terça-feira, fevereiro 20, 2007

preparaçao de viagem em AC ate Salzbourg

Este ano de 2007, por razões diversas não se afigura promissora a possibilidade de férias de AC no verão mas, pelo contrário, há duas reuniões profissionais, uma no início de Junho em Copenhagen, e outra no início de Outubro, em Salzbourg, que a confirmarem-se constituem dois excelentes pretextos para dois percursos em autocaravana, e para uma férias repartidas em dois períodos de quase duas semanas cada um. Qualquer dos dois itinerarios ida e volta rondam os 6000 km...






É assim:



Tudo começa pois por uma hipótese de uma reunião profissional em Salzbourg, na Austria, no incío de Outubro de 2007. A de Copenhagen está em fase de recolha de sugestões no site do CPA, Clube Portugues de Autocaravanas e esta, à Austria fica por este blog, quem sabe se algum dos mais de 13.100 visitantes que tivemos desde Maio de 2006 queira dar algumas dicas...são benvindas!



Olhada displicente ao mapa...Salzbourg (onde já estivemos em caravana) fica de facto mesmo ao lado de Munique, na Alemanha...



Passo seguinte, a consulta ao Via Michelin pela internet a calcular distâncias...pois são 2591Km e pela via recomendada, via Suissa. Ou preferem escrever Suiça?



Nova olhada ao mapa, e se a ida e volta se fizer via França, Alemanha e Austria, pelo norte, acima da Suissa? Talvez seja mais interessante...Floresta Negra, as margens norte do Lago Constança, Munique e a Velha Cervejaria...e os arredores, o Castelo de Neuschwanstein em Scwangan, 120 km a sul de Munique, o campo de concentração de Dachau (como nunca vi nenhum será desta?). Nova consulta a via michelin mas com stopover em Perpignan, e em Munique...os Km aumentam, para 2754km...é mais longo evitar a Suissa!


Ora bem, chama-se a isto por o carro a fente dos bois. Antes de fazer a viagem e antes de fazer o relato, começar desde já a inventariar percursos e a estimar alternativas, a recolher fotos e sugestões para a viagem. depois a confirmar-se o pretexto em Outubro, já tenho um guião para a minha co-piloto.




Coisas de quem já está semi reformado....mais tempo livre e aquele sentimento de que numa viagem bom mesmo, é a sua preparação, e depois a sua história contada aos amigos...dificil, e por vezes maçadora é mesmo a viagem, com os seus engarrafamentos, eventuais furos, enganos de percurso, restaurantes cheios ou fechados, contratempos diversos..desenganos de expectativas frustradas, chuva, calor, enfim, não exageremos. On the road again...é um prazer também para quem tem alma de routard, e a sorte de ter uma consorte como co piloto, GPS e câmara de recuo.


Então vamos às etapas....


Dia um, de Lisboa...até algures depois de Madrid? O Guia Michelin recomenda um percurso pelo norte, Vilar Formoso, Salamanca, Vallodolid, Burgos, Vitoria, San Sebastian, Biarritz e depois o cruzamento do Massiço Central, via Brive, Clermont, Lyon, Mulhouse e a partir dai a Suiça, directos a Basileia, etc até Munique, e depois a Austria.


Pois, estou mais inclinado em ir até a fronteira do sul entre a Espanha e a França, Terras de Catalunha e do Russilhão, e depois por ai fora mais pelo mar...até à zona de Nimes, subir então para Annecy? Será? ou então rumar a zona de Colmar e `Alsácia Lorena, ver as vinhas e a zona típica de fronteira, para depois enfiar floresta negra adentro... e aqui fica o brazão.. desta!
Vejamos as datas. 4 de outubro 5F terei de estar a chegar a Slazbourg, os trabalhos começam sexta feira dia 5 de Outubro, 6F de manha, vão durar de sexta a domingo...logo, há que prever uma partida de Portugal ainda em Setembro.


