quinta-feira, maio 06, 2010

PARABENS ACP......1ª Reunião do ONGA, 107 anos, 240.000 sócios e novo web site para autocaravanistas


O ONGA, Observatorio Não Governamental para o Autocaravanismo, apresentado públicamente em Cascais, pelo ACP no I Seminario Nacional de Autocaravanismo  promovido pelo MIDAP, no final de Maio de 2009, dispõe ja de estatutos, e deliberou divulgar  publicamente o seu apoio a posição assumida pelo Automovel Clube de Portugal no processo de apreciação pública da revisão do Plano de Ordenamento do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina, nos eguintes termos:

O ACP como clube representante de cerca de 240.000 sócios automobilistas, entre os quais alguns autocaravanistas que as utilizam como veículos ligeiros de turismo itinerante, congratula-se com a decisão de ter sido colocado a discussão pública o documento em referência.



Assim, o ACP:


1) – considera positiva a nova atitude do legislador pelo termo das medidas discriminatórias e ilegais ao estacionamento de autocaravanas.
2) – formula a sugestão de criação de lugares de estacionamento especialmente adequados ao gabarito e dimensões de autocaravanas.
3) – Pronuncia-se pela criação sempre que possível, de estações de serviço com ligação a rede de esgotos e agua, para acesso de autocaravanas, distanciadas entre si em função de um espaçamento da ordem dos 30km. (como está permitido no artº 85 do projecto)
4) O ACP considera que se devem estabelecer parâmetros (proposta de 5% do estacionamento total, a considerar na quantidade e dimensionamento de lugares de estacionamento destinados a autocaravanas, em parques de estacionamento, ou de apoio, a infra-estruturas turísticas (praias, apoios de praia, instalações desportivas, etc.), limitando-se a sua utilização a um determinado período de tempo (proposta de 48 horas na estação alta – de Maio a Setembro, e de 72h na estação baixa);

Integram o ONGA:
Presidente: Carlos Barbosa (Presidente do ACP)
PRP- Prevenção Rodoviária Portuguesa,
MIDAP- Movimento Independente para Desenvolvimento do Autocaravanismo em Portugal,
CAB- Circulo de Autocaravanistas da Blogo-esfera,
Secretário geral- um sócio do ACP
apoio administrativo: secção de autocaravanismo do ACP
mail: observatorio@acp.pt
Próxima reunião do ONGA, 2 de Julho de 2010.

Na estratégia que tem envolvido vários autocaravanistas, em várias frentes de acção a favor do Desenvolvimento em Portugal, e da maior credibilidade e  visibilidade do Autocaravanismo, foi relevante o ACP- o maior clube de consumidores em Portugal, e provavelmente o de maior número de automobilistas, ter-se interessado pela temática do autocaravanismo. Em 2009 o ACP lançou inqueritos à sua massa associativa (hoje com cerca de 240.000 sócios) para caracaterizaçao deste sector, e participou nas reuniões do CAB (incluindo na sua fundação em Alenquer,  2008) do MIDAP, e no I Seminario Nacional, assumindo aqui a responsabilidade do lançamento do ONGA- Observatório Nacional, Não Governamental para o Autocaravanismo, ainda não passou um ano...e agora cumprida.

Foi por isso com gosto, e com, gratidão que  a Newsletter se associou aos festejos do 107º aniversário do ACP, ao lançamento no dia 21 de Abril do livro de ATALHOS DE PORTUGAL, e que ainda esteve presente na asembleia-geral do ACP, através de um seu associado,  com propostas construtivas no dominio do autocaravanismo, aliás desde logo subscritas e apoidas pelo Presidente da Direccção.

O ACP é provavelmente, o maior clube português de , ou com, autocaravanistas, (que porém não chegam a 1% do número total dos seus sócios) . O lançamento do seu novo web site (http://www.acp.pt/) em que já existe dedicada ao autocaravanismo, uma plaforma web autónma e distinta, por exemplo do campismo, é a garantia da consagração de uma vontade e capacidade de interacção nestes dominios do turismo automobilista de autocaravana. Este facto permitiu agora a adesão de pleno do ACP ao CAB, Circulo dos Autocaravanistas da Blogo-esfera:

O novo web site da nova seccção de autocaravanismo do ACP para o autocaravanismo, é uma página ainda em fase experimental, e por isso sujeito a sugestões de melhoria por parte de autocaravanistas, e que irão caucionar a sua represenatatividade única no meio português, condição para a sua operacionalidade, e possibilidade de afirmaçao do reforço de uma atitude autocaravanista responsável e credível, que interessa a todoo so autocaravanistas sérios.
Ora vejam o site, e os dois textos desde já disponiveis:
http://www.acp.pt/o-clube/turismo-e-lazer/autocaravanismo

Autocaravanismo
Conceito Autocaravanismo:

O autocaravanismo é uma modalidade que se tem desenvolvido na Europa. No início da década de 60 surgiu a adaptação artesanal de furgões – as “motorhome”. O melhor exemplo é o modelo Westfalia, da Volkswagen Kombi, que permitia viver e pernoitar no seu interior, pois possuía cozinha, frigorífico, camas e outras facilidades.


Na actualidade, o autocaravanismo é uma vertente de turismo itinerante em franco crescimento, quer pela evolução da qualidade dos veículos quer por parte do movimento dos autocaravanistas.


A autocaravana é um “pequeno apartamento com rodas e motor”, possuindo todos os serviços básicos, luz, água e gás, cozinha, casa de banho completa, sala de jantar e quartos com os respectivos armários.


A autocaravana é um meio de “turismo em liberdade”, sem horas, sem destino, ao encontro do inesperado, e desfrutando daquilo que cada um mais aprecia: a Natureza.

As regras de ouro do Auto Caravanismo



•Respeito pelas regras;
•Respeito pelo próximo;
•Respeito e defesa do meio ambiente.


Civismo

•Na estrada, facilitando os outros condutores;
•Estabelecer uma boa relação com as populações visitadas;
•Planear as paragens técnicas (despejos e abastecimentos) utilizando os locais correctos.


Partilha


•Viver os bons momentos com a família e os amigos;
•Desfrutar do que de bom existe em Portugal e noutros países;
•Recordar, porque o que de bom se vive perdura no tempo.

Estas regras contribuem para fazer do autocaravanismo um tipo de turismo itinerante reconhecido em toda a parte como vector de desenvolvimento do turismo em cada país, nomeadamente em Portugal.

Nota:
Desde o ano de 2008, que perante uma situação de desânimo e desarticulação do Movimento Autocaravanista, a Newsletter, com um grupo de interlocutores interessados na dignificação e desenvolvimento do autocaravanismo, desenvolveu uma exigente estratégia sistemática de relação com interlocutores a nivel de orgãos de soberania do Estado, até aos vários serviços da Administração Pública ao mais elevado nível, para além de Municípios, Empresas e associações privadas. Estes dedicados autocaravanistas individuais, representativos da boa vontade e de espírito são, não se reconheciam nos ataques anónimos ou similares, de natureza pessoal contra dirigentes do CPA, e de quem participava em foruns ou blogs públicos de divulgação do autocaravanismo.

Assim, contra o agressivo despeito,  inveja e acinte, de alguns, contra o desinteresse, ou pirraças e calúnias, de outros, e perante o empenho de poucos, mas capazes, determinados e combativos amigos, tomaram-se posições de estudo e de acção, sequentes à criação do MIDAP, e do CAB, e que culminaram no I Seminario Nacional de Autocaravanismo em Cascais (Maio de 2009), e na discussão Parlamentar do primeiro projecto de lei sobre autocaravanismo em Portugal. Atingiu-se então, um patamar muito alto de audição do Autocaravanismo, o que veio a proporcionar boas expectativas, e depois uma efectiva maior audiência junto dos orgãos de comunicação social, até decorrentes das propostas inovadoras avançadas, jurídicamente fundamentadas, correctamente apresentadas, e de forma crescente aceites pelas autoridades.

O único protagonista central e beneficiário tem sido o Movimento Autocaravanista!

Sem comentários: