RAID Alenquer-Paris-Berlim-Alenquer
em autocaravana
Desta vez o desafio era longo e intensivo. Duas reuniões profissionais, uma em Paris a 14 de Março, 6F, e logo a seguir, outra reunião também profissional, mas de assunto completamente diferente em Berlim, a começar as 14h de domingo dia 16, e a continuar na manha seguinte de 17 de Março, com a indicação de coincidência de greve dos transportes públicos naquela cidade alemã.
As datas eram compatíveis com uma hipótese de deslocação em autocaravana. Claro que o valor dos bilhetes de avião são inferiores aos custo de deslocação em viatura, mas sempre representam uma comparticipação nos custos gerais, e assim, colocada a possibilidade à consorte e co-piloto, obtido o ok. indispensável, só restava preparar a viagem. A situação de semi reforma tem destes bónus!
Claro que uma viagem destas, cerca de 6000Km não é novidade. Veja-se a do ano passado em situação muito similar, para participar em duas reuniões relativamente próximas em Copenhagen e em Bruxelas...e relatada aqui na Newsletter.
em autocaravana
Desta vez o desafio era longo e intensivo. Duas reuniões profissionais, uma em Paris a 14 de Março, 6F, e logo a seguir, outra reunião também profissional, mas de assunto completamente diferente em Berlim, a começar as 14h de domingo dia 16, e a continuar na manha seguinte de 17 de Março, com a indicação de coincidência de greve dos transportes públicos naquela cidade alemã.
As datas eram compatíveis com uma hipótese de deslocação em autocaravana. Claro que o valor dos bilhetes de avião são inferiores aos custo de deslocação em viatura, mas sempre representam uma comparticipação nos custos gerais, e assim, colocada a possibilidade à consorte e co-piloto, obtido o ok. indispensável, só restava preparar a viagem. A situação de semi reforma tem destes bónus!
Claro que uma viagem destas, cerca de 6000Km não é novidade. Veja-se a do ano passado em situação muito similar, para participar em duas reuniões relativamente próximas em Copenhagen e em Bruxelas...e relatada aqui na Newsletter.
Desta vez o road test permitiu confirmar o excelente motor da Renault Master de 3000Cc de cilindrada, e a correcção do comportamento da autocaravana, perfilada, de cerca de 7 metros, a Knaus UFB 7000, em comparação com a anterior Fiat Ducato 2,8 JTD:
- o motor é mais potente e elástico
- menos guloso (ate 120 KM/h e com menos de 2500RPM mal atinge os 10,5L/100km
- com melhores reprises
- mais suave
- menos ruidoso
- travões mais eficientes
- quanto ao habitáculo, mais cómodo,
- muito eficiente o aquecimento de ar ambiente da truma
- maior frigorifico, e de escolha automática de energia
- muitos arrumos e gavetas
- persianas de black out eficientes.
Quanto a viagem em si mesmo, durou 12 dias, 11 noites, custou uma media diária de 125€ (antes da viagem a previsão foi de 130 euros) sendo a grande factura, a do combustível, cerca de 800 euros. Quanto as dormidas há a registar:
2 noites em camping
1 noite em hotel
4 noites em AS de AC
2 noites em área de repouso de AE
1 noite em estacionamento de rua
1 noite em parque de estacionamento
Quanto a refeições anota-se
2 refeições oferecidas a convite de amigos
14 refeições na AC
8 refeições em restaurantes (minimo 13,80€ e máximo 57,50€)
Quanto às impressões de viagem e fotografias seguem-se de forma sucinta com algumas dicas... regista-seporém o mal que se guia em Portugal em auto-estrada, quase sempre na faixa do meio, dificultando ultrapassagens, etc...o oposto em França e na Alemanha...
quanto a preços de gasóleo, por ordem crescente...
1,114€ em Fuentes de Oñoro, Espanha
1,139€ em Oyerzun (San sebastien)
1,231€ em Chartes, França
1,249€ na GALP, Vilar Formoso
1,268€ na Bélgica
1,269€ na Zona de Colmar, França
1,329€ em freiburg, na Alemanha
1,359€ em Berlim
1,369 em Rothenburg, Alemanha
1º dia de viagem, 2F, 10 de Março
Entrada no acesso a auto-estrada em Alenquer pelas 11.30h sob chuva constante. As nuvens tinham aprisionado o sol, e apenas deixavam escorrer copiosas lágrimas do astro rei. Rumo pela A1 e depois pela gratuita A23 ate Vilar Formoso. Atestar deposito já em Espanha, claro. Jantar em Puebla, em Los Palacios, ja na autopista gratuita de Vitoria. Depois rota batida ate a AS da Praia de Milady em Ilbarritz. Tarde já começou o sono dos justos. Ao lado várias AC
2º dia de viagem, 3F, 11 de Março
Acordar pelas 7.30. Incidente da suposta perda de um cartão de crédito Visa. Claro e logo, participação telefónica, e só depois disso adiante no dia, aparece o dito dentro do passaporte. Continuou a marcha fustigada pela chuva, ao longo da rota Angoulême, Poitiers, Tours, paragem para dormir e jantar em restaurante Au Bon Coin, em Cloys s/Loir em AS, impecável por 37.80€, entradas, prato principal e sobremesa, com cervejas. Dormida sem companhia de outras AC.
Entrada no acesso a auto-estrada em Alenquer pelas 11.30h sob chuva constante. As nuvens tinham aprisionado o sol, e apenas deixavam escorrer copiosas lágrimas do astro rei. Rumo pela A1 e depois pela gratuita A23 ate Vilar Formoso. Atestar deposito já em Espanha, claro. Jantar em Puebla, em Los Palacios, ja na autopista gratuita de Vitoria. Depois rota batida ate a AS da Praia de Milady em Ilbarritz. Tarde já começou o sono dos justos. Ao lado várias AC
2º dia de viagem, 3F, 11 de Março
Acordar pelas 7.30. Incidente da suposta perda de um cartão de crédito Visa. Claro e logo, participação telefónica, e só depois disso adiante no dia, aparece o dito dentro do passaporte. Continuou a marcha fustigada pela chuva, ao longo da rota Angoulême, Poitiers, Tours, paragem para dormir e jantar em restaurante Au Bon Coin, em Cloys s/Loir em AS, impecável por 37.80€, entradas, prato principal e sobremesa, com cervejas. Dormida sem companhia de outras AC.
3º dia de viagem, 4f, 12 de Março
Marcha final para Paris pela rota do Trigo de Beauce. Passagem por Montigny, Chateaudun (com saída para percorrer as ruas e monumentos de interesse) compra de jornais e percepção dos temporais, imagine-se um barco de carga varado na praia de Sables d´Olone...Travessia de Chartres, mas sem lugar para estacionar junto à Catedral. Primeira experiência efectiva do uso do GPS (Nokia 6110) logo baptizado de Lady Nokia, um pouco pespineta porque insiste dogmaticamente em indicações que por vezes não correspondem já às realidades, por ex. novas rotundas...Porém diga-se, eficiente, e assim chegamos ao Camping do Bois de Bologne ainda antes de almoço.
A tarde foi para matar saudades de Paris dos grandes boulevards, a partir do autocarro 244 e do Metro a tomar na porta Maillot, cerveja na Brasserie Le Cardinal, passagem para algumas compras de Páscoa na secção Gourmet das Galerias Lafayette, e um jantarinho à maneira no Grand Café do Boulevard des Capucines, no 1º andar, com entrada, prato principal, cervejas, para dois 57€. Regresso a AC para dormir.
4º dia de viagem, 5F, 13 de Março
Dia cinzento, de manha a toilette da AC, e algum tempo para uma revisão da mesa redonda sobre autocaravanismo com Mr. Bogus, Herr Knauser e Lady Nokya, transcrita algures neste Blog. Almoço a convite dos velhos amigos António e Marie Anne, mais uma candidata a conselheira municipal nas eleições locais a socialista Laurence Giraud, do 7éme, zona do Marais, no Café Central. Depois o flanar pela rive gauche, Boulevard St Michel e St Germain, deslocação ao mítico Le Vieux Campeur, cheirar livrarias, visitar a igreja St Suplice, e fotografar o meridiano celebrizado pelo Código DaVinci. Entrar na Notre Dame, rever vitrais, bouquinistes, estações de Metro arte nova, e regressar ao Camping. Jantar na calma,na autocaravana e leituras.
5º dia de viagem, 6f, 14 de Março
Dia de reunião de trabalho, na zona dos Invalides, de manhã e de tarde. Intervalo para almoçar com a consorte no Café Transit, da Gare Air France, dos Invalides. Dia cinzento e fresco. Acabada a reunião pelas 17.15h, em meia hora estava no camping com a ligação ao Metro e autocarro muito eficientes. Aqui, tudo preparado para arrancar, e seguir viagem, pago o estacionamento do dia no camping, 10€, foi seguir as indicações não do GPS, mas da recepção, a caminho de Lille, a caminho da Bélgica. Tentativa frustrada de dormir em Charleroi, ambiente pouco acolhedor, e seguimos de rota batida para dormir numa área de repouso de auto estrada, zona de Heron.