Para planear vamos pois recuar no tempo...linear.. se a é partida de Munique?



e a oktober fest que acaba em 7 de outubro? Sera melhor à ida, ir beber umas "bejecas" e na volta então passar por Dachau...a ver vamso quem por lá já passou o que tema sugerir...

dia 4 chegada a Salzbourg, ao fim do dia...

noite de 3 em Munique,

então a noite de 2...noa chega para ficar mais longe do que Annecy? Geneve? vai ser preciso sair de Lisboa um dia antes, isto é 30 de Setembro, domingo, senão não dá mesmo...
dia 2 Clermont /Colmar...e aqui porque não mais detença pela zona da Alsacia? este link dá que pensar...

dia 1 Saragoça/Clermont

dia 30/Setembro,

domingo Lisboa/Saragoça?


Seria uma viagem à ida, de rota batida, mais a andar do que a ver paisagens, gentes e património, mas....depois no regresso com um pouco mais de detença, mais devagar será o regresso a casa?



Assim durante a estadia em Salzbourg o tempo de trabalho, de descanso, e do programa social. Saída da Austria no domingo dia 7 de Outubro...





Mas as sugestões sobre Slazburgo não param de parecer, ora vejam estas do autocaravanista Raul Lopes:
1- a visita a Wolfgang (localidade pitoresca a alguns kms de Salzburg), onde vale a pena fazer uma viagem de barco ao longo do respectivo lago. A paisagem natural que daqui se usufrui só é superada por Interlaken (a cerca de 50 Kms de Berna).
2- a visita à gruta de gelo localizada a umas dezenas de kms de Salzburg. É preciso ir bem agasalhado e preparado para uma considerável caminhada pelo cume da montanha (depois da viagem de elevador-teleférico) e dentro da gruta , mas no final o cansaço compensa. (atenção: estacionar a AC na aldeia que serve de apoio à gruta e subir à montanha do autocarro que parte da aldeia).
Dicas? 1-Há dois campings nas imediações da cidade, mas também é possível pernoitar no estacionamento da igreja que está frente ao Palácio.
2- Estando em Salzburg não deve perder a visita às minas de sal que deram o nome à cidade e no passado fizeram a sua fortuna. Até para usufruir da paisagem. No largo fronteiro ao dito Palácio podem adquirir-se bilhetes para uma excursão até à mina que atravessa a actual fronteira austro-alemã, oferecendo como brinde a visita a uma aldeia celta. (sabiam que a palavra salário tem origem na utilização que os romanos davam ao sal?)
3- Uma vez em Salzburg vale a pena equacionar a visita a outras localidades "próximas". Hipóteses a ponderar: a pitoresca cidade de Innsbruck (eventualmente com passagem por Munich) com saída pela Suíça onde Berna e Interlaken são imperdiveis; ou, por outro lado, rumar a Viena.
dia 7 domingo dormida em....Munique? estadia de uma noite em Munique? e a cerveja da Hofbrauhause? a Oktoberfest que este ano é a partir de Setembro? ou tempo também para ir a Dachau? ou mesmo nos arredores do castelo deNeuschwanstein de Ludwig II? a ver vamos no mapa de areas de serviço da Alemanaha aqui reproduzido.







dia 8, 2F, o norte do Lago Constança, Floresta Negra e a entrada em França na zona de Ribauville e Riquewir?

dia 9, 3F Descida para o sul e para o sol? talvez um almoço em Annecy? e depois por Lyon? Valence? como estará o tempo? ou antes por Grenoble?


dia 10, 4F Mediterraneo...e visita as 9 eclusas em Béziers...em Fonserannes..


dia 11, 5F Carcassone e conforme o tempo, ou por Andorra, ou por Biarritz...

dia 12 6F...outra vez a rota batida até casa, uma ultima etape da ordem dos 1000 KM, ou talvez mais uma folga de um dia, e chegar a penates só no sábado dia 13?

Sem comentários: