sê-lo no futuro e que tem ideias muito precisas sobre aquilo que espera encontrar numa publicação deste tipo. Julgamos ter ido de encontro às expectativas deste mercado.
8º Existe algum conselho de redacção ou alguma forma de auscultar o interesse do Público? Nesse aspecto esta revista é diferente de outras que edita?
Todas as publicações têm formas próprias de avaliar a resposta dos leitores e/ou dos profissionais a que se dirigem. No caso da VIAJAR em AUTOCARAVANA, beneficiamos de um "conselho de redacção" oficioso, constituído por eminentes especialistas dos diversos sub-sectores, o que nos permite ter um "feed-back" muito concreto do nosso trabalho, ao mesmo tempo que nos aponta os melhores caminhos a seguir no futuro.
9º Alguns leitores pretendem mais informação e relatos de viagens de fim de semana, Sera que vão ser ouvidos na pretensão? Quantos repórteres tem a Revista?
Todas as opiniões e contribuições são válidas. Certamente que teremos, no futuro, esses e outros temas "exigidos" pelos leitores.
10º Como se processa a distribuição da Revista. Este numero demorou a chegar as bancas, por exemplo em Guimarães. Esta previsto algum acordo para sua venda atraves de Clubes por exemplo como o CPA ou o ACP? E vendas on line?
A distribuição é efectuada pela VASP - Sociedade de Transportes e Distribuição, em cerca de 3000 postos de Venda, de Norte a Sul do País e Ilhas, o que pode ser considerado um leque bastante alargado. Quanto à venda em clubes, está em vias de celebração um acordo entre esta editora e o ACP, com vista, precisamente, à distruição da VIAJAR nos pontos de venda do Clube.
11º Numa da suas edições em tempo foi feita uma oferta aos leitores de um bonus desconto em combustível. Será que alguma iniciativa similar poder ser encarada pela VIAJAR em AC?
Neste preciso momento, estão em curso negociações entre a VIAJAR em AUTOCARAVANAS e uma empresa gasolineira, visando a obtenção de descontos em combustível para utilizadores deste meio de lazer. A forma final do acordo será anunciada brevemente.
Estamos no início e, como tal, todas as hipóteses estão em aberto. Parecem-nos viáveis iniciativas como a criação de um cartão de descontos alargado, bem como a edição de guias de viagem especialmente para autocaravanistas. E talvez algumas surpresas...
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