6º dia de viagem, Sábado, 15 de Março
Acordar pacato, nuvens ainda no horizonte, em castelos cinzas, com lagos azuis pequenos. No esconde esconde, o Sol apareceu com frequência driblando farrapos. Atestar mais uma vez antes de entrar na Alemanha que tem o gasóleo mais caro da viagem, mais de 1,4, masque conseguimos evitar..... Seguiu-se Aachen, Hanover, almoço na cafeteria Backstube Sie Brecht, de um supermercado a preços baixos, e Potsdam. Aqui Lady Nokya mostrou do que era capaz: conduzir-nos através de intricados bairros residenciais ao lugar de uma suposta AS em Sternstrasse...que existe como travessa, mas não como AS. Ficamos nas voltas pela cidade, e pelos jardins de Sanssouci, e depois...nach Berlin, com outro brilharete de Lady Nokya a conduzir-nos exactamente ao local pretendido. Aqui dormimos no estacionamento dos arruamentos residenciais, e jantamos na AC porque os restaurantes da zona estavam cheios e eram top...
7º dia de viagem, Domingo, 16 de Março
Frio, nuvens, mas aceitável. Check in no Hotel, junção aos portugueses presentes para a reunião e de comboio urbano (estes não estavam de greve) rumo ao centro de Berlim e um tour de bus turístico, por 20€ a cabeça, permitiu durante quase duas horas ver a Berlim unificada, moderna e pujante. Almoço a despachar numa cafetaria, em conta, quatro pessoas, 30€.
A tarde reunião intensa. Para Jantar...a solução foi andar ao frio e entrar nos 100 Bier...excelente e não por ser uma refeição oferecida, (ficou em 12€ a cabeça) ou pela excelente companhia, mas pelo ambiente e pela qualidade da refeição, e da cerveja berliner.
8º dia de viagem. Segunda, 17 de Março
Excelente pequeno almoço no hotel, todo decorado com ovos de Páscoa. Partida para a reunião intensa, outravez, que acabou pelas 12h.30. Atestar a AC, média até então, desde a Bélgica, em 753Km foi de 10,4L/100Km. Rumo a Dresden com hesitações do GPS a perder-se longamente do satélite. Estacionamento por 2 € a hora em frente a monumental Dresden, a não peder em absoluto! e entre muitas outras autocaravanas, e debaixo de muito frio, em passo de corrida curto, a travessia da ponte e a ronda pelas igrejas e monumentos mais significativos. Quase todos destruídos a 80% com os bombardeamentos da II Guerra Mundial, hoje impecáveis. A Rota seguiu para Erfurt. Paragem para dormir numa AS cheia...tinha os 4 lugares gratuitos ocupados, mas parou-se num dos lugares pagos e livres, Jantar num italiano rocócó, mas com 20 euros o casal fez a festa! E com duas taças de espumoso de boas vindas! Onde? No Roma...
9º dia de viagem, 3F, 18 de Março
Acordar com frio e geada em volta. Geada não, neve! Logo depois do arranque as ruas estavam brancas e flocos de neve voavam contra o vidro. Bonito de se ver...Deixamos a norte de Erfurt a localidade de Sommerdá...está-se mesmo a ver porquê, e rumamos para Sul...
Objectivo Regensburg am Tauben.
Vale a pena...medieval, preservada e interessante (faz parte também da rota de Santiago de Compostela). Há estacionamento fora das muralhas, indicado para AC, hora e meia custa 3 euros...e chega para uma volta inspectiva. Entretanto sugere-se uma vista à maior loja de artigos de Natal permanentemente aberta...um espanto! Tudo fotografado, claro!
No café, para beber e para comprar pão, fez-se um telefonema para os amigos Bernd e mulher com quem também já tínhamos estado em Agosto passado, em Bona. Sim, estavam disponíveis em Ulm, só alguns 120km abaixo do local onde estávamos. Arrematado o almoço. Lá nos encontramos numa das cantinas bar da Universidade para matar saudades. Graças ao autocaravanismo a surpresa feita foi bem agradável, e lá lhes deixamos uma inevitável garrafa de vinho do Porto!
