http://news.tf1.fr/news/0,,3097024-e3BsYXllciBxdWFsaXR5IFVOVl9JRH0gezIwMiAyMDEgMX0=,00.html
http://news.tf1.fr/news/0,,3065159-e3BsYXllciBxdWFsaXR5IFVOVl9JRH0gezIwMiAyMDEgMX0=,00.html
Ver os links e clicar, som e imagem da televisao francesa, com reportagens sobre camping cars/ autocaravanas em lazer e turismo.
A comunicaçao social em França, quer escrita quer audiovisual cada vez mais trata objectivamente a realidade socio-económica do autocaravanismo, fora dos clichés esterotipados que acentuam os aspectos anedóticos, ou as situações negativas. A imprensa estrangeira, francesa e espanhola, que nos são mais próximas, quer as generalistas quer as especializadas também consagram ao tema a importância que ele merece...e até os políticos espanhois (a senadora Chacon e o grupo do PS da Galiza (ver outros posts deste Blog) estão atentos!
Será que em Portugal não há nem jornalistas, nem políticos autocaravanistas ? Será que as empresas do sector não dedicam acções de marketing as estes sectores do público alvo? Será que as Câmaras Muncipais ainda não se aperceberam do factor correctivo da sazonalidade, e do apoio ao comércio tradicional representado pelos autocaravanistas? Será que os dirigentes associativos dos automóveis clube, em Portugal, negligenciam as autocaravanas? (e no ACP até privilegiam as miniaturas, e as motos face às AUTO....caravanas?)
Este Blog visa, para além de contribuir para a solidariedade e rede de contactos informais entre autocaravanistas, e também dos demais decisores, agentes económicos e culturais do sector, ajudar a criar uma consciência pública favorável ao fenómeno das autocaravanas.
Esta consciência começa porém pela própria atitude dos autocaravanistas e pelo seu código de conduta e de ética. Ver em outros posts deste blog a trsnacrição da cartilha do AC e das regras de ouro do AC bem como notícia sobre o movimento francês RESPECT, cujo autocolante, aliás ostentamos na nossa autocaravana.
Esta consciência pressupõe o cumprimento das regras legais, e das regras de ética de comportamento perante os outros autocaravanistas e perante a sociedade e autoridades em geral, mais fáceis de cumprir por quem já foi campista, e de mais dificl conhecimento de quem se limita a alugar uma AC, ou comprá-la, como se de qualquer outro objecto de consumo de uso pessoal se tratasse. A pedagogia da responsabilidade social do condutor de autocaravana, deve ser equiparada à de um novo Cavaleiro da estrada, e a de um novo Cavalheiro no estacionamento, e portanto, ser reconhecido como um Senhor campista, dentro e fora dos parques de campismo.
Esta consciência começa porém pela própria atitude dos autocaravanistas e pelo seu código de conduta e de ética. Ver em outros posts deste blog a trsnacrição da cartilha do AC e das regras de ouro do AC bem como notícia sobre o movimento francês RESPECT, cujo autocolante, aliás ostentamos na nossa autocaravana.
Esta consciência pressupõe o cumprimento das regras legais, e das regras de ética de comportamento perante os outros autocaravanistas e perante a sociedade e autoridades em geral, mais fáceis de cumprir por quem já foi campista, e de mais dificl conhecimento de quem se limita a alugar uma AC, ou comprá-la, como se de qualquer outro objecto de consumo de uso pessoal se tratasse. A pedagogia da responsabilidade social do condutor de autocaravana, deve ser equiparada à de um novo Cavaleiro da estrada, e a de um novo Cavalheiro no estacionamento, e portanto, ser reconhecido como um Senhor campista, dentro e fora dos parques de campismo.
Assim:
Não estacionar, ou pernoitar em lugares de estacionamento proibido ou condicionado,
Não fomentar a concentração de autocaravanas, excepto em parques adequados,
Não incomodar residentes pelo estacionamento ou pernoita frente a portas ou janelas de areas residenciais,
Não acampar quando estacionado ou em pernoita: ou seja não abrir toldos ou janelas para o exterior, nem colocar no exterior material de campismo, nem deitar àgua cinzenta ou outras, na via pública,
Não estacionar prejudicando a circulação de pessoas ou viaturas ou o comércio,
Respeitar as distância minima de 2 metros de afastamento de outras autocaravanas,
Estacionar perpendicular ao mar, rios ou vistas em miradouros, sempre que possível,
Não deixar lixo nos estacionamentos fora dos locais de recolha, inclusive o produzido por animais domésticos.
Preferir a utilização de espaços dedicados a veículos pesados, ou de turismo sempre que não proibido,
Preferir o abastecimento no comércio local tradicional,
Pedir autorização prévia para estacionamento com pernoita nos parques de restaurantes de estrada, centros comerciais ou estações de serviço.
Em caso de dúvida, recorrer ao conselho das autoridades policiais locais.
Nesse sentido apoiamos a criação de uma imagem real e positiva do movimento autocaravanista, perante o desinteresse do ACP- Automóvel Clube de Portugal, e da natural não coincidência de pontos de vista com as entidades vocacionadas para a representação da gestão de parques de campismo (AECAMP pelas empresas, e Federação de Montanhismo e Campismo pelas associações).
Um dia chegará em que se deverá propor ao Governo legislação que favoreça e incentive a criação de àreas de serviço e apoio aos autocaravanistas (especialmente nos locais onde não haja parques de campismo, ou com um mínimo de distância destes) . E que essa legislação obrigue os parques de campismo a dispor de espaços para autocaravanas, do mesmo modo que hoje já exige a oferta de piscinas e outros equipamentos para a sua classificação de 3 ou 4 estrelas...
Nessa altura, decerto que surgirão empresários e investidores privados, bem como do sector pblico, nomeadamente Câmaras Muncipais e até Juntas de Freguesia, não esquecendo institutos e empresas públicas, como é o caso dos Portos... Se há termianis para veiculos pesdaos e autocarros de turismo, porque não parques terminais para autocaravanistas?
Resta acrescentar a necessidade de se reverem os códigos de estrada, e regulamentos de circulação e estacionamento municipais, para se promover a conciliação necessária entre o direito a todos circularem e a estacionarem, sem atropelos. O exercício do interesse e direito de cada um, não pode significar desnecessáriamente, nem o prejuízo, nem a limitação dos direitos de terceiros.
Num Estado de Direito Democrático, e plural, importa sim o inventariar constante dos interesses legítimos e proceder contemporâneamente, e atempadamente à sua arbitragem. Para tanto é preciso uma "Boa Governance" , ou seja, uma Administração Pública aos vários niveis (central e local) atenta e actuante, e por outro lado da parte dos grupos de interesse particular uma consistência, credibilidade, coerência, representatividade e autenticidade que os credencie para um diálogo reivindicativo, mas construtivo e responsável.
Assim possam o CPA- Clube Portugês de Autocaravanas, e o Portal CampingCar (e dos seus excelentes webmasters) contribuirem para a elevação de um forum participativo, que permita a devido tempo o estabelecimento de uma plataforma e protocolo consensual de expressão dos interesses do movimento autocaravanista portugês!
Nessa altura seremos ouvidos!
para eventuais contactos directos, em privado, camping@dosdin.pt
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