segunda-feira, maio 17, 2010

ANTI AUTOCARAVANISMO ITINERANTE na RUA....ou em ESTACIONAMENTOS PUBLICOS

Espectáculo da liberdade do autocampismo selvagem
mau exemplo, que prejudica o autocaravanismo responsável,
ou, quando o abuso induz a proibições e discriminações ad hoc 
na falta de sentido cívico, e de responsabilidade politica legislativa atempada!
(foto em Portugal de AC estrangeiras) 

Crédito da Foto a MANUEL VITORINO,  NO FORUM CAMPING CAR PORTUGAL
Comportamentos assim, como na foto, só em parques de campismo ou em parques para autocaravanas ao abrigo da portaria 1320/08. Fora destas circunstâncias, trata-se de um acampamento ilegal, infracção à lei punível pela polícia, sob orientaçao do Governo Civil, caso não haja polícia municipal dependente do presidente da CM da localidade.

Mas, para que haja uma alternativa aos autocaravanistas, que resulte da administração do Estado da satisfação das necessidades e dos direitos de todos os automobilistas condutores de autocaravanas, de estacionamento, a pernoita e acesso a serviços de saneamento adequados e em segurança, é necessário legislação adequada, e inclusive sinalização que favoreça  a acessibilidade a essas infraestruturas. Só quem é adepto de quanto pior, melhor, quem privilegia  comportamentos não sociais, é que poderá criticar em nome de falsos direitos, inexistentes de contrapartida de deveres sociais, uma liberdade ilimitada, egoista, e que abafa e suprime os direitos colectivos, tipicos de uma vida em Sociedade.

A este propósito veja-se o grito de alma do companheiro Lucas da Silva no forum do CPA em:
http://cpa-autocaravanas.com/forum/index.php?topic=1830.msg12392#msg12392

Há quem entenda que a liberdade se conquista. Decerto que sim, mas acima de tudo interessa não a perder através de comportamentos irresponsáveis e anti sociais, e  acima de tudo, impõe-se promover a compatibilizaçao entre as diversas liberdades e os direitos plurais dos membros de uma comunidade civilizada.  Quando o egoismo de uns não respeita cívicamente os dos demais, criam-se condições objectivas para que a lei venha por reacção, ultrapassar as legitimas expectativas daqueles que por comportamento pró activo e percursor, ensaiaram a adopção de normas juridicas adequadas.

A participação politica e cívica na melhoria do ordenamento juridico de um Estado de Direito, é um direito e dever de qualquer cidadão consciente e responsável !!!

Para os mais jovens que quase sempre viveram em liberdade depois do 25 de Abril, ou para os que são da geração dos anos 60, e se lembram de Maio de 1968, em Paris, só resta um caminho : o do comportamento civico e responsável, constituinte do interesse colectivo possível. Tudo o mais, libertino, libertário e iconoclasta, só revela a incapacidade de viver em sociedade, e resvala para o caminho da marginalidade e auto-exclusão social. Opção suicidária, que não é dos autocaravanistas maioritários.

Problema (para os autocaravanistas conscientes) é que em 2009 se perdeu a oportunidade de a Assembleia da República ter adoptado um Projecto de Lei sobre Autocaravanismo, que o Governo ainda não tenha dedicado a este tema atenção que merece, que a legislação sobre sinalização ainda esteja atrasada, de modo a criar condições adequadas ao estacionamento de autocaravanas (leiam: proporcionais ao seu gabarito, e necessidades de raios de viragem) e que não pretendam estacionar nem em parques de campismo, nem nos parques de autocravanas previstos na portaria 1320/08. O que de modo nenhum serve de justificação à incivilidade de alguns, como os franceses retratados na foto do início deste post.

3 comentários:

Bárbara - Sol e Lua disse...

Bom dia,
Completamente inexperiente nestas questões de campismo cheguei a este blog!
Estava a pensar ir um fim de semana acampar com o meu marido e 2 filhos, de 4 anos e de 1 ano e meio.

Gostava de saber se me ajuda e me diz alguns campismos bons, com boas condições, quentes isto é, para irmos agora em noites mais quentes e simpáticos, com natureza ou praia para os miudos se divertirem.

Gostavamos de ir com tenda por isso aguardo a sua opinião, obrigada Bárbara

Anónimo disse...

De sublinhar que a imagem aqui apresentada se reporta a duas autocaravanas com matrícula estrangeira.

Manuel Soares disse...

Lamentavél é que tenho chamado (françêses) atênção de quem não façam no meu pais, aquilo que eles não gostam, nem faço no deles.
Ainda me respondem, a poliçia passou e nada disse...
É pêna.
M. Soares