domingo, março 22, 2009

Autocaravaneando até Paris pela Bretanha (V) Primavera 2009

De La Roche Bernard a Paimpol
3F dia 10 de Março

Nenhum movimento ao acordar no exterior, a não ser o tilintar dos cabos de aço das embarcações na marina adjacente pela suave brisa marítima. Nada de ruído ondulado da maré. Calma de uma estação turística em hibernação, a convidar a um pequeno-almoço de delongas, e alguma preguiça. Nuvens bretãs cinzentas, fresco matinal suave e passeio a pé pelos arredores para identificar os inexistentes 5 lugares do guia, para autocaravanas. Paciência.

Retomou-se a estrada sempre com chuva em crescendo vinda dos milhões de tonerres de Brest celebrizados pelo capitão Haddock…Viagem penosa portanto e sem graça. Dai o desvio para Quimper para visita e paragem para almoço, o mais em conta da viagem com as sarrasins, crepes de trigo escuro.

Não houve problema em estacionar quase no centro da Cidade…com parquímetro gratuito durante duas horas de almoço…e valeu a pena o tempo dispendido, estreitas ruelas medievais, o canal a atravessar a cidade velha, restaurantes acolhedores, catedral imponente, pessoas descontraídas e aparentemente imunes a crise, jovens a almoçar no mercado, e o sol a levantar-se do aleijão do mau tempo que se dissipava.



Recomenda-se pois Quimper!
Depois volta a estrada e rumo a Roscoff pela estrada turística de interior devidamente sinalizada passando por inúmeros calvários religiosos juntos ou afastados de igrejas. Foi de propósito que se evitou Brest para conhecer melhor o interior bretão, e ter mais tempo para depois percorrer a Corniche bretã. Foi boa a escolha, pois o tempo estava muito melhor acima do paralelo de Brest.

Visita dos viveiros de tanques com passerelles entre eles de marisco. Curiosidade local assinalada turisticamente. Com um excelente estacionamento para autocaravanas anexo, e mais indicações turísticas para estes veículos. Pois lá fizemos a nossa parte de fotos, mas nada de compras pois os preços em nada eram aliciantes: sapateiras, palourdes, vieiras…e pouco mais.



Seguiu-se depois abaixo para St. Paul de Leon (bonito, pela marginal ate Morlaix) e depois arriba, para Lannion, e aqui na perpendicular mais acima Trégastel, Ploumanach, Perros-Guirec, Tréguier e Paimpol, chegados com luz, e tempo, para bem ver o local de pernoita, (assinalado no centro) assentar, sair a pé, 10 minutos até a marina, beber um copo antes de jantar, flanar nas ruas, e depois jantar calmamente a usufruir todo o conforto da semovente.

Resta dizer que o jantar foi a preceito. Sala simpaticamente decorada de Les Alizes, pessoal simpático, cozinha razoável, preço ajustado, menos de 30€. Antes da deita mais um largo passeio a pé, com maré vazante, depois umas leituras de mail com a internet portátil funcionar, e uma noite sossegada na companhia de mais umas cinco autocaravanas.



Nota: As paisagens meio desabridas do norte são interessantes, há muito espaço para acolhimento de autocaravanas, e adequados. Uma boa escolha turística, pelo menos fora de época.

Ver texto resumo e de início da viagem em:

http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2009/03/vigaem-de-autocravana-ate-paris.html

Sem comentários: