domingo, julho 12, 2009

Alenquer-Alaejos- Biarritz - Primeira etape de viagem Verão 2009 em AC.



1ª noite (Biarritz)


Do Alenquer Camping o wake up foi pelas 7h e deu-se saída no cockpit da semovente às 7.40, já o pequeno-almoço tomado e depois de uma noite com chuva.


Deixamos para trás o nosso vizinho da City Van quase estreada nessa ocasião, em silêncio. Depois foi rolar e rolar e rolar, sem pressas mas a um ritmo seguro e rápido, quantas vezes com o ponteiro a transbordar do limite imaginário dos 120Km/H.


As paragens foram mínimas….pouco depois da fronteira para atestar de gasóleo, depois para almoçar na AC numa sombra de caminho, antes de Tordesilhas, depois novamente na fronteira para França, para atestar novamente e fazer a média…cerca de 12L/100.








Chegamos a meta, área de serviço de Milady, em Biarritz, pelas 18.00h portuguesas…cerca de 10.50h de viagem sem problema e sem história.


Felizmente havia vários lugares vagos, afinal estamos a 28 de Junho…nada de congestionamentos ainda, e nem sequer estava ainda em vigor o pagamento, agendado para o princípio da época 1 de Julho. Estacionamos neste parque de autocaravanas fronteiro à praia…a tempo e horas de ir ao banho, com as águas tradicionalmente quentes pela corrente do golfo, que por ali passa, e que as ondas parecem até melhorar.


Excelente fim de tarde, e depois do banho de agua doce nos chuveiros da praia a segunda refeição do dia, na autocaravana previamente cozinhada. A seguir um passeio a pé pelos arredores com luminosidade até cerca das 22h, e uma temperatura amena.


Seguiu-se ainda a troca de impressões sobre o planeamento da viagem com a consorte, sentados na mesa da semovente. As ideias trazidas de Lisboa no seguimento de semanas e semanas de árduo trabalho, eram escassas mas firmes: despender cerca de uma semana de férias principalmente pelo sudoeste e França, em relax, ver locais que por lá já tínhamos andado em viagens anteriores (até do tempo do caravanismo) e visitar coisas novas.


Na realidade já estamos nos 32 anos consecutivos de férias em que pelo menos uma semana, ou dez dias, são passados em França! Assim foi restabelecido o plano geral…Sudoeste, País Basco, Médoc, travessia de barco para Royan, Ilha de Ré, Dordogne e Perigord, e saída de França pelo caminho de Santiago. Estabelecido o consenso, cama e o sono dos justos.


Antes, foi o anotar dos apontamentos de viagem no Moleskine de capa de oleado preto, e as despesas do dia. Estas foram elevadas, mas diluíveis nos dias seguintes…por exemplo, as portagens de auto-estrada, e o pleno de gasóleo feito na fronteira espanhol iria durar por mais de 1000Km, já que o depósito tem 100L e a média em passeio calmo só chega aos 9L/100K.


Ficam as fotos para mais tarde recordar e entretanto, partilhar com os conhecidos amigos e os amigos desconhecidos leitores deste Blog. Para além claro dos raiders de maus fígados e anónimos, do tipo dos que escrevem mensagens nas portas dos sanitários públicos…embora esta Newsletter esteja de portas entre abertas. ..a quem vem por bem, e de boa vontade...

1 comentário:

Anónimo disse...

Prezado Carvalho

Sou brasileiro, tenho 65 anos, sou Oficial da Marinha Brasileira e ja estou na reserva.
Eu, minha esposa e um casal de amigos estamos planejando uma viagem para o ano que vem. Em principio ela se daria em Setembro de 2010.
Temos intenção de alugar uma autocaravan em Lisboa, viajarmos pelo sul da Espanha, sul da frança ate a Italia ( Roma) e regressarmos por Lyon, Madri, Santiago de Compostela, Porto e finalmente Lisboa.
Temos 20 dias para fazer esta viagem.
Com a sua experiencia voce acha que sera possivel ?
Voce poderia nos ajudar no planejamento desta viagem ?

Antecipadamente muito obrigado

Francisco Jose Tavares de Carvalho
fjtc@dorman.com.br