viajaremliberdade@blogspot.com
a intenção dos responsaveis por esta nova via pedestre a meia encosta do Algarve poderem incluir no seu traçado alguns pontos de estacionamento e de serviço para autocaravanas ate ao limite de 40 lugares!
A Via Algarviana consiste numa ligação pedestre entre Alcoutim e o Cabo de S. Vicente, com uma extensão de 240km. Pena é que nos aspectos culturais não se valorize o caminho de peregrinação ancestral e solar, místico e mítico para o Cabo de São Vicente... Pena é que não se valorizem os aspectos desta busca de uam finsiterra, de natureza milenar, contemporanea do Caminho de Santiago de Compostela, mas nunca tão valorizado... ora vejam esta informação:
... Cabo de São Vicente, naturalmente. Com um local mítico e místico. Vindo à costa o corpo de São Vicente, junto a este Cabo com o seu nome, depois do seu martírio no século IV, ali permaneceu durante séculos, foi vigiado por corvos até empreender em 1173 a viagem definitiva para Lisboa.
«Promontorium sacrum» dos romanos, este topo era lugar apropriado par venerar as forças e os espíritos que se elevavam acima dos poderes e saberes humanos. Os fenícios aí o elegeram como seu santuário ao deus Melqart, e os gregos veneraram o seu deus Kronos. E os milénios assim sucederam, confluindo num farol dentro duma muralha ao longo da escarpa, uma fortaleza inexpugnável. Uma defesa sempre vitoriosa na Costa Vicentina transformada hodiernamente em reserva natural.
É um Ministro, João, que o escreve...
Sem comentários:
Enviar um comentário