domingo, outubro 09, 2011

She and Me voltam a estrada, do Ribatejo, pelo Alentejo até ao Algarve e volta em 72h.

(Estacionamento e pernoita a bom recato na zona de Vilamoura)

Ora que melhor pretexto para mais uma sortida de autocaravana que um período benigno de convalescença e de pausa de tratamentos? Dada a sugestão, e aceite por She, foi rearranjar compromissos que nos permitissem sair de Alenquer na sexta de manhã, ultimo dia do mês de Setembro. A passagem por Coruche por ocasião de mais uma concentração do meritório CAS e com inauguração de mais uma área de AC e de estação de serviço, não foi opção a considerar, pois o repouso e o sossego beneficiam mais a recuperação pretendida, do que o todos-ao-molho-e-fé-em-Deus.

Tudo então ok. Apenas um saco e o computador portátil, este mais como amuleto esconjurador de trabalho, do que como passaporte para ler, e responder a emails. De bagagem, só um saco de mudas do essencial, pois a semovente está sempre de barriga cheia e pronta a rolar.

E ai fomos nós pela AE de Sintra e A10 de São João ate Alenquer para se evitar o rush matinal para Lisboa. Depois foi sempre pelas nacionais sem pressas, a partir das 10.15h. O GPS bem nos dizia que o alvo estava a cerca de 2.15h de distância, o Xico de São Mansos. E acertou. Na realidade não havia pelo caminho nenhum motivo de interesse a anotar desta vez. Era mesmo o fito gastronómico que nos animava e com prévia informação telefónica de porta aberta.
(ensopado de borrego do Xico)

Pois o Xico lá estava em pessoa, e nos dizeres do restaurante, e mesa posta para dois à janela. Recomenda-se o percurso das escolhas: pão local, azeitonas e queijo de cabra de entrada e a seguir uma magnífica sobra de beldroegas para Me (uma estreia absoluta) e para She um ensopado de borrego, bem servido a dar para dois. Vinho da zona, agua de Moura, sericaia e ameixa de Elvas para o remate e Café a finalizar.
(sopa de beldrogas.nota 10/10)

A foto da sopa não diz tudo, mas revela o bastante: largo molho de beldroegas, salpicado de branco do ovo cozido e de fragmentos de meio queijo de cabra, pão e caldo, e claro uma cabeça de alho inteira e cozida até se desfazer. Por mim, nota máxima por três notas rosinhas.

Após repasto continuou a marcha motorizada para Vidigueira para as reuniões de trabalho agendadas junto a torre do Relógio, e com as peripécias de inversão de marcha no final, como não podia deixar de ser. Mas tudo bem, e sem stress. Seguiram-se em 20 minutos os KM até Pedrógão, e mais duas reuniões no local…será que o projecto inicial da charca poderá ter fácil seguimento? Lá aprovado está ele… e a estrada que serpenteia ate ao carvoeiro, será que a melhoria é praticável? E a conexão entre a parte das AC e o restante? Pois a ver vamos a seu tempo. Na altura o sol arrasava, e por isso o tempo foi o mínimo possível. Mas o pontapé de arranque para os estudos dos complementos ali ensaiados, a gestos largos, e visionados já há muito, e há alguns anos já debuxados na prancheta do arquitecto parecem críveis. A ver vamos indo, nos dizeres da terra.
(Guadiana,margem direita, a montante da ponte de Pedrógão)

Ora bem pelas quatro estava pronto para seguir viagem para alívio de She, estirada na sombra da semovente. E assim lá ficou colada no horizonte a albufeira de Pedrógão naquela vista soberba entre Ponte e Barragem do Guadiana e que já me começa a ser familiar. Pois então GPS a apontar para Galé, Algarve, e logo lai a virar a direita na EM 325, em direcção a Selmes.
(parque de Autocaravanas da Galé)

