sexta-feira, agosto 26, 2011

Manifesto contra os proprietários de autocaravanas que são anti-autocaravanismo de turismo tinerante

l'aire de camping-car de Saint-Pourçain-sur-Sioule.


No nosso mundo das autocaravanas ha quem seja fundamentalista a ponto de ser anti-autocaravanismo. Explicamo-nos claramente:
- Há quem entenda de forma definitiva e a prirori, que ha temas indiscutiveis e que sobre eles não se abre diálogo, nem se admitem trocas de impressões nem o debate intelectual e civico, com  elevação sobre certos dogmas, como por estes dez exemplos:

- Não deve haver legislação especifica para o autocaravanismo
- Não deve haver em Portugal a sinalizaçao europeia sobre autocaravanas
- Deve-se barrar excessos dos autocaravanistas com proibições gerais: limite de 2ton
- Não pode nunca um autocaravanista abrir o toldo, colocar cadeiras fora da AC, etc
- Uma autocaravana é um veiculo ligeiro e pode estacionar e pernoitar em todo lado
- As CM devem ser obrigadas a criar espaços próprios para as autocaravanas
- São prejudiciais aos autocaravanistas os parques de campismo e parques de AC

- O bom autocaravanista estaciona e pernoita sempre fora de parques de campismo.
- Nas vias públicas as autocaravanas não podem colocar calços nem abrir as janelas.
Estacionamento e pernoita das AC e acesso as estações de serviço gratuitos.


 Não valerá a pena aqui repetir argumentação que os nossos leitores ja conhecem, e que constam desta Newsletter Blog, e de intervenções que fomos publicando em foruns e grupos como é o caso do Grupo facebook da tertúlia 1 AC e 1 CAFÉ, e por isso divulgamos a fotografia supra da area gratuita e municipal de camping-car de Saint-Pourçain-sur-Sioule, em França.

Eesta foto permite assim recordar que em Portugal não é proibido usar calços nas autocaravanas estacionadas. Tal pode ser mesmo exigido pelas autoridades se tal contribuir para cumprimento de regras de segurança. Por outro lado, é inteiramente legitimo que as areas especiais para autocaravanas, sejam gratuitas ou pagas, ou que nem sequer existam. Caberá às autoridades locais autorizar, ou criá-las, ou não, em função dos orçamentos e motivações, e disciplinar o período de estadia -em regra até as 72h, podendo haver casos de menos tempo na época alta do turismo (para assegurar o rotativismo aos interessados), e mais tolerância na estação baixa.

Por outro lado, nada impede a abertura de janelas de correr, ou de guilhotina, nas autocaravanas. Mesmo as janelas de compasso são admissiveis estarem abertas em parkings reservados às autocaravanas, e desde que não ultrapassem o gabarito das autocaravanas, marcado no solo, ou que não excedam o perimetro demarcado pelo espelhos laterais. Quanto às cadeiras e mesas no exterior, elas são admissiveis nos parques ou areas de estacionamento especificos reservadas às autocaravanas nos termos atrás referidos. Também são admissiveis tal como é permitido aos veiculos ligeiros que não tenham a categoria M1, em locais do tipo parques de merendas ou similares zoans de lazer com eauipamento urbano de ar livre que permita tomar ou até refeições, como é o caso de churrascos ou barbecues públicos.

Nada disto que fica referido é autocampismo, nem acampamento ilegal, mas fora destas condições concordamos que tais comportamentos são abusivos e ilegais, salvaguardadas ainda duas excepções: tratar-se de um acampamento organizado e autorizado, ou estar a AC em terreno privado devidamente autorizada pelo seu proprietário.

Finalmente, é mesmo necessária e indispensavel introduzir em Portugal legislação adequada e sinalização idêntica à adoptada por vásrios Estados na União Europeia, para disciplinar este sector de turismo de automobilistas intinerantes em autocaravana, ou seja veiculos de classificação M1.
  
