segunda-feira, maio 23, 2011

Mais uma iniciativa do grupo de autocaravanistas do facebook 1 AUTOCARAVANA & 1 CAFE



(Co-piloto Augusta em plena aula prática na estação de AC do Alenquer Camping!)

Desde sempre a Newslletter tem desenvolvido e apoiado todas as iniciativas que contribuam para a formação de uma perspectiva, consciência e atitude responsável por parte dos autocaravanistas e das autoridades.

Hoje cabe na ordem do dia a divulgaçao de mais uma iniciativa do grupo facebook 1 AUTOCARAVANA e 1 CAFÉ, levada a Cabo no Alenquer Camping que patrocina este blogue com a declaraçao de princípio do apoio ao autocaravanismo itinerante, dentro ou fora dos parques de campismo.

Criado em final de Janeiro, este grupo de autocaravanistas rapidamente chegou em escassos 4 meses ao número de 230 aderentes, segura maioria dos autocaravanistas portugueses presentes no facebook. Em 21 Maio realizou-se entretanto, a V reunião presencial deste grupo e tertúlia, em Alenquer, e que tem rejeitado a alternativa de se converter em forum, ou mesmo em clube de autocaravanistas, sendo certo que conta também com o apoio directo do TCA- Touring Clube de Co-pilotos e Autocaravanistas, aliás membro do CAB:
 http://www.cab-circulo.blogspot.com/

Este Grupo do Facebook constitui um case study positivo, e vem demonstrar no panoarama do autocaravanismo português que há lugar para iniciativas inéditas e inovadoras, deste que haja a capacidade de deliner um projecto e definir um programa de actividades, tudo requerendo um minimo de organizaçaõ e  com meios escassos. O importante tem sido, como sempre foi filosofia deste blog assegurar o 1) protagonismo ao autocaravanismo, 2) desenvolver linhas de acção concretas e objectivas e 3) mobilizar a boa vontade dos interessados.

Na verdade quando é susbtancial e genuina a realidade, esta bem dispensa formalismos burocráticos, pergaminhos de velharias e gongóricas fraseologias de fohetim, prova disso é tambem o CHAT DO GRUPO, que se iniciou no facebook, de forma espontânea tos os dias entre as 22h e as 23h, para troca de impressoes em real time dos seus membros, exclusivamente. Se tiver a sua ligaçao do afcebook a essa hora veja quem está em linha e...participe no chat de autocaravanismo!

Desta vez o tema do V encontro mensal, foi prevenção e combate a fogos nas autocaravanas, com o orador e companheiro autocaravanista Clemente Mitra, qualificado comandante de bombeiros. Participaram 17 membros do Grupo FB entre pilotos e  co-pilotos de autocaravanas e ainda alguns filhotes...e desenvolveu-se o programa previsto:
- exposição as 17h teorica, com mostra de equipamentos e projecção de videos...
- exercicios praticos com fogo real e manuseamento de extintores pelas 18.h30
- jantar informal em que cada um um levou do seu e comeu de tudo... pelas 20h
- finalmente a cavaqueira no bar e a pernoita de autocravana por quem assim optou

Resumo dos conselhos anotados:

tentar sempre abafar a chama de um incendio nascente: com areia, manta ignifuga, tapetes, cartões, toalhas ou panos encharcados, ou extintor adequado.
Nunca tentar apagar um fogo com agua se se tartar de liquidos combustiveis ou oleos de cozinha, ou tecidos sinteticos ou produtos plasticos (PVC). Este produtos flutuam na àgua e expandem o inecndio. Usar extintores da categoria B e C.
Cuidado a electricidade estatica dos veiculos e roupas e texteis sintéticas,  no enchimento de deposito, cusjas faiscas podem provocar a combustão.
Em caso de fumo/fogo do motor, desligar a chave da ignição, abrir ligeiramente o capot (para nao entrar muito ar) e descarregar o extintor de categoria B e C. No interior das autocaravanas usar extintores A, B, C e eventualmrnte as mantas ignifugas (cozinha)
Utilizado um extintor ainda que paracialmente, deve ser recarregado depois. Não experimentar o extintor antes de usar num fogo. Para apagar um fogo dirigir o jacto dos extintores sempre para a base das chamas.
6º  Nas habitações usar alarmes detectores de fumo a pilhas no tecto
Evitar abastecer depositos de combustiveis no verao da parte da tarde (maior calor) para não estar a pagar vapores de gas em vez do combustivel liquido.
Em caso de fugas ou cheiro a gas, abrir portas e janelas mas não accionar nenhum interruptor electrico  (para evitar faíscas) nem acender isqueiros ou chamas nuas (vela)
Nas habitações não sobrecarregar tomadas electricas  ou fichas triplas, usar antes réguas de tomadas com interruptor.
10º Em Portugal nas autocaravanas, não é obrigatorio legalmente dispor de extintores de incêndio, mas recomenda-se o uso do Modelo de 2Kg categorias ABC. Duração 1 ano,que pode ser prolongada se o pó do extintor for agitado periodicamente.

Texto de divulgação pedagogica do check up de bons procedimentos para autocaravanistas

Os membros da tertúlia do grupo autocaravanista do facebook tiveram ainda ocasiaão de debater a referência que consta do ultimo comunicado do ONGA - Observatório Não Governamental para o Autocaravanismo sobre as preocupações pedagogicas de ainda antes do verão, se divulgar publicamente um conjunto de regras comprotamentais emblemáticas do que devera ser o compartamento do bom autocaravanista, e deforma aeprmitir a sua rápida apreensãoproquemconduz umauatocravana em turismo, as próprias autoridades autarquicas e policiais e ainda a opinião publica em geral.

Tomando como base o decágono proposto pelo TCA no facebook, e que também aparece na mesma pagina em que se divulgam as conclusões da tertúlia realtiva ao combate a fogos nas autocaravanas, os autocaravanistas de touring presentes em Alenquer, debateram o tema e registou-se um concjunto de sugestões que na sua generalidade coincidem e adoptam a proposta do TCA- Touring Clube de Co-pilotos e Autocaravanistas,e que os responsaveis por este Clube oportunamente divulgam na sua web page em:
 http://www.touring-clube-autocravanista.blogspot.com/

Relativamente à venda de algum equipamento com descontos (extintores, manta ignifuga, detectores de fumos, e mala pronto socorro) para os membros daTertúlia, ou para os leitores deste blogue, podemos enviar a pedido, a tabela especial concedida pela empresa Contrafogo.

2 comentários:

gil disse...

Todos nós deviamos ter um extintor nas nossas viaturas. Esta acção é positiva e, na minha opinião, deverá ser repetida. Será uma forma de manusear os equipamentos de extinsão de incêndio e ter num determinado momento a calma para intervir.
As melhores alturas para treinar serão quando os prazos de validade dos extitores estiverem quase a terminar. Sempre vai haver a despeza de os rever/recarregar e treinam ou criam um simulacro.
Cumprimentos
Carlos Lopez

Pedro Ventura disse...

Uma tarde bem elucidativa, em que se obteve muita informação sobre situações de possiveís incêndios não só em autocaravana como em nossas casas.

Bons passeios cheios de cor.
Pedro Ventura