A viagem sempre a descer, sem paragens decorreu suave, parte pelas nacionais, e depois pela AE a fim de tentar chegar pelas 18h, o que se conseguiu, só que a miragem de um banho cálido no mar, foi-se pela ventania… Encontrar depois o parque das autocaravanas (entre Guia e Galé) foi mais difícil por ausência de sinalização e por amuo do GPS por não ter recebido as coordenadas correctas, e que são N 37º 05´34´´ e O 08º 18´42´´. Ah…e fica entre a pastelaria Boca Doce e o restaurante São Domingos, na rua do Barranco que mal se topa.
(ratinhos de chocolate da Boca Doce)

Ora lá chegámos ao grande quadrilátero de solo de tout venant semeado de sumidouros d e águas pluviais, e espigos de árvores promissoras. Clientes? Três, dois franceses arrumados em L, uma inglesa e uma Ac portuguesa, que veio a transfigurar-se em recepção, com o proprietário e companheiro Horta e a simpática mulher com quem logo se estabeleceu a uma extensa, animada e profunda troca de impressões sobre o processo de legalização daquele espaço ainda em curso. Então trocaram-se dados, portarias, e experiencias relativas ao projecto do Alqueva Campingcarpark. Veremos se me futuro próximo com o dinâmico interesse daquele casal (e membro da Tertúlia 1 AC e 1 ACFE do facebook) tudo se concretizará pelo melhor e que o parque da Galé venha ser um dos primeiros parques de campismo (privados) para autocaravanas portaria 1320/2008) em Portugal.
(sardinhas do Ti Manel com meias batatas assadas em alho)

Ora, jantar onde? Bem, em primeiro lugar foi-se a comprar o Expresso, e munições sobre o caso Duarte Lima, prisão de Isaltino Morais e escândalo do buraco da Madeira, e às leituras na esplanada da pastelaria já referida numa tarde impecável. Depois calmamente rumar a pé em direcção à Galé, para a Grelha do Ti Manel, velho local conhecido de um rodízio de peixe, hoje remodelado e com uma esplanada frequentada quase só, por ferozes mosquitos e estrangeiros.

Cansados e sem grande apetite não optámos pelo peixe a discrição (15€/pax) mas antes pelas doses individuais de sardinhas (Me) e uma dourada escalada (She) mais uma salada, vinho da casa etc. No total qualidade justa, serviço deficiente e preço razoável (três rosinhas). Depois a TV com a nova antena TNT, tipo barbatana de tubarão e ligada a 220, pois o parque tem de sobra, fichas eléctricas e ate torneiras de água…

Noite descansada. Ruído nenhum.

Sábado de manhã, acordados a prestações e à força de rabanadas de ventos. Primeiro pelas 6h, depois Às 7h, a seguir Às 8.30h. Enfim Às 9h estávamos rendidos à mesa, a comer umas torradas (desta fez feitas a electricidade) a rever títulos de jornais e semanários e a cotejá-los com o noticiário televisivo. Depois a ida a pé ao supermercado próximo à busca de pão (de Santana da Serra) e iogurte…e doce de compota para as torradas, para She.
Pena ter falhado a despedida ao casal Horta, mas depois das 10h arrancamos em direcção a um garden center para a compra de umas buganvílias e loendros brancos, e depois para a capital…Faro, mas para antes desviarmos para a Ilha. Objectivo? Pois confirmar o acesso das autocaravanas ao antigo parque de campismo, a frigideira. Quase antes de atravessar a ponte esquelética um aviso surpreende…proibida a circulação a AC…mas claro que é só para espantar incautos…
(ponte para a ilha de Faro)

De facto o parque de campismo (saídos da ponte vira-se a esquerda sem nenhuma sinalização, em direcção ao depósito de água) recebe expressamente autocaravanas, tem estação de serviço e cobra por noite 5 euros apela viatura e 1 euro por cada ocupante. Se ficássemos eram pois 7 euritos, valor decente, e que a Associação concessionaria do Camping Municipal arrecada com gosto. Ficam as fotos a documentar o local rodeado de esplanadas e restaurantes e com aparente vida turística.

