domingo, março 19, 2006

COMO PREPARAR UMA VIAGEM EM AUTOCARAVANA?

Estas notas são feitas com dois objectivos...(dar e receber)
um o de dar apoio a quem gosta sempre de recolher sugestões e dicas
e, o de estar disponível para receber dicas e sugestões do próximo.

A preparação da viagem deve ser feita em termos teóoricose em termos practicos e por isso neste blog, este tema vai sendo apresentado com duas partes que se procurarão actualizar em termos as contribuições que nos cheguem. Na teoria serão incluídos todos os dados que interessam potencialmente à preparação de uma qualquer viagem de autocaravana ( ou não...mas nesse caso com alternativas) e na practica, a preparação em concreto de um raid a França no próximo período de férias de 2006.

Na teoria
Qualquer preparação de viagem dá tanto gozo , como depois de a realizar dá contá-la aos amigos e conhecido ainda que só virtualmente. Para que também seja satifatória a execução da viagem, a acção e o tempo de viajar propriamente ditos, convém que o plano (preparação) seja o mais realista e flexivel possível, e que por outro lado, o relatório de prestação de contas (o relato) seja preparado com as notas de viagem ou o diario de bordo actualizado regularmente.
Qualquer viagem, exige antecedência no seu planeamento, recolha de informaçao, auscultação e participação das populações (os viajantes) , quer quanto aos objectivos, quanto aos meios, desde o financiamento até ao equipamento, sem esquecer a programação geográfica (o itinerário) e temporal ( o calendário) bem como o orçamento e a prestação de contas ( o relato).
1) A recolha de informação
Em primeiro lugar o relato oral ou escrito de quem já esteve. já passou pelos nosso objectivos ou dúvidas, em segundo lugar os livros, guais, mapas e mais informação turístico cultural adqurida ou ofertada pelos postos ou delegações de turismo e em terceiro lugar a internet. Ou vice versa.
Deste modo na recolha de depoimentos pessoais há varios sites da internet que os têm, sendo escassos entre nós os artigos publicados em jornais ou revistas e muito menos em livro. Mas que há fontes bibliográficas há...por exemplo:
- Carol Mickelsen "CAmping your way trough Europe" , publicado por Affordable Travel Press, USA, 1996
- site da internet (para procura de companheiros de viagem) http://campingcarjp.free.fr/forum/viewforum.php?f=3&sid=c054cf3520885ef909b3f675ff6961dd
- Revistas de Caravanismo, por ex. Camping Cars e Loisirs, e em especial francesas, mas sendo de mencionar a espanhola Camping y su Mundo, de que há versão portuguesa.
Quanto a publicações citam-se duas de caracter genérico:
- "Manual de Viagem para Amantes da Natureza", de Dominique le Brun e François le Guern, edição das publicações Europa- América, Mem Martins, 1996
- "Como sobreviver na Terra e no Mar", de Franck C. Craighead Jr, e John Craighead, ediçáo Saber Viver, da Europa-América, Mem Martins, 2000.
Mais especificamente para a Europa, exitem vários guias, para nós o MICHELIN é a bíblia de refarência, mas há outros Guias de vaigens excelentes, por exmplo o Guia do Routard, os Guias American Express, Fodor, etc..
Para a Europa....veja-se o Guia Michelin Europe.
Para os USA, ....veja-se Crossing America , Guia do National Geographic.
Para Marrocos, ....veja-se Maroc, Guia NEOS da Michelin.
2) O traçado do itinerário
3) as fichas de visita, com recolha da internet

Na practica
Este ano de 2006, à parte pequenas sortidas aproveitando algumas pontes, ou outros pretextos, como foi o caso do carnaval, e será o caso da Páscoa (Moncayo de la Vera) o objectivo é uma digressão por França, de duração indeterminada, em calendário indefenido, mas com duas ou três metas pré definidas: uma vista a Mirepoix e outra a Chateau Porcien. Uma povoação no sudoeste, outra no nordeste. A viagem, a partir de Alenquer, ainda não está planeada , nem o "road map".
Assim em primeiro lugar há que reunir informação:
Comecemos pelos dados em papel:
- Guia da França da Michelin
- Guia da França da American Express
- Mapa da Europa,
- Mapa de França, (vermelho)
- Atlas de França, (amarelo) escala 1:200.000
- Guias michelin das regiões a percorrer
- artigos em Revistas
- Aires de autocaravanas (retirados da net)
- Guia de Paques de Campismo (Michelin)
- Guias especializados e temáticos po exemplo
"Le Guide des Parcs de Loisirs et d´Atractions", de Francis Lachat, M.A: Editions, Paris, 1989
"Le Guide national des Aires de Services Camping Cars", edição anual de Guides Larivière.
"Le Guide des itineraires France-Europe en camping-car, edição anual, Guides Larivère.

1 comentário:

António Resende disse...

Parabéns pelo espaço na Net.
Voltarei para uma leitura mais atenta.
Regressei este fim de semana de digressão de 6.250 km (Marrocos) que fiz com outra AC em 1 mês e 1 semana.
Útil o GPS (mapa de Marrocos sacado na Net) e o Mapa Michelin... e muita informação colhida por AutoCaravanistas Franceses na Net.
Voltarei todos os anos.
António Resende

http://autocaravana.blog.com