Não é para nós, politica e juridicamente admissivel o simplismo proibicionista de barrar  a todos, inclusive autocaravanistas, a entrada em parques públicos com barras de altura ou placas ad hoc, em função da limitação do peso, sem se oferecer em alternativa soluções adequadas. O Direito Constitucional da liberdade de circulação, inclui o de estacionamento, e o direito de fruição da propriedade privada, devem respeitar-se, e constituir a regra, e apenas podem ser fixadas normativamente as excepçoes limitativas de direitos se justificadas e fundamentadas.

Repete-se a proibição sistemática, excepto em Estado autoritario, deve ser a excepção e não a regra.

Os parques de campismo com condições adequadas às autocaravanas e os parques exclusivos para autocaravanas, sejam publicos ou municipais, ou de agentes privados, constituem uma oferta neste mercado de turismo, legal e legitima, e portanto qualificados para cobrar o preço que é livre, pelos serviços prestados, nunca tal podendo ser considerado prejudicial aos autocaravanistas em Portugal, em que a Constituição garante o exercício da iniciativa económica de forma plural...ou seja, "também" a de natureza privada....

Claro que são opiniões, o que aqui se deixa expresso, na certeza porém de representarem a sintonia com a opinião objectiva da esmagadora maioria dos autocaravanistas socialmente responsáveis, e civicamente cumpridores das regras fundamentais da vivência em sociedade.

Ou seja: basta um dia verterem-se na  Lei as regras de Bom Senso e Bom Gosto dos AC (de ouro, de respeito, da cartilha etc.)  que aliás, a larga maioria dos autocaravanistas observa, para quem chegar de novo a este hobby poder ter alguma orientação pedagógica e administrativa cofificada, que permita ser ainda melhor cumpridor dos deveres de cidadania

Assim, desejamos que a FCMP, a FPA e os clubes e moderadores de foruns, bem como o grupo facebook da tertúlia de autocaravanismo 1 AC e 1 CAFE, possam debater francamente este tema, e tentar consensualizar o que é pró- autocaravanismo, distinguindo-o do que é anti-autocaravanismo.Vai ser possivel decerto!


terça-feira, agosto 23, 2011

boas imagens visuais e escritas de autocaravanistas franceses, itinerante e em férias de turismo

Nota: Cherbourg  estacionamento gartuto perpendicular a linha do horizonte maritimo por 48/72h

Nota: Cancon, área dentro do perimetro urbano e proximo do comercio...gratuita 

Nota: Casal francês atravessa o Atlântico para o Canadá, aluga uma AC e percorre os parques naturais consumo 20L/100Km. 

sábado, agosto 20, 2011

Viajar na Autocaravana com animais de estimação? ou deixa-los em boas mãos?

(original do Myguide, portal de Turismo)

Muitos autocaravanistas viajam com os seus animais de estimação, especialmente cães que são também, alem da companhia um bom sistema de alarme. Porem em alguns casos tal não é possivel senão em toda a viagem, pelo menos em parte dela, quer pelas dimensões do animal, quer por motivo dos locais a visitar ou onde pernoitar. Ou seja pode-se ter que deixar o cão para trás...ou em partes da viagem ter de o confiar a terceiros. A newsletter dos autocaravanistas com o apoio da informação do portal de turismo MYGUIDE deixa-lhe umas dicas de como resolver esta situação, se ainda não sabe como...

Cada vez mais se criam campanhas contra o infeliz facto de as pessoas abandonarem os seus animais de estimação quando vão de férias. Em resposta a isso, vão aparecendo várias empresas que fornecem o serviço de tratar deles durante esse tempo. São eles canis e gatis, os hotéis para animais ou o conceito de pet sitting, uma espécie de babysitting para animais de estimação. O MYGUIDE fez uma selecção de algumas das empresas que em Portugal fornecem estes serviços. Com mais ou menos luxo, escolha onde deixar o seu animal de estimação.