(parque de campismo da Ilha de Faro, com P de Autocaravanas)

Não parámos por lá. Feito o reconhecimento, outros destinos chamavam por nós: Como estaria a situação na Quarteira, que aparecia confusa nos blogues e fóruns de autocaravanismo? Pois fomos investigar….antes, feito o pleno de gasóleo, (95 litros) na BP como cartão BP Plus o que permitiu facturar menos de 1,30€ o litro…ou seja low cost em companhia de bandeira, à entrada de Faro, e depois rumo a Fonte Santa. Nada de local de Autocaravanas, o parque de feiras estava fechado a cadeado e as obras rodoviárias não deixavam nesga para uma Autocaravana estacionar. Conclusão, Kaput!

 
E na praia do Forte Novo? Kaput também, nada de autocaravanas senão o tempo de almoçar ou de apanhar uns mergulhos. Mas com a ventania só nos restou a segunda hipótese, almoçar ali no restaurante esplanada do Forte Novo. Sardinhas a discrição e excelentes, salada de tomate, vinho e etc. e mais três rosinhas saltaram afoitas da carteira.

(galeria de São Lourenço de Tavares Teles)

A tarde foi passada lai, frente a praia dentro da AC em semi-repouso de leitura da imprensa, agora com mais elementos escabrosos com as desventuras do andrógino Castelo Branco e seu alter-ego, Madame Tussaud, perdão, Graftsein.

Concluído o ripanço veio à ideia um intermezzo cultural? Que tal uma visita ali ao lado à Galeria de São Lourenço agora gerida pelo Antonio Tavares Teles? Ai fomos nós e com valia…para alem de umas esculturas interessantes de ferro e mármore, em figuras femininas, valeu pela simpatia do António, pró um quadro do Carmo em exposição e acima de tudo pela Joana d´Arc, do João Cutileiro em madeira, ao que consta uma peça de coleccionador, uma das primeiras do artista e escultor de Évora.

Fins de tarde e jantar com primos, uns primos de She e outros primos do Me. Tudo em Vilamoura, numa tarde simpática e com a semovente estacionada no parque anexo ao Mac Donalds, e depois na zona das Cegonhas, sem problema e em quietude. Quando se viaja “a solo” são muitas as oportunidades de praticar um autêntico e compensador turismo de Autocaravana itinerante, com concentrações é tudo diferente.

Ora de registo, o jantar mercê uma nota positiva. Primo George aventou ir comer leitão assado à moda da Bairrada: -No Algarve? Pois que sim ali para os lados da Patã. Pois até têm forno de lenha… e web site em http://www.restauranteantiquariodosleitoes.com/  Que nome!?. O ambiente rural/rústico aceitável, e o dito bácoro também. Motivo para longas conversas em que não se falam de doenças, mas se distendem as preocupações do dia a dia em clima de convívio são. Quanto às notas finais, com o vinho e os etc. subiu acima das três rosinhas reforçadas por mais uma cinzentíssima e moedas. Depois ainda foi o gozar de parte de uma noite amena no jardim da morada com troca de revistas e jornais, até que à hora do João Pestana com uma lua de quarto minguante belíssima, se recolheu à semovente, ali ao lado, para sob bandeiras incluindo a de Angola, assumir um sono solto em segurança.

Domingo, fresco, claro, de sol penetrante, e cantante de melros e mais passarada nada assustada com os ventos do Outono. Após o clássico pequeno-almoço, volta pedestre ao empreendimento e arredores, com a Estalagem das Cegonhas fechada e desolada, e com as alfarrobeiras cheias de fruto no chão. A piscina límpida aquelas horas matinais sem clientes ainda posou virgem para a foto.

Era tempo de preparar o regresso, só aprazado para depois de almoço com os primos de She, e por isso rumo a praia da Falésia, mais concretamente a praia da Rocha Baixinha, imediatamente antes da marina de Vilamoura no sentido oeste-leste. Tudo muito adequado: parking pago e parking livre que no verão deve ser infernal.

