quinta-feira, abril 24, 2008

NOVA AS para autocaravanas, pela CM de Portimão com o apoio do CCP

para ver:
Maqueta em
http://www.cm-portimao.pt/NR/rdonlyres/7A2843EC-510D-4851-A1F3-82CD051479C1/0/Maqueta_CMPDEUCONPROFUTPARFIG.pdf
(foto das ruinas romanas da Quinta da Abicada, em Figueira)

Nota municipal:
Câmara Municipal de Portimão - NOT_20080421_CMPDEUCONPROFUTPARFIG
CMP DEU A CONHECER PROJECTO DO FUTURO PARQUE DA FIGUEIRA 2008-04-21 A apresentação deste espaço de lazer com características únicas no Município aconteceu por ocasião da visita do Presidente da Câmara .

O local fica em Figueira, na area da Junta de Freguesia da MEXILHOEIRA GRANDE, Terra de cariz rural, com casario de cor branca, trilhado por ruelas, a Mexilhoeira Grande tem no artesanato tradicional, na agricultura, e no património arqueológico as suas principais riquezas. Área (Km2): 104. Localidades: Mexilhoeira Grande, Montes de Cima, Moinho da Tocha, Sra. do Verde, Pereira, Alcalar, Várzea do Farelo, Arão, Figueira, Quinta da Rocha

Especialmente vocacionado para o contacto com a natureza, a recreação, a animação cultural e o desporto, o Parque da Figueira ficará implantado numa área de cerca de 4 hectares e estará dotado de valências como uma estação de serviço de autocaravanas, uma ciclovia, um parque de merendas, um parque infantil e uma zona radical, entre outras, assumindo um papel pedagógico na informação e sensibilização da população acerca dos aspectos ecológicos.
Durante os próximos 3 meses vai ser lançado o concurso público, com valor base estimado em 700 mil euros, esperando-se o início da construção no decorrer de 2009.


A quinta da Abicada, em Figueira, constitui um forte motivo de interesse cultural, pela excelência das ruinas romanas a descoberto e protegidas.

Tipologia
Arquitectura civil romana. Villa romana cuja principal actividade económica parece ter sido o fabrico de conservas de peixe ou de garum, como apontam a existência de inúmeras cetárias; os produtos seriam depois escoados pela Ria de Alvor, outrora navegável.

Características Particulares
Os inúmeros mosaicos polícromos e a preto e branco, de padrão geométrico.

Bibliografia
João Baptista da Silva LOPES, Corografia (...) do reino do Algarve, Lisboa, 1841; SANTOS, Maria Luísa Estácio da Veiga Afonso dos, Arqueologia Romana do Algarve, Lisboa, 1972; José Luís de MATOS, Relatório do Departamento de Arqueologia do IPPC, Fev., 1981; GOMES, Mário Varela e GOMES, Rosa Varela, Levantamento Arqueológico - Bibliográfico do Algarve, Faro, 1988; BLÁSQUEZ, José M., Mosaicos de Boca do Rio y Abicada (Lusitania), Ann Arbour, 1994; SOARES, Isabel, Concelho de Portimão - levantamento do Património móvel e imóvel de interesse relevante para o estudo da história local, 2001.
Mais informação em:

Sem comentários: