terça-feira, junho 16, 2009

Noite 2 em autocaravana nos feriados de Junho de 2009: de Gaia a Lugo


(Estátua de homenagem ao foral romano de Lugo)

Percurso até a noite 2, em Lugo, 8 de Junho 09.

De manhã, acordar com melros e chuva em bátegas e vergastadas fortes. Parecia granizo. Mas antes mesmo da 9h estávamos perfilados a entrada do Parque Biológico de Gaia
Para não ser repetitivo ou omissivo de a algum aspecto relevante aqui fica o link para os mais interessados:
http://www.parquebiologico.pt/www/_pb_default0512.html


Apenas diremos que vale apena, que são 2,6Km de percurso pedestre entre arvoredo e fauna interessantes e que nos demoramos cerca de 2.30h a com calma percorrer tudo ou quase tudo que havia a ver.
Ficam as fotos.


De seguida retomamos a auto-estrada para sair para Ponte de Lima, a ideia era visitar a zona de protecção às lagoas desta zona, mas enganos de sinais, e de novos arruamentos impediram e desviaram a nossa atenção para o seguir viagem. Prometemos voltar, e para quem se interesse, aqui fica também o link adequado:
http://www.lagoas.cm-pontedelima.pt/


Era tempo de planear o almoço…e ficou para o Soajo, onde o Guia das Tascas apontava a Videira, do simpático Sr. Alexandre, com quadros de visitantes ilustres desde Jorge Sampaio a Amália Rodrigues, passando por António Guterres, Xanana Gusmão e Jorge Amado.




Tudo a condizer com o esperado. Decoração adequada, pessoal simpático, qualidade caseira superior, preço ajustado e por baixo. Comemos dois viajantes uma dose a dividir de vitela barrosã, o que com uma entrada, vinho verde do proprietário, sobremesa e cafés, ficou por 20,60€. Classificação 5 estrelas…e recomenda-se!


Saída do restaurante com chuva, para comprar pão local, e depois segui a ver os espigueiros…monumentais! Para depois em estradas do Gerês prosseguir em curva e contra curva até a barragem do Lindoso e passar para Espanha, não sem que por erro do GPS (um dos muitos desta viagem) termos quase ido a Paradela, povoação aninhada nas margens da barragem, mas sem estrada de saída.


Paisagens mesmo debaixo de chuva simplesmente espectaculares, inclusive com torrentes de montanha devido as chuvas a fazerem cascatas que quase pareciam fios de neve contra o verde das florestas.


Do lado de Espanha, paisagem menos agreste com vistas do plano de agua da barragem, mas menos interessante e que nos acompanhou ate Ourense, antiga capital celta e romana de minas de ouro… Objectivo? Ver as burgas, as tais fontes termais de agua quente, mas em dia de semana, com obras, em horário laboral, nada feito…nem um lugar para estacionar a semovente, e meia volta.


Fica o link para os interessados poderem pesquisar melhor do interesse e dos locais de aparcamento…
http://www.guiarte.com/orense/que-ver/as-burgas.html


Pragem seguinte em Monforte de Lemos, mas com chuva e obras, para alem da monumentalidade dos edifícios, nada de interessante e assim seguiu-se viagem para Lugo que a co-piloto seleccionara por t~es motivos: nunca tínhamos ido ao centro da cidade, havia local de estacionamento, pernoita e área dês serviços de autocaravanas, e esta ficava próximo de uma atracção maior, as muralhas romanas as mais bem conservadas da península ibérica.


Fácil chegar ao Local, por debaixo dos jardins Rosalia de Castro e estes por debaixo da curva de nível do casco urbano histórico, contido pelas muralhas urbanas.






Apenas a estranheza de estarmos sozinhos na nossa AC num enorme terreiro. Por telepatia percebi os receios da consorte, e assim logo que subíamos as escadarias em direcção às muralhas interpelei um simpático sénior, que depois disse ter 72 amos, e ser natural de Porto Marin, da rota da peregrinação de Santiago. Motivo adicional de empatia…


Logo ali ganhámos a promessa que o local era tranquilo e seguro! E mais ganhamos um guia que nos levou até às muralhas e nos indicou as escadas de subida e ainda, um cicerone que nos recomendou um excelente restaurante, fora de muralhas: a Pulperia Xugo. Preço de um jantar a preceito com polvo a la feria e os etc. foram quase os mesmos euros que no Soajo (21.60€). Mas muito melhor a refeição portuguesa, claro…


Vale muito a pena ver Lugo intra-muros, e passear, mesmo à chuva pelos 6 metros de largo das muralhas impressionantes. A noite entretanto caía lentamente e acabado a janta, mais o passeio esmoer, escadarias abaixo, até à autocaravana, agora já na companhia de um espanhol de Rioja numa capucine adequada à família que o acompanhava.


Dois dedos de conversa, sobre a Praia das Catedrais para confirmar o seu interesse, agendado para o dia seguinte, uma revisão televisiva do noticiário, e sem chuva, uma noite calma e tranquila.
Estava conquistado o direito à 2ª noite da viagem.
Veja nota anterior:
Ver nota do dia seguinte em:

Sem comentários: