sábado, março 28, 2009

Mais duas boas notícias do movimento autocaravanista ....em marcha!

O movimento dos autocaravanistas
prossegue na sua pluralidade saudável, e continua a evidenciar constantemente, a sua pujança, e a consolidação da sua identidade, através de crescentes números de pessoas de bem que dão a esta causa, o seu apoio desinteressado, altruísta e voluntário por uma nobre causa de turismo, lazer e cultura.

Com serenidade, traquilidade e preserverança.

Como é evidente, não são as instituições que representam os homens. São os Homens que representam outros homens, haja ou não instituições. Aqueles, os representantes, legitimados pela sua actividade de interesse e serviço público e prestação de contas, e pelo consenso de assim serem reconhecidos, seja por eleições, ou por outras formas socialmente aceites de designação, como são a cooptação e o consenso.

Quem de certeza não representa os Homens, nem tem qualquer representatividade para questionar, senão o próprio ego, são os miseráveis que desenvolvem comportamentos anti-sociais, e se excluem do convívio em sociedade, e que no seu bota-abaixo falam sozinhos como autistas, perante espelhos que lhe reproduzem os gestos inconsequentes.

O movimento autocaravanista tem vindo a conhecer cada vez mais evidências de tomada de consciência pelo autocaravanismo, não apenas sobre os veículos, a problemática das autocaravanas e os estacionamentos, nem sobre questiúnculas entre autocaravanistas provocadas por quem não cresceu até ser Homem. Assim, multiplicam-se construtivamente, os blogs, as iniciativas e as realizações quer por parte da sociedade civil, quer por parte das autoridades públicas.

O movimento dos autocaravanistas atingiu a sua maioridade, está pois em marcha: ordeira, consciente, cooperante e sistemática. Sem papas, sem papões, sem papás.

Dois exemplos recentes ficam aqui registados, entre muitos:
- o gesto eco-solidario de S. Pedro do Sul
- a reunião do MIDAP na CM de Palmela

Gesto Eco-solidário

Na 6ª feira, dia 27de Março, a partir das 14h30m –
Acolhimento no Largo da Feira que fica no fim da AV. Conselheiro José Vaz, S. Pedro do Sul. Coordenadas 40º 45’ 50’’ N 08º 03’ 51’’ W
Enquanto aguardamos a chegada de todos haverá animação musical e a Estação de Artes e Sabores encontrar-se-á aberta e à nossa disposição.
No Sábado, dia 28 Das 10 às 12h – Jogos tradicionais e para os amantes da caminhada, na companhia de guias, iremos descobrir recantos de S. Pedro incluindo alguns locais aconselhados para estacionamento e pernoita dentro da vila.
Das 12 às 14h 30 – Almoço livre
Às 15h – Partida de autocarro para as Termas Ás 15h 30 –

Inauguração da Estação de Serviço ao que se segue a visita guiada ao complexo termal Às 19h30 – Jantar no Hotel Rural "Sollar do Banho" situado à beira rio e tem como origem uma das primeiras casas a hospedar pessoas enquanto faziam os seus tratamentos termais.
Após o jantar segue-se um período de animação com música ao vivo Um autocarro estará ao nosso dispor para nos transportar de regresso à medida que o cansaço o for aconselhando.
Dia 29 Às 9h 30 – Partida para S. Macário. Plantação simbólica de árvores e visita às que desde 2006 aí temos vindo a plantar. Realização de fotos para mais tarde recordar.
Por volta do meio-dia - Almoço Convívio “Sopa de S. Macário” Para esta “sopa” solicitamos que cada participante traga da sua região cerca de 100gr de carne ou enchidos. Antes da partida de S. Pedro do Sul haverá uma equipa de cozinheiros que irão recolher as carnes e as levam para cima começando aí a sua tarefa de fazer a “sopa” para que esta esteja pronta assim que terminarmos a plantação. Esta “sopa” é sempre diferente, pois é feita a partir de quem participa e dos seus sabores de origem. Os talheres e as bebidas são as que cada um traz no seu “hotel”.
Nota: caso o tempo não permita a feitura da “sopa” no Monte de S. Macário, há lugar alternativo para onde nos deslocaremos após a plantação das árvores.
As inscrições continuam a ser feitas para turismo@cm-spsul.pt fornecendo: - Nome - Matrícula da AC - Número de pessoas Aqui convém descriminar se são: Crianças- 0 aos 5 anos Jovens- 5 aos 12 anos Adultos- a partir dos 12 anos Mais informações pelo telef.232728330


Reunião do MIDAP na CM de Palmela

No seguimento do interesse demonstrado pela Presidente da CM de Palmela, após um primeiro contacto, reuniu em 18 de Março uma representação do MIDAP com dois técnicos superiores dos serviços municipais de turismo, durante uma longa sessão de trabalho, muito produtiva para o movimento do autocaravanismo itinerante, e também para os interesses municipais em presença.

Em resultado desta reunião, os técnicos da CM vão reportar as suas propostas à Presidência da CM, designadamente quanto ao numero de lugares de estacionamento adequados ao gabarito das autocaravanas, mas de forma dispersa, e evitando-se concentrações numerosas. Igualmente vai ser equacionada a questão das estações de serviço para autocaravanas, e feito o levantamento das actuais estações de combustível do concelho, e de sanitários públicos susceptíveis de serem utilizados pelos autocaravanistas.

Os técnicos da CM estão cientes que a ausência do pictograma no código da estrada, identificando as autocaravanas, constitui uma dificuldade para a sua utilização como sinal de trânsito reservando legalmente os lugares a disponibilizar exclusivamente para autocaravanas, pois a simples sinalética informativa municipal, sempre possível, não tem valor legal para impedir que estes lugares sejam utilizados por outros veículos. Durante a reunião ficou claramente evidenciado o conhecimento dos técnicos municipais da diferença entre turismo tipo touring de autocaravana, ou autocaravanismo itinerante, e o uso de parques de campismo por autocaravanistas.

Assim, foi sem qualquer dificuldade definido o interesse dos estacionamentos e estações de serviço para autocaravanas, sublinhando-se nada a terem a ver com a legislação de campismo, nomeadamente com a portaria que criou recentemente os parques para campismo com autocaravanas, como aliás é entendimento já unânime entre toda a opinião pública esclarecida.

O MIDAP prossegue assim de forma pro-activa, serena e tranquilamente, a sua missão altruísta de interesse público que lhe é constantemente reconhecida como representativa dos autênticos interesses credíveis dos autocaravanistas, por quem de direito, e aos mais vários níveis.

Na realidade, tem sido a forma objectiva e transparente de actuação pública do MIDAP no seio do movimento dos autocaravanistas, que tem permitido, ainda antes da época alta deste ano e do período eleitoral que se avizinha, levar ao conhecimento das autoridades com capacidade de decisão, a informação fundamentada para que possam ser tomadas as medidas necessárias, e atempadamente.

Deste modo, o MIDAP sugere a todos os autocaravanistas de boa vontade e com elevados sentimentos cívicos e de responsabilidade social, que contribuam com as suas sugestões e apoio para o desenvolvimento das iniciativas de apoio ao autocaravanismo, que se revelem de interesse nacional, regional ou local, e que o MIDAP isoladamente -ou em cooperação com outras entidades deste sector dará o seguimento adequado com uma legitima firmeza de propósitos.

Sem comentários: