quinta-feira, março 26, 2009

Autocaravaneando na Primavera 2009 (VIII) de Paris a Biarritz-Anglet

De Paris a Biarritz- Anglet
Sábado dia 14 de Março

VIII dia da deslocação. Tempo de regresso. Primeiro acordar ás 6h, depois o despertar para levantar às 7,20h.Ainda luziam as iluminárias da cidade do lado de lá do Rio. Torradas de baguette, café da manhã, e saída do Camping. Devolução de chave, marcação de código na cancela automática e a caminho do periferique direcção sul. Pouco transito, manhã cinza. Caminho sem história, por estradas nacionais em direcção aos castelos do Loire.

Só parámos em Blois, a pretexto de uma feira e mercado de rua. O primeiro desta viagem que fazem parte do estilo de viagem desde sempre, tal como as moules (mexilhões). Duas ideias de gosto indissociável…e a terceira, a compra e degustação de artichaux (alcachofras) …e a quarta os queijos camembert, e a quinta os patés campagnards e… (fiquemos por aqui).

Paragem da AC no estacionamento possível, junto ao rio Loire, e á saída da cidade, e depois regresso às ruelas centrais do mercado pelo passeio à beira rio. Muita gente, luminosidade simpática, agradável a passeata. Visita a Catedral ST Nicolas, compra de alcachófras grandes e frescas a 1€ a unidade! E fotos.

Depois, rio Loire abaixo sempre pela rota ribeirinha atá Amboise, aqui passagem para a margem direita á procura de um restaurante que teimava em aparecer aberto ao domingo. Finalmente surge o Rustique, alguns Km a seguir a Amboise, para sul, fácil lançar a semovente para a berma, e acorrer ler o menu. 14€ por pessoa, completo. È já!

Imagine-se, a patrone explica-nos já sentados: entradas com 36 variedades em buffer à escolha, prato principal, sobremesa, e queijo com vinho e café à parte…Lá fizemos o sacrifício, mas não contei as variedades escolhidas que incluíram saladas diversas, enchidos diversos, cogumelos, espargos, ovo cozido, e mais acepipes pantagruélicos. Excelente, no final optei pelo queijo e deixei a sobremesa ile flotante, mas não dispensei o extra do café, ficando tudo com 6€ de vinho, por cerca de 35 euritos.

E seguimos viagem. Sempre para sul, com a luminosidade pré primaveril francesa. Sempre pelas nacionais, com curtas excepções de auto-estrada. Entrámos e saímos em Tours, sem parar. Depois em St André de Cubzac, antes de Bordéus paragem técnica num Intermarché, mais uns litros de gasóleo, os suficientes, para chegar dia seguinte até a fronteira e umas ultimas mercas de supermercado.

Cruzamos Bordéus com a noite a cair, e eram já 21h quando na saída 4 da auto-estrada já com bruma e neblina Atlântica entramos para Biarritz Milady, apara área de autocaravanas.

Mas Oh surpresa desagradável…tudo cheio como um ovo, nem um lugarinho, nem de esquina! Inacreditável, a um sábado a noite de Março! Já esfomeados, rumamos então para a alternativa, o Parque dos Corsários em Anglet, especial para autocaravana também…mas Oh surpresa ainda mais desagradável…tudo cheio com uma troupe imensa de gente de circo com atrelados e camiões…só não vimos feras.

Ultima tentativa e de vez: parar no parque seguinte para jantar o da Madrague proibido a autocaravanas. Fomos jantar ao Estanquet, ainda aberto, e com a televisão a dar um inexplicável jogo de râguebi. Pedido de moules esbraseadas. Conta em conta com cerveja 24 euros…

Pergunta sacramental no final.
-Se está cheio o parque dos Corsários podemos dormir aqui no camping-car!
- Mas claro, muitos nosso clientes fazem isso no inverno!
E fizemos o mesmo com mais outra autocaravana e dois campers furgões ditos auto vivendas. Porém houve demasiado movimento de carros durante a noite, por causas a investigar. Porem deu para dormir as ultimas horas em França!
Ver texto resumo e de início da viagem em: