segunda-feira, julho 13, 2009

Férias do Verão de 2009 em AC: 2ª Etape Biarritz- St Pée de Nivelle


2ªnoite St Pée de Nivelle

Acordados pelo remanso sol de céu azúleo. Eram para aí umas 7.30h já da hora local, ou seja 6.30h de Portugal…A adaptação ao “road lag” estava feita.

Depois do pequeno-almoço (que às vezes me trás a memória o mata bicho de velhos tempos) uma vista de olhos pelas notícias de televisão (que se capta melhor em espanhol) em que estavam na ordem do dia as Honduras, a gripe A1 e a morte de Michael Jackson.

Decisão de cockpit…seguir para comprar o almoço de moules (mexilhões) no Leclerc da zona dos Cinco Cantões, em Anglet e depois ala à praia dos Corsários na margem esquerda do Adour, a sul de Bayonne. Felizmente lá encontrei na livraria o livro das 1000 villages de França…um excelente fonte de informação editada pela Flammarion.

A praia estava excepcional. Maré vaza, ondas suaves de pequena rebentação, pouca gente, areal limpo, e foi aproveitar o resto da manhã com a AC bem estacionada, e gratuitamente, no parque reservado a Autocaravanas, dos Corsários (a tarifa de 8€ por 24h passaria aqui, também a ser cobrada a partir de 1 de Julho). Aliás ainda não havia vigilância das praias pois a época não começara ainda…

Então ao almoço foi mesmo... de moules e frites (estas, compradas no bar da praia) com o molho especial de natas, feito pela consorte (e eu com sorte!) mais uma garrafa de Riesling, cerveja sem álcool, baguette, queijo camembert, e uma “siesta” reparadora.

Depois, mais céu azulíssimo, nuvens ausentes, sol acalorado e por isso mais banho na praia, mais mergulhos, mais braçadas, mais passeata a pé ao longo da praia, com pouca gente ( as aulas só acabariam no final dessa semana).




Eram entretanto, 18h, e tomados os últimos banhos, de mar e de chuveiro da praia, a decisão acertada na hora foi…seguir para Ainhoa, no Pais basco (não vale a pena repetir o desvio feito para Sare, que julgámos decepcionante, até porque não fomos às grutas). Anihoa tem razões que justifiquem o desvio, uma Igreja estranha, com uma torre sineira com dupla escadaria, casas típicas bascas de portas semi-abertas, para a rua, mas lojas já fechadas às 19h. Há estacionamento e gratuito para AC, mas é proibido entre as 24h e as 8h…

“No problem”…..consultado pela qualificada consorte, co-piloto, gps, e ainda técnica documentalista, a biblioteca existente a bordo, a escolha seguinte recaiu em St Pée de Nivelle, área de autocaravanas junto a um lago. Excelente escolha!



Trata-se de uma represa ampla, classificada como "base de loisirs", com praia de areia, gaivotas e canoas de aluguer, parque infantil etc. Paisagem bem qualificada. Ambiente de eleição.

O parque das autocaravanas, vedado, custou-nos 4€, e ficamos estacionados com vista para o lago desimpedida, para jantar mais uma vez “in house” porque os 4 restaurantes deste local estavam todos fechados…mesmo em véspera de abertura da “saison”. Depois da janta, excelente passeata a pé, pelo perímetro do lago num fim de tarde calmo, sereno de temperatura, mas a subir, ao mesmo tempo que se acumulavam nuvens e até começar a chuvinhar.
Eram os “orages” do sudoeste a mostrarem-se, mas sem preocupações. A noite, de janelas abertas, decorreu em paz.

1 comentário:

João Morgado disse...

Belos locais, para não falar na almoçarada.
Um abraço