segunda-feira, maio 05, 2008

Noticias do CPA Clube Portugues de Autocaravanas






O 36º Encontro do Clube
Português
de Autocaravanas




(fonte portal do CPA em

e jornal Linhas de Elvas de 2 de maio de 2008

O Clube,
(CPA) passou pelo concelho de Elvas no sábado, dia 26 de Abril. Parte da comitiva parou, nessa tarde, na Terrugem e o total dos participantes pernoitou, depois, em Vila Fernando. Na freguesia
mais pequena do concelho de Elvas os autocaravanistas usufruíram de um serão com feira de velharias, colóquio e actividade cultural, proporcionada pela Junta de Freguesia. Na manhã eguinte, aquele órgão autárquico ofereceu o pequeno-almoço aos elementos da caravana e lembranças da localidade.

O périplo dos cerca de 250 participantes, distribuídos em 100 autocaravanas, decorreu entre 24 e 27 de Abril e percorreu localidades como Alandroal, Redondo, Vila Viçosa, Juromenha, Vila
Fernando, Santo Aleixo e Borba. O evento terminou com os convivas de mãos dadas, como sempre, a entoar a “Canção da Despedida”.

Perto de 50 veículos de origem francesa, de um clube gaulês com o qual o CPA se relaciona, estiveram com a comitiva no Alandroal, entre os dias 24 e 25. Os franceses regressaram ao seu país nessa altura, após ter realizado uma volta a Portugal durante vários dias.

“Queremos mostrar estas terras com interesse onde as pessoas são muito carinhosas e os sítios são muito bonitos. Passamos assim os nossos fins-de-semana, a conviver”, revelou Rui Figueiredo, presidente do Clube Português de Autocaravanas.

O CPA organiza quatro iniciativas de passeios deste género por ano, nas quais junta sócios do clube, oriundos do País inteiro. A associação proporciona ainda uma ida ao estrangeiro, este ano programada para a Suiça, em Junho. A presidente da Junta de Freguesia de Vila Fernando,
Depois de um ano de interregno, a freguesia de Vila Boim voltou a acolher a Festa do Ganhão, cuja nona edição se realizou entre 25 de Abril e 1 de Maio, no Pavilhão Multiusos. Uma vez mais, o artesanato, as tasquinhas, as actividades lúdicas e a animação cultural estiveram em destaque nos sete dias de certame, o qual culminou com o tradicional desfile rural.


De acordo com Maria Rosa Luz, mais conhecida por D. Biló, o evento teve como objectivo “homenagear o Ganhão” e, tal como há dois anos, decorreu no Pavilhão Multiusos, embora sem a tenda junto ao equipamento. “Como essas estruturas são um bocado caras e os apoios são poucos, decidimos fazer tudo aqui dentro, pelo que não puderam vir tantos artesãos”, explicou.
Do programa, a nossa interlocutora destacou o desfile rural “com carros alegóricos alusivos ao ganhão”, o qual percorreu as principais ruas de Vila Boim no Dia do Trabalhador. “Foi o mais bonito de tudo, já que recordou os tempos antigos”, disse. Maria Rosa Luz referiu ainda que a Festa do Ganhão não se realizou no ano passado porque “não havia dinheiro”.

Para que tal não volte a acontecer, e a fim de permitir que a Câmara Municipal de Elvas disponibilize mais apoios, está-se a proceder à constituição da Associação do Ganhão, entidade sem fins lucrativos. Maria Teresa Galego, disse ter acolhido a comitiva “com muita alegria e muito boa vontade”. “Vila Fernando é a freguesia mais pequena do concelho e muito envelhecida.






Eventos desta natureza, ou outros que por aqui passem, representam uma noite e um resto de dia em que a população anda mais agitada. As pessoas que por aqui passam falam de Vila Fernando e as que cá moram ficam conhecedoras de um evento que nunca teriam visto”.

Sem comentários: