terça-feira, fevereiro 06, 2007

autocaravanistas querem ajudar ambiente....






Nota recebida do portal CCP-Camping Car Portugal






Modalidade em franco crescimento em Portugal, o autocaravanismo poder-se-á definir como uma forma de turismo itinerante, que utiliza um veículo especialmente adaptado para garantir a melhor habitabilidade e que utiliza locais autorizados para estacionamento, quer em espaços livres quer em espaços especialmente adequados para o efeito, incluindo parques de campismo.
O Parlamento Europeu, em relatório apresentado pelo vice-presidente da Comissão de Transportes e Turismo, o euro-deputado Luís Queiró, «reconhece o papel do turismo itinerante, como o caravanismo, na atenuação dos efeitos negativos do turismo de massas, ao dispersar as concentrações de turistas; insiste na necessidade de promover iniciativas destinadas a contribuir para o seu desenvolvimento, principalmente solucionando a questão da falta de estruturas adequadas de estacionamento e proporcionando locais dotados de infra-estruturas multifuncionais e zonas de permanência para caravanas e autocaravanas em todo o território comunitário».


Esta forma de turismo conta com um cada vez maior número de adeptos, turistas que viajam durante todo o ano, trazendo desenvolvimento ao comércio local, aos museus e aos restaurantes das localidades que visitam, promovendo e divulgando as regiões por onde passam, o seu património cultural e a sua história.

O CampingCar Portugal (http://www.campingcarportugal.com/) é um projecto independente, aberto a todos aqueles que se identifiquem com os seus objectivos e queiram participar nas suas actividades e que tem como principal objectivo contribuir, através de todos os meios de intervenção cívica, incluindo os meios de comunicação social e as novas tecnologias de informação, para a promoção e divulgação do autocaravanismo como forma de turismo itinerante.
Com pouco mais de um ano de vida, este projecto reúne já o apoio de largas dezenas de autocaravanistas portugueses, e os mais de 75.000 acessos únicos ao portal no ano passado, atestam bem do interesse que este projecto despertou na comunidade autocaravanista.
O intercâmbio de informação e participação em acções de divulgação com associações e clubes europeus, nomeadamente espanhóis e franceses, demonstram o reconhecimento internacional do nosso trabalho.

Porque o autocaravanismo, como qualquer outra actividade humana, tem impactes ambientais que não podemos ignorar, também neste domínio o CampingCar Portugal pretende intensificar o seu trabalho e tornar esta preocupação ainda mais abrangente.

Neste sentido, iniciámos, no passado dia 1 de Fevereiro, uma acção de sensibilização dos autocaravanistas, a qual designámos por "Política Ambiental".


Esta acção não é mais do que um incentivo a comportamentos ambientalmente correctos, dirigida a todos os intervenientes nesta actividade turística, e teve início com a divulgação de uma brochura onde se apela ao cumprimento de regras elementares nas seguintes áreas:

· Gestão e separação de resíduos
· Utilização eficiente dos recursos energéticos
· Utilização eficiente da água potável

A esta mensagem de correio tomámos a liberdade de anexar dois documentos, o "Saber Viajar em Autocaravana" e a "Política Ambiental", para os quais chamamos a vossa atenção, solicitando a sua divulgação por todos aqueles que entendam e julguem conveniente.

Em caso de dificuldade na recepção desta mensagem ou dos seus anexos, ou se pretenderem ter acesso aos documentos mas em formato papel, por favor, contactem-nos para o endereço info@campingcarportugal.com.

Todos seremos poucos para a promoção e divulgação do autocaravanismo! CampingCar Portugal. O Portal Português de Caravanismo e Autocaravanismo

Apartado 605
2821-901 Charneca de Caparica

URL : http://www.campingcarportugal.comE-Mail : info@campingcarportugal.com

Sem comentários: