sábado, setembro 15, 2007

Experimentar o autocaravanismo é alugar uma autocaravana



como começar com o autocaravanismo?
- comprar uma autocaravana? nova ou usada?


- sózinho, ou em parceria de time sharing amigável, com um amigo, ou familiar?

- ou transformar um furgon?


Estas são as três perguntas que normalmente assaltam quem começa a pensar em autocaravavanas e autocaravanismo como uma forma de turismo itinerante...

Mas a resposta certa é...nenhuma das perguntas esta certa, logo nenhuma resposta merecem...a Pergunta certa é como tirar a limpo todas as dúvidas, e a resposta certa é...alugando uma autocaravana, experimentando uma autocaravana emprestada, de preferência numa sortida acompanhado por quem já tenha experiência no terreno!

Ou seja, sugere-se que se disponha de uma autocaravana (perfilada ou camper), isto é sem capucine- são mais altas, pois tem uma cama por cima do cockpit do condutor, e não integrais, são mais largas e longas em regra) por três noites, e que se pernoite em cada uma das noites em locais diferentes, e típicos da vida de autocaravanista, ou seja:

1) num parque de campismo.

2) numa area de serviço própria para autocaravanas

3) num parking onde não sejam proibidas as autocaravanas

Também se sugere que sejam feitas, durante essa experiencia de três noites, pelo menos 50% das refeições na autocaravana...

E finalmente, que se experimentem também, três tipos de percursos
1) auto-estrada
2) estrada nacional
3) transito urbano.

Cremos que só assim, e na desejável companhia de um amigo e conselheiro, o debutante podera ser admitido na categoria de aprendiz com sucesso, e rapidamente passar a bom companheiro, e depois ascender a Mestre de futuros iniciados!

De facto há que experimentar a condução do veículo em mais de uma circunstância, há que apurar da adaptação do co-piloto a todas as vivências, desde o apoio a navegação até a gestão de arrumos, equipamentos, incluindo frigorifico, fogão, caldeira de aguas quentes, sanitarios, janelas, cortinados e persianas, montagem de camas, etc...etc.

Daí a importância do factor aluguer, que se é certo pode ter resposta particular, também tem hipoteses, melhor é a solução a nivel comercial, em empresas do sector que se começam a multiplicar, e cujos preços na época baixa, são os ideais para a tal experiencia...mas alerta..as marcações devem ser feitas com antecedência em especial nos periodos de maior procura, vesperas de pontes, de festas, e de miniférias!

E que modelo alugar? Claro que depende da dimensão do agregado familiar, mas por principio sugere-se um modelo pequeno, e de preferencia sóo para um casal, para que as experiencias, e naturais desacertos de principio, não sejam embaraçadas com crianças impacientes por um banho, um prato de sopa ou outras premências fisiológicas...Claro que as empresas de aluguer explicam minimamente como a coisa funciona, mas para além disso, o conselho de um Mestre amigo é util, e o conhecimento da ética do autocaravanista também...

Agora para alugar há (entre outras) as seguintes empresas:

(valores indicativos, não directamente comparaveis,por dia de aluguer, regra minimo de três dias em estação média)

CAMPILIDER....
http://www.campilider.com ........155/dia (OVAR)
CAMPER RENT ....
http://www.camperent.pt ..145/dia (Parede)
PARRACHO......
http://www.parrachoautomoveis.pt ...135/dia (SINTRA/Algueirao)
AUTOCAMPISMO..
http://www.autocampismo.planetaclix.pt 80/dia Castanheira
CAMPINANDA...
(http://www.campinanda.pt 130/dia (Tires e Porto)
HYMER-RENT...
http://www.hymer-rent.com 90/dia Cabra Figa/Albarraque (Altaco)
CAMPERLINE..
(http://www.camperline.pt 110/dia em Saõ Domingos de Rana
IBERVAN a partir de 100€)

porcure Portugal, ou qualquer outro país...por ex,
no algarve a oferta é a seguinte para 7 de Março de 2008:

4 comentários:

alexia disse...

Estava a pensar numa experiência diferente e na minha pesquisa vim aqui parar. Achei o texto muito apropriado e espero que as dicas dos locais de aluguer me ajudem na minha busca:)

Anónimo disse...

Também se pode alugar entre particulares. Aí já se consegue mais barato.



b disse...

Olá,gostaria de alugar uma autocaravana.Alguem sabe-me indicar onde posso alugar a um preço baixo?
obrigada

Unknown disse...

Olá, Sou de Vila do Conde e gostaria de alugar uma autocaravana de 13 a 15 Novembro, alguém tem conhecimento de quem queira alugar? Deixo aqui o meu endereço de mail (manueribeiro@gmail.com), caso haja alguma oportunidade.
Obrigado