(estacionamento de AC tolerado, junto a Lota)

Mais adiante foi procurar o local das autocaravanas na Quarteira e lá estava ele junto a prédios comuns de bairro suburbano, e a um canal de aguas paradas ?!?. Tudo junto as docas de pesca e ao antigo bairro de pescadores que foi arrasado. Pouco convincente….embora próximo da praia, e dos restaurantes e demais comércio. Mas nada de estação de serviço para autocaravanas, nem sinalização favorável, e tudo com indícios de mais ano menos ano, o espaço será assumido por novos prédios.

(o petit train cheio de turistas em Outubro)

Demos a volta de reconhecimento com as fotos de informação a partilhar, e então, de novo estacionados em Vilamoura junto à Marina, foi o sentar numa esplanada e mirar os passantes para comer um gelado, reler umas noticias e usufruir do dolce fare niente, com aclama própria do fora de estação alta. Nada senão relax dos stresses lisboetas. O que se recomenda.
(A nova esplanada do Figo/China na Marina)

A hora de almoço entretanto entrava pelo relógio adentro. E seguimos portanto para outra refeição que não imaginava comer no Algarve: um cozido de domingo, à portuguesa no restaurante Paisagem do Sr. Paulo, sportinguista, quase frente a urbanização de Vila Sol. Pois que dizer a convite dos primos de She, senão deglutir com prazer os enchidos, as couves, as carnes, os vegetais com o apreço que requeriam? Uma surpresa agradável nestas paragens!
(a paisagem do cozido da...Paisagem)

Como devíamos regressar a Alenquer e ainda daqui para os Estoris, ficámos a mesa ate a hora limite das 16h, e depois foi rota batida para norte, sempre por AE, sempre em rápido andamento, menos cansativo, ate chegar a penates.

O balanço demais esta sortida de quase 72h fica feito. Sim ao Algarve fora de época, sim aos tempos de convívio familiar, sim aos períodos de convalescença sem cozinhados na autocaravana, e com maior recurso a restaurantes, sim às viagens de touring pelo Portugal sempre a redescobrir, e a solo, sim às nacionais e aos restaurantes de cozinha e gastronomia locais, sim aos intervalos do stress lisboeta, e das troikas, sim à escolha de locais de estacionamento e pernoita adequados, sossegados e sem confusões. Enfim: - SIM à VIDA.

A ver quando será a próxima saída… mas será se tudo o permitir, mais uma vez directos ao Alentejo!


Semovente em repouso...e o autocaravanista e co-piloto, também

(aqui há leitão!)


(Joana D`Arc de João Cutileiro)

5 comentários:

Rosa guerra disse...

Que viagem agradável! Ainda bem que descansaram e que tudo correu tão bem! Muitos beijinhos para os dois!!!

Tribo das AC's Clássicas disse...

Magnifica descrição, parabéns e continuação de boas saídas.

Tribo das AC's Clássicas disse...

Mágnifica saída, seguindo o lema "vá para fora cá dentro". :)

Verônica disse...

Olá,

Muito bacana essa viagem vários lugares lindos, mais na verdade o que mais gostei do seu post foram as fotos dos pratos todos estão com uma aparência ótima!

Abraços,
Verônica.
www.falaturista.com.br/destino/hotel-curitiba

João Carlos Santos disse...

Pouco convincente….embora próximo da praia, e dos restaurantes e demais comércio. Mas nada de estação de serviço para autocaravanas, nem sinalização favorável, e tudo com indícios de mais ano menos ano, o espaço será assumido por novos prédios.

Em Quarteira esse local não é nenhum parque de autocaravanas, mas sim, o estacionamento dos prédios envolventes, ilegalmente usado pelos autocaravanistas. O canal de água chamado "vala real" não contem águas paradas. No entanto, a única coisa que contribui para que este cenário seja pouco convincente são as próprias autocaravanas.
A Estação de Serviço de Quarteira para autocaravanas encontra-se situado na estrada que sai de Quarteira em direcção a Almancil no local do Mercado da Roupa de Quarteira.
Acredito que este é um esclarecimento mais favorável.

Cumprimentos.