Quinta de Quires
Vila Nova da Telha – Maia
Telefone: 912354221

Quinta do Mosteiro
Felgueiras
Telefone: 255 336 028

Holiday Pet – Hotel Canino e Felino
Condeixa-a-Nova, Coimbra
Telefone: 91 498 1920/96 441 5199


Monte dos Vendavais
Tires, São Domingos de Rana
Telefone: 21 444 08 53

Quinta Patinhas – Hotel para Cães
Cascais
Telefone: 21 486 17 92

Quinta da Ramalhoa
Terrugem - Sintra
Telefone: 933114656/966416971

Valverde Hotel para Animais
Bucelas – Loures
Telefone: 219 681 430/ 917 817 472 / 918 503 568

Quinta da Fonte
Grândola
Telefone: 269 441 333/ 934 423 726

Hotel Canino d’Além Machede
Évora
Telefone: 933122863

Happy Dog
Silves – Algarve
Telefone: 282 322 907/ 937 584 457

Dog Spa
Pechão – Olhão
Telefone: 289 70 54 71

Além de hotéis, existem outras opções pelas quais pode optar quando vai para fora, como o petsitting. Sem tirar o seu animal do conforto do lar onde está habituado a viver, contrata este serviço que se encarrega de o alimentar e passear todos os dias que estiver fora. Já há empresas que se dedicam a esse tipo de serviços. Ficam alguns exemplos:
Doggy-Sitter
Telefone: 966 645 463

PetSitting
Telefone: 96 464 76 33

Espaço animal
Telefone: 92 667 5317/91 548 9538

Fonte:
http://myguide.iol.pt/profiles/blogs/tendencias-animais-de-ferias?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=Newsletter+MyGuide?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=Newsletter+MyGuide



domingo, agosto 14, 2011

Cuidado...acidentes e incidentes de férias acontecem....solução? Redobrar cuidados condução defensiva

Casal Inglês em França (St Quentin) em fim de ferias depois de uma colisão
em que não lhe foi reconhecida a prioridade que lhe assistia num cruzamento

Colisão num tunel em França ....o camion depois de um travagem brusca mudou de faixa
e embateu num furgon que se deslocava na sua mão: dois feridos...

sexta-feira, agosto 12, 2011

Lisboa e arredores vista por um autocaravanista espanhol...com interesse positivo e criticas...


O original da descrição com bastante detalhes para quem pense vir até Lisboa, Cascais e Sintra em Autocaravana, está no Blogue  do Viajante sem pressas...cuja co-piloto ate desenha e pinta apontamentos de viagem bem interessantes...decerto que a leitura terá muito valor acrescentado mesmo para os portugueses que do Norte (ou do Sul) se abalancem a visitar a capital do nosso País.
ver tudo em... 2 partes:
http://elviajerosinprisa.blogspot.com/2010/06/lisboa-y-alrededores-semana-santa-2010.html
http://elviajerosinprisa.blogspot.com/2010/06/dos.html

quinta-feira, agosto 04, 2011

Está pendente na Procuradoria Geral da República a apreciação do pedido de extinção judicial da Federação Portuguesa de Autocaravanismo


Segundo fonte fidedigna da Newsletter, ja foi recebida na Procuradoria Geral da Republica, em Agosto, um requerimento de cinco páginas da FCMP- Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal em que se sustenta a ilegalidade da recente criação da FPA- Federação Portuguesa de Autocaravanismo.

A FCMP cita a seu favor o enquadramento juridico do Decreto:lei nº 248-B/2008, do Decreto-Lei nº 144/93 e ainda, da Lei nº5/2007, basicamente porque considera que parcialmente a FPA abrange a actividade de campismo, e que esta constitui um exclusivo face a lei portuguesa da FCMP.

A FCMP alega que a actividade de campsimo abrange o uso de autocaravanas, eque por isso a tutela federativa apenas pode competir a uam Federção,no caso a FCMP visto existir desde 1945 e ser dotada de utilidade pública.

Deste modo a FCMP requereu à PGR que através do Ministério Público seja promovida a extinção judicial da FPA.

Nota da redacção: Considera-se de interesse objectivo para os autocaravanistas a divulgação desta notícia, e por isso os eus desenvolvimentos, nomeadamente a tomada de posição que a FPA venha a tomar, não deixarão ser aqui publicadas.