terça-feira, agosto 28, 2012

Férias de verão 2012: 10 dias França Just Me e Joana, de autocaravana


 
 
Comerciantes aliciam autocaravanistas com descontos. E em Portugal?
 
Desta vez o relato de viagem de autocaravana ganha novo formato. Nada do estilo diário exposto cronologicamente dia a dia, etapa a etapa. Começamos de outra forma e em jeito de flash, pelo fim. Arredam-se os comentários e impressões intimistas, e procura-se sempre expor juízos de objetividade informativa fatual.
 
almoço à vista da preparação

Foram 10 dias em Agosto, a seguir ao 15 feriado. Em França, pois então, Pátria adotiva para muitos desde o tempo das cegonhas vindas de Paris, depois, do TIn-TIn, das primeiras aulas de língua estrangeira no liceu, das chansons de Becaud, Aznavour, Halliday, do poeta Guitry, da Bardot, da mítica St Tropez, dos pintores da boémia da Rive Gauche, dos manuais de Direito e Ciência Politica da Faculdade etc etc. Cada um da minha geração, terá as suas próprias reminiscências.
política francesa de reciclagem pedagógica

Ora França, pelo mínimo, foram 8 dias, mais dois de viagem e torna viagem entre o Portugal e a fronteira basca em Biarritz. Total cerca de 3800Km de autocaravana, cerca de 1000 euros de despesa total para dois, ou seja a média de 100 euros /dia tudo incluído: combustível (cerca de 600 euros, bem mais barato do que por cá…). Em contas mais finas, descontando o que por ca também se gastaria em mercearias, restaurantes e despesas de lazer e cultura, transportes, combustíveis, portagens e estacionamentos, o gasto extra diário não deve exceder os 50 euros dia. Claro, não contando com o custo ou amortização da autocaravana.
canais de Coulon no Marais: vale a visita

A equipa foi constituída por “just Me” e a “filhota” de 35 anos Joana, que se assumiu galhardamente como legitima herdeira filial de She, a sua situação como passageira autocaravanista, co-piloto e mulher condutora da autocaravana, Como, quem sai aos seus não é de Genebra, (não degenera) foi uma auxiliar preciosa na condução e navegação da semovente, gerindo com mestria a leitura de mapas e sinalização em caminho, e desconfiando, e mesmo ostracizando o GPS.
Impecável também a colaboração de cook e gastronómica da Joana..o que ate só justificou 3 refeições fora da autocaravana.
A  discreta Joana, autocaravanista e co-piloto!


E pontos altos da viagem?

Pois…aqui vão  os top ten:

1)     COULON, ou seja, Coulon é cool. Vale a pena esta zona do Marais. O passeio de barco e de comboio turístico, e a pernoita num parque de autocaravanas por 7 euros,

Coulon

2)     AZAY-le-RIDEAU, pelo castelo, pelo espetáculo noturno, son et lumiére, (o espelho encantado) criativo, teatralizado, burlesco e fascinante, pelo seu parque de campismo, e pela piscina gratuita incluída no preço.
 piscina do Camping

3)     PYC des Goules, pelo excelente parque de estacionamento e pernoita de autocaravanas, e ponto de partida para escaladas e percursos pedestres na região dos Puys: N- 45º 48´14,21´´ E- 2º 59´13,28´´
 

4)     VULCANIA parque e centro de vulcanologia e observatório estrelar com intuitos lúdicos e pedagógicos para todas as idades, e filmes de entretenimento com 3D, cadeiras de efeitos especiais etc.
 
Chaminé interior de Vulcania

5)     PUY de DOME e o seu comboio ate ao miradouro das telecomunicações, e às ruinas do templo romano de Mercúrio.
 
comboio panorâmico de Puy de Dome

6)     BERGERAC, pelo espetáculo de jazz noturno na Maison du VIN, e pelo parque de campismo LA Pelouse, nas margens do rio e fácil acesso pedestre à velha vila, pela antiga ponte.
Bergerac

7)     LASCAUX II, com bilhetes comprados na simpática bilheteira de Montignac, e mais desinteressante o centro museológico e com animais do THOT.
Montignac- edificio do turismo

8)     As paisagens do Vale da Dordogne junto ao Rio, em especial em GAGEAC e BENAC, e as pedras e altares de vitrais que falam....

 

9)     BISCAROSSE, ao norte do Lago Leon, pela sua praia, pelo seu parque gratuito de autocaravanas no meio do pinhal e em VILLE, pelo seu supermercado Leclerc com área para pernoita e serviços gratuitos de autocaravanas entre as 22h e as 9.30h
Lago Leon

10)   BIARRITZ-ANGLET, pelas praias de água quente e beleza paisagística, pelas facilidades de estacionamento de Milady (mas esgotadas) e dos Corsaires entre a Côte d´Amour e La Barre, na margem esquerda do Rio Adour
Praia bem vigiada
 

Há ainda a recensear os second best…

1)     O IVA a 7% nas refeições em França, e a 19,5% nos combustíveis em vez dos 23% lusos, e a variedade da oferta nos mercados de rua e brocantes.
Brocante em Saumur

2)     A excelente autopista espanhola gratuita entre Vitoria e San Sebastian…e entre a fronteira portuguesa e Burgos.

3)     As apenas 9.30h de distância entre Alenquer e Biarritz, incluindo paragens para almoçar, abastecer de combustível, consultar sanitários, e comprar jornais ou beber café e passear as pernas…

4)     A oferta variada, e preços de mercearias nos supermercados, e nas feiras locais.
estacionamento e pernoita no Leclerc de Biscarosse

5)      O clima, o céu durante o dia, solar e azul, e à noite lunar e estrelado.
Por do Sol em La Barre

6)     O Plano de água na Ilha de Saumur e o banho de água morna.
O lago para desporto nautico na Ilha de Saumur

7)     As villages de charme de SARLAT, LOCHES, MONTIGNAC, CHINON, LA CHATRE, AUBUSSON, ST EMILION...
Castelo de Chinon

8)     A monumental herança humana patente em Les EYSIS e la ROQUE ST. CHRISTOPHE (desde o neolítico e cro-magnons aos trogloditas medievos e épocas mais recentes)
 

São Luis, Rei de França
 
Quanto a contratempos ou reparos, registam-se os seguintes:

1)     O péssimo e escandaloso mau serviço da OPTIMUS/KANGURU que não assegurou o roaming da net apesar de debitar o seu custo e das inúmeras reclamações feitas para um atendimento sempre incompleto, incompetente e ineficaz.

2)     A avaria no suporte da antena de televisão digital, que quebrou.

3)     A avaria na torneira do lava-louças

4)     O esgotamento de todos os espetáculos noturnos do PUY du FOU

5)     A multa a 1h da manha por estacionamento e pernoita livre em La Barre
 

6)     O preço do gasóleo em Portugal

7)     Os bouchons antes de Bordéus e à volta de Cap Breton dia 17 de Agosto.
 
St. Emilion

8)     A ocupação massiva por gens de voyage (tziganos) do parque de AC de ORCINES

 
Em Resumo:

9 noites, e dez dias de viagem dos quais 2 noites em camping (AZAY e BERGERAC), e o resto em parques de autocaravanas (5) ou em estacionamentos (parkings) BIscarosse e La Barre. Consumos na semovente de gasóleo em função da velocidade, e das RPM, entre um mínimo de 9,8L/100 (media aos 1000Km andados) e um máximo de…upa, upa….13L ao ritmo de 130km/H e mais, em autoestrada.
 
 
semovente no camping de Bergerac

Seleção de fotos a propósito, incluídas para ilustração do texto.

1 comentário:

Paulo Leal (pajofile) disse...

Obrigado pela partilha desta experiência. Nem tudo pode ser perfeito, caso contrário nada haveria para dizer no final dos passeios.