Continuamos, mais para Sul, sobre o Lago Constança, e depois em direcção à Floresta Negra, até Freiburg, já noite fechada. Opção de dormida foi Colmar...Lady Nokya confirmou a inexistência da AS da Rue de la Cavalerie, e à semelhança de Agosto de 2007, rumamos directos ao parking de la Vieille Ville, Place de la Montagne Verte, gratuito e mesmo em cima da zona piétonne e de restaurantes.
Jantarinho no Bar Schandi, duas tartes flambées, espécie de pizza de massa mais suave, e agradável com cervejas, tudo 22,10€!
Sono dos justos no estacionamento, onde eramos desta vez, ao contrario do verão de 2007, a única autocaravana, todavia...no stress, no fear!
10º dia de viagem, 4F , 19 de Março
Acordar sem problema, as torradas, o café com leite, e toca a andar ainda cedo. Sete horas, e a rolar. Céu solar, azul e iluminado, nem ponta de cinzas. Dia do Pai, por sinal. Rumo a Thann, onde existe o castelo do olho da bruxa...mas lá chegados com menos 3 graus...isto é temperatura mesmo negativa, a vista ficou pela igreja e pelos vitrais. Seguimos para Belfort, algumas mercas no Auchan e atestar o deposito a 1,269€...menos que na Alemanha, mas mais caro que em Espanha.
Depois ..Dole. Merece regressar e ver melhor, pois tem uma frente de rio muito bem arranjada e uma monumentalidade castrense sugestiva. Seguimos ao longo do rio Doubs sempre que possível, sempre em diagonal para Chalons s/Saone, Montluçon, Limoges e finalmente Perigueux, ja noite fechada. Claro que fomos direitos ao local da AS, no cais, e as 21h estacionados, foi buscar restaurante. Calhou a vez ao Les Coupoles, italiano...bom vinho em jarro, o demi litre do pichet maison a 6,50€, e os menus do perigord, e o italiano a 15€, com a festa a contento por 36,50€...incluindo entrada, prato principal e sobremesa...Dormimos junto a 5 autocaravanas espanholas, algumas holandesas, a maioria francesas, num total de 17 viaturas.
11 dia de viagem, 5F, 20 de Março
Acordar com placa de gelo no vidro frontal da AC, mas nem por isso muito frio....pequeno almoço, fotos matinais para o blog, e rumo pelas nacionais ate Bordeaux....desta vez circundada pela route du Lac, sempre com Sol...passagem em Biarritz mas só pela auto-estrada, e com engano na gare de pagamento, enfiados que estavamos atras de um camion de transportes intrrnacionais . Alguma confusão. Fica a dica, os cartoes visa electron não servem para pagar portagens de autoestrada, nem em França nem em Espanha!...foi a grande bagarre, sem poder recuar, lá se pagou em dinheiro com o funcionario a saltitar entre as cabines de portagem, para desfazer o erro involuntario.
Travessia da fronteira com longas filas de espanhois a entrarem para as férias da Pascoa em França...e segue-se o pleno de gasóleo em europestas, e o almoço na AC na area de serviço imediatamente a seguir a estação de serviço.
Depois foi a rota batida de km atras de km...com cruzamento com muita polícia...primeiro a auto pista gratuita para Vitoria, mas seguindo em direcção a Burgos ate Ameyugo....porque é gratuita, depois cerca de 60Km em estrada nacional, ate a entrada das novas variantes com quatro vias de Burgos....que ligam logo à autopista gratuita para Valladolid...Salamanca, e que so falta tarnsformar em 4 vias 25km antes de Portugal...e tudo gratuito...tudo eficiente.
12 dia de Viagem, 6F, 21 de Março
Sem historia, os KM ja pesam, o caminho faz-se de olhos fechados, e a cama de casa tem outra recepção para o corpo fatigado. Missão cumprida e comprida....
Qualquer dia há mais, quem sabe lá para Junho...neste misto de lazer e trabalho que o autocaravanismo permite, felizmente!...e trabalho também é escrever para esta Newsletter, acreditem.... que dá trabalho....
2 comentários:
A Lady Nokia, não está a merecer o ordenado... Então onde andam as coordenadas dessas paragens ( áreas de pernoita )? Parece-me que ela estava tão feliz por ter sido adoptada que se esqueceu dos trabalhos de casa.
Gostei muito. Uma grande aventura que casa trabalho com férias/lazer/amigos e a descoberta de novas paragens.
Fico à espera da próxima